Home / A artrite / Metotrexato na artrite reumatóide: a eficiência,a instrução, o viajante

Metotrexato na artrite reumatóide: a eficiência,a instrução, o viajante

Conteúdo do artigo:

A artrite reumatóide (abreviado RA) – uma doença crônica em que se desenvolve auto-imune inflamação nos tecidos da articulação, levando à destruição da cartilagem e dos ossos.

Metotrexato na artrite reumatóide – um dos pré-requisitos de tratamento na maioria dos casos. É graças a sua aquisição pode não só aliviar o estado do paciente, reduzir as dores articulares e rigidez nos movimentos), mas também para suprimir a inflamação ativa de longo prazo.

Ao mesmo tempo, o metotrexato tem efeitos colaterais graves: causar perturbações no funcionamento do intestino, do fígado, do pâncreas, do sistema hematopoiético e não só. Felizmente, estes efeitos negativos da droga se desenvolvem, nem sempre. E tomando uma vitamina, como o ácido fólico, pode reduzir a probabilidade de seu desenvolvimento ao mínimo.

Hoje em dia, os cientistas ativos na busca de mais avançado medicamentos para o tratamento de artrite reumatóide e conseguiu alguns progressos no (por exemplo, criou os medicamentos, os chamados "agentes biológicos": infliximab, adalimumab, rituximab). No entanto, o metotrexato foi, é, e, provavelmente, ainda por muito tempo permanecerá "droga de escolha" para o tratamento da RA graças a sua alta eficiência e segurança quando tomado em doses recomendadas.

Diferentes formas de lançamento de metotrexato

O princípio de funcionamento de metotrexato

O metotrexato é um antagonista do ácido fólico. Agindo no organismo, o medicamento através de uma série de reações químicas aumenta a síntese de adenosina – substância que exerce uma forte influência sobre a fuga de doenças auto-imunes e de reações inflamatórias.

Ao tomar metotrexato ocorre programada a destruição dos de células, que provocam a inflamação nas articulações. Também o metotrexato inibe a síntese de substâncias que iniciam e mantêm uma reacção inflamatória. Simultaneamente com esta droga aumenta a formação de substâncias anti-inflamatório de ação.

Em conseqüência de todas essas mudanças é uma inflamação nas articulações reduzido, e, como resultado, diminuem ou não passa a dor e a rigidez, típicas da artrite reumatóide.

As vantagens e desvantagens de medicamentos

Metotrexato– eficaz, mas não é uma droga segura. Overdose de metotrexato e a sua aplicação inadequada podem levar a efeitos colaterais graves. Por esse motivo, o destino de metotrexato na artrite reumatóide lida apenas com um médico reumatologista. A competência essa pessoa está a seleção a dose mínima eficaz de medicamentos e combinações de metotrexato com outros pontos de base de medicamentos.

Na tabela abaixo todas as vantagens e desvantagens de metotrexato em doses aplicadas para a terapia da artrite reumatóide:

(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)

As vantagens de metotrexato Desvantagens do metotrexato

É a chave da droga no tratamento de RA

O efeito se desenvolve somente depois de 1-2 meses de contínua recepção de

Você pode aplicar indefinidamente longo prazo

O paciente deve fazer visitas a revmatologu pelo menos 1 vez a cada 3 meses, se aceita o methotrexate

Durante todo o período de recebimento, efetivamente, suprime a inflamação nas articulações

Não podemos jogar para receber a droga, mesmo se alcançada a remissão, caso contrário, ocorrerá um agravamento

Reduz os sintomas de RA

Podem desenvolver graves e até mesmo perigosos para a vida de efeitos secundários: diminuição do nível de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas do sangue, o desenvolvimento de tosse e falta de ar, a ocorrência de doença infecciosa grave, o aparecimento de feridas na boca, erupções na pele, distúrbios no fígado e intestino e dr.

Melhora a portabilidade físico do paciente

Apesar de poderoso efeito anti-inflamatório, destruição das articulações, mesmo em meio a ingestão do medicamento continua

Combina bem com outros medicamentos para o tratamento da RA

Muitas vezes, tem de cancelar o fármaco devido aos efeitos colaterais

Que antes do início do RA atribuído o methotrexate, maior a chance de que a doença vai vazar mais suave

É extremamente indesejável recepção durante a gravidez e amamentação

O metotrexato é recomendado a utilização do mesmo em casos em que há apenas a suspeita de artrite reumatóide, mas o diagnóstico exato RA não está instalado

Nem sempre é possível conseguir um bom efeito no fundo do medicamento,

O metotrexato tem baixo custo, permitindo que o medicamento está disponível literalmente cada paciente, o que ele precisa (um maço de comprimidos custa cerca de 250 rublos suficiente, em média, 2 meses de tratamento)

Como aplicar o metotrexato (instrução)

Tratamentoo methotrexate é de longa duração, de longa data, até mesmo a prisão. Só assim é possível contar com o fato de que a inflamação nas articulações será suprimido, e que tais manifestações exteriores da artrite, como dor, inchaço, vermelhidão nas articulações, mobilidade limitada eles serão superados.

O enganador é o bem-estar, que ocorre em meio a recepção deste medicamento: o suficiente para parar de tomar metotrexato para pequeno período, como o agravamento não vai demorar muito a chegar.

Em relação com as características da ação da droga, foram desenvolvidas as regras de admissão:

  • Geralmente usam o methotrexate na forma de comprimidos. Só às vezes, quando a baixa absorbability a ferramenta a partir do intestino, o médico atribui o methotrexate injecção.
  • No início do tratamento prescrito o mínimo possível de dose. Posteriormente, a dose suavemente a aumentar durante várias semanas ou meses até o ponto de equilíbrio entre pronunciada positivo o efeito da droga e seus efeitos colaterais (recomenda – se uma inflamação nas articulações é muito reduzida,e os efeitos colaterais não se desenvolvem).
  • A média de dose semanal de medicamentos, normalmente, é de 7,5 a 25 mg.
  • Mais frequentemente do metotrexato na artrite reumatóide aplicar 1 vez por semana, semanas a dose dividido em 3 doses, com um intervalo de 12 horas.
  • Depois de 24 horas depois de tomar metotrexato deve tomar o ácido fólico para reduzir o risco de desenvolvimento de seus efeitos colaterais.

Contra-indicações

O metotrexato é permitido a aplicação de longe. Médico-reumatologista sabe muito bem não só as provas,mas e contra-indicações para a atribuição de metotrexato.

Aqui estão apenas os mais comuns:

  • gravidez;
  • pesados de doenças transmissíveis;
  • uma pesada derrota de fígado, rim, pulmão;
  • o câncer e a radioterapia (para o tratamento de pacientes com câncer metotrexato também às vezes usado, mas em muito maiores dosagens);
  • o abuso de álcool (o álcool aumenta a toxicidade da droga, tornando-se perigoso para a vida).

Depoimentos de médicos e pacientes

Metotrexato na artrite reumatóide, muitas vezes, é administrado em combinação com outros medicamentos.

Durante os períodos de exacerbação da doença é possível obter uma redução rápida da dor e rigidez apenas aplicando o methotrexate com recursos de um grupo não-esteróides anti-inflamatórios (meloksikamom, celekoksibom) ou glukokortikoidami.

Muitos comentários positivos, você pode encontrar sobre sochetannom admissão de metotrexato com agentes biológicos (infliximabe, rituximab e dr.): essa combinação é um tratamento não apenas suprime a inflamação na articulação e sua manifestação externa (alívio da dor e rigidez), mas também impede a destruição das articulações.

Um pequeno vídeo sobre este medicamento (metotrexato também, aplicar-se pacientes de doenças):

Resumo

Hoje, methotrexate – um dos mais acessíveis e de baixo custo, seguro e eficaz de medicamentos para o tratamento da artrite reumatóide. É uma "droga de escolha" para a maioria dos pacientes.

Mas este medicamento tem uma série de efeitos colaterais e uma impressionante lista de contra-indicações, e a sua aplicação inadequada repleto de perigosas para a vida complicações.

Escolher o esquema de tratamento methotrexate deve apenas um reumatologista, e cada paciente recebe este medicamento, deve visitar o seu médico, pelo menos 1 vez a cada 3 meses.

Elena Zelver