Home / A artrite / Todos os sintomas da artrite reumatóide: articular a síndrome e apresentação geral

Todos os sintomas da artrite reumatóide: articular a síndrome e apresentação geral

A artrite reumatoide é uma doença sistêmica crônica, que afeta, principalmente, as superfícies articulares com o desenvolvimento de sintomas de inflamação das articulações (artrite) – vermelhidão, edema, dor e distúrbios da função. Mas assim como o processo do sistema, além de alterações nas articulações, sintomas da artrite reumatóide incluem também sinais de lesão de outros órgãos e sistemas: coração, vasos sanguíneos, rins, pulmões, pele e dr.

A artrite reumatóide é uma grave doença, sinais de ignorar o qual em nenhum caso pode ser: a derrota das articulações progride muito rapidamente, levando a uma perda irreversível da função. Sem o tratamento, cerca de metade dos pacientes com artrite reumatóide, já após 5 anos do início da doença tornam-se pessoas portadoras de deficiência. Também diminui a expectativa de vida (por exemplo, porque immunovospalitelnyj o processo é distribuído para o coração e outros órgãos, a ele se juntam a infecção e t. d.).

Oportuna e completa de tratamento embora e não é capaz de levar à total recuperação, mas pode, em grande medida, de retardar a progressão da doença, evitar a precoce de deficiência e aliviar os sintomas dolorosos.

As principais manifestações da artrite reumatóide (link abaixo é o conteúdo do artigo):

Articular a síndrome de

Para a artrite reumatóide, são típicas simétricas (t. e. simultaneamente com ambos os lados), alterações de pequenas articulações do pincel: pyastno-falangovyh, mezhfalangovyh, bem como pequenas articulações parar (plusnefalangovyh).

Com um tempo de mudanças e dolorosos sintomas aparecem e em outras articulações: luchezapyastnyh, tarsal, cotovelo, tornozelo, joelho, correias, atm nizhnechelustnyh, quadril, região cervical departamento da coluna vertebral.

Em casos raros, a doença começa com a inflamação de um grande articulação (joelho, cotovelo ou dr.).

Sinais de lesões nas articulações:

  • dor;
  • a rigidez matinal;
  • inchaço;
  • vermelhidão ao redor da articulação;
  • perturbação da função;
  • a atrofia muscular;
  • articulares de um desvio, de deformação e ankilozy.

Os sintomas de lesão superfícies articulares estão crescendo gradualmente. Na fase inicial de sinais de inflamação podem ser inconstante, é mesmo possível chamar a remissão espontânea (quando sozinho – sem tratamento – articular a síndrome passa), mas depois de algumas semanas ou meses de dor novamente voltam e começam a se intensificar, e violação da função aumenta.

A dor, articulares deformação, desvio e ankilozy causam significativas comprometimento da função mãos e pernas, reduzindo a qualidade de vida do paciente e de sua capacidade de auto-atendimento. Os doentes não podem executar as ações usuais: abotoar botões e zíper na roupa, levantar e segurar o chá, um copo e a colher, abrir a porta a chave.

A derrota das articulações dos membros inferiores (quadril, joelho, tornozelo) tende a limitar o movimento do primeiro ocorrer dor durante o esforço físico e a andar, em seguida, tem a opção de simplesmente ficar de pé e basear-se em pé, o doente torna-se difícil caminhar sem mais depender de uma bengala e muletas.

Dor nas articulações

Dor nas articulações incomoda na fase inicial da doença apenas quando movimentos: quando um típico localização com a derrota de pequenas articulações pincel dolorosas tornam-se tentativa de dobrar-arrumar os dedos e relacionados com este movimento, a retenção da pena quando a carta, zastegivanie botões e outro trabalho com os dedos).

À medida que a doença evolui, a dor se torna crônica, a preocupação de pacientes já em repouso, t. ch. à noite.

A rigidez matinal

A rigidez matinal é limitado, a impossibilidade de realizar o movimento na íntegra pela manhã, depois de acordar. A rigidez matinal é um importante diagnóstico de um sinal de artrite reumatóide, se ela persistir por horas ou mais.

O inchaço e a vermelhidão

Sintomas como inchaço e vermelhidão ao redor da articulação, ocorrem ao mesmo tempo ou depois de algum tempo, depois do ponto inicial da dor da síndrome. Primeiro, existe apenas uma pequena intermitente inchaço e leve vermelhidão, posteriormente, inchaço torna-se constante, densa, e a pele mais articulações – vermelha, istonchennaya, brilhante.

Perturbação da função

Perturbação da função na forma de uma limitação ou incapacidade para o trabalho das articulações desenvolve-se inicialmente como uma reação defensiva devido ao ponto inicial da dor da síndrome (o paciente consciente ou inconscientemente limita causem dor de movimento e de tal maneira como se poupa a articulação). Em estágios posteriores da artrite reumatóide limitação de movimento devido já a formação articulares deviacij e deformações.

A incapacidade de dobrar ou arrumar um membro (o polegar) na articulação do chamado kontrakturoj.

A atrofia muscular

A atrofia muscular – o afinamento e o enfraquecimento dos músculos ocorre devido parcial ou total de imobilidade extremidades (dedos) e a transferência do processo inflamatório no próximo tendões e músculos.

O desvio

O desvio – o desvio sochlenyaushihsya na articulação de ossos – desenvolve como resultado de um longo e irreversível, musculares kontraktur, a formação de subluxações. Possui ulnarnayao desvio de chamada "barbatana de morsa" – desvio de dedos knaruzhi, no lado ulnar do osso.

Ulnarnaya o desvio ou "fin de morsa"

Deformação

Deformação – expressa, uroduushee alterações formas de articulação primeiro devido a edema e, em seguida, devido a subluxações, de distribuição de um processo de doença na cartilagem articular e segmentos sochlenyaushihsya ossos. Em estágios posteriores ocorrem típicas da artrite reumatóide articulares de deformação:

  • "o cisne de pescoço" dedos – pererazgibanie primeiro (proximal, médio a pincel) mezhfalangovogo articulação e sgibatelnaya kontraktura segundo (sonda) mezhfalangovom articulação;
  • "paukoobraznaya" pincel – a incapacidade de colocar a palma da mão e tocar ela superfície lisa (mesa, por exemplo) devido a sgibatelnoj contraturas dedos das mãos e restrições de elevações em mezhfalangovyh articulