Home / A artrite / Artrite reativa: causas, sintomas, tratamento e diagnóstico

Artrite reativa: causas, sintomas, tratamento e diagnóstico

Conteúdo do artigo:

A doença de artrite reativa é uma patologia alérgica, a natureza, que se desenvolve no contexto da patologia infecciosa. A doença mais comumente afeta homens jovens, levando-se sexualmente ativos, por isso, alguns especialistas acreditam que a razão para o desenvolvimento da doença – a resposta imunológica do organismo à infecção gonokokkom ou hlamidiyami (doenças sexualmente transmissíveis). Disseminação desses patógenos predominantemente sexual, portanto, o tratamento de artrite reativa começam com a obrigatória de um levantamento sobre a presença de infecções sexualmente transmissíveis.

Em especial ao grupo de risco são os jovens que sofreram monoartrit (a inflamação de uma articulação)

As razões do desenvolvimento da artrite reativa

Estabelecido que o início da doença artrite reativa tem relação não só com gonorréia e clamídia, mas com infecção intestinal enterobacteriaceae, iersiniej, shigelloj, mycoplasma e uma série de outras bactérias. Contudo, o que mais casos está relacionada exatamente com clamídia, que, além de lesões das articulações e do trato genital (da uretra em homens e de colo de útero nas mulheres) é capaz de provocar a inflamação do sistema respiratório, olhos (hlamidijnyj conjuntivite), intestino e pele.

Surpreendentes factor de dados tipos de infecções serve, não o próprio agente causal e produtos de sua vida, e circulam no sangue de complexos imunes (ligação de proteínas do organismo humano com pilha bacteriana) – ou seja, as verdadeiras causas de artrite reativa são imunes a infração.

Os sintomas característicos da

A doença de artrite reativa geralmente se desenvolve depois de um mês depois de migrado genito-urinário, intestinal ou de infecção respiratória. O quadro clínico principal sintoma de uma derrota de grandes articulações de membros inferiores, geralmente de um, pelo menos alguns. É o mais comum de joelho, golenostopnyj ou plusnefalangovyj articulação do dedo grande do pé. Outro local preferido de ataque é a coluna vertebral.

Juntamente com juntas muitas vezes são surpreendidos com a adjacente a ele os tendões dos músculos e cápsulas articulares. Em alguns casos, o processo pode ser envolvido e articulações adjacentes, especialmente aqueles que estão localizados perto ou têm em comum articulares bolsos*.

* Articulares bolsos – dobras de articular a cápsula, que contém uma sinovialnaya líquido.

Os sintomas de artrite reativa mesmos, como em outras formas da doença: dor durante os movimentos, vermelhidão, inchaço, congestionamento inflamatória de líquido na cavidade articular da e t. d. Inflamatórios fenômeno geralmente terminam com o completo restabelecimento e raramente passar por cima de forma crônica. Quaisquer alterações significativas estruturas articulares nesta forma de artrite não acontece.

Artrite reativa é muitas vezes acompanhada de lesões das mucosas e da pele. Na mucosa ocorre inflamação auto-imune sem marcantes dos sintomas. Mais comumente afetados olhos (conjuntivite), a uretra, as gengivas e a língua.

A pele pode aparecer keratodermiya – local espessamento da camada córnea, na forma indolores crescimentos, semelhante a uma verruga. Mais frequentemente do que keratodermiya ocorre nos pés e nas mãos. O processo pode envolver e unhas, que se tornam engrossado, amareladas e quebradiças.

Sintomas comuns da doença são caracterizados por um aumento dos diferentes grupos de gânglios linfáticos, mais frequentemente inguinais.

Em casos complexos a inflamação das articulações pode se juntar a derrota do coração, em suas características klapannogo aparelho.

Separadamente identificáveis uma forma especial de artrite reativa – síndrome de Reuters. Para ele, possui uma tríade de sintomas: artrite, conjuntivite e uretrite. Às vezes, ele se junta e keratodermiya – então, a doença é chamada tetradoj de Reuters. Com essa forma específica de patologia sintomas se manifestam depois de 2-4 semanas depois migrado para a infecção.

Diagnóstico

Artrite reativa é diagnosticado com base nas seguintes características:

  • início através de 0,5 a 1 mês, depois de sofrer de uma doença infecciosa genito-urinário, respiratório ou do sistema digestivo;
  • de preferência a derrota das articulações dos pés, pelo menos, de mãos;
  • a combinação de inflamação das articulações com lesões mucosas, principalmente olhos e órgãos urinários (acontece com síndrome Reuters);
  • se a doença for na forma de poliartrita – no processo envolvido assimétricas articulações.

Para esclarecer a natureza da doença podem ser realizados exames de sangue, sinovial (articular) de líquido, radiografia do esqueleto, pinceladas com mucosas e uma série de outras análises.

Especialmente útil é a detecção no sangue de anticorpos (proteínas especiais, cuja disponibilidade é detectada somente quando o corpo está presente chuzherodnyj agente) a hlamidiyam, gonokokkam, intestinal de uma vara, shigellam e outras possíveis vozbuditelyam.

A probabilidade de recorrência da doença é muito grande

E agora vamos explicar como tratar a artrite reativa corretamente.

Métodos de tratamento eficaz

Medicamentos

  1. Como o desenvolvimento de uma doença provocada por fatores infecciosos, para a cura é necessário a destruição completao patógeno através de agentes antibacterianos de fundos. Portanto, a primeira coisa que um paciente durante a terapia artrite reativa – é um curso de antibióticos. Contra hlamidijnoj infecção mais comumente prescrito para Doxiciclina curso de até três meses. Às vezes a duração da ingestão de um antibiótico pode ser menor, mas ela sempre deve ser determinado pelo seu médico com base em estudos de laboratório.

  2. Para a normalização da resposta imune do organismo aplicam imunomoduladores (corretores de imunidade) e immunosupressory (uma substância, um inibidor de excesso de resposta imune).

  3. Em casos graves, para reduzir o inflamatórios manifestações são atribuídos glukokortikoidnye hormônios – injecção para a introdução na cavidade articular.

  4. Um bom efeito não-esteróides anti-inflamatórios: Diclofenaco, Ibuprofeno, Nurofen e outros medicamentos deste grupo. Eles aliviar a inflamação e diminuir a dor.

  5. O objetivo obsheozdorovitelnyh métodos de tratamento – reforçar as defesas do organismo e estimulação de recuperação de processos.

Somente um médico pode tratar a artrite reativa corretamente. Mais frequentemente do que a terapia é realizada em ambulatório, às vezes, a repetição de câmbio. E só nos casos mais graves, como, por exemplo, quando um forte spondiloartrite ou a derrota das válvulas do coração, o paciente é hospitalizado no hospital. Após a alta, é recomendável observação prolongada, você revmatologa e periódicas de um levantamento sobre a presença no corpo de um potencial agente causador de uma inflamação.

A dieta

É importante seguir uma dieta. Na dieta do paciente deve incluir naturais de ômega-3 os ácidos gordos, que são ricos em peixes de água salgada e óleo de linhaça. A dieta não deve conter emocionante, excessivamente picantes e salgados. Visto que alguns vegetais da família solanaceae podem causar o agravamento da doença e o reforço de sintomas de artrite reativa. Portanto, comer batatas, os tomates, a berinjela e o pimentão deve ser com cautela. A alimentação deve ser equilibrada: quando a doença artrite reativa não mostra o baixo - ou comida lixo dieta.

O que você pode fazer em casa?

Porque artrite reativa flui de longa duração (especialmente a síndrome Reuters), em casa, você pode aliviar o estado do paciente durante a utilização de ferramentas da medicina popular.

Útil para lubrificar a articulação afetada é de pomadas e rastirkami sobre a base de plantas medicinais: comfrey, suco de rabanete e de rábano, começou o veneno, o mel. A pomada fabricam base natural derretida gordura animal ou óleo vegetal, para o qual se misturam num almofariz o atual componente. Precisas de proporções não, porque os recursos são aplicados externamente–, então o importante é a sensibilidade individual de cada paciente.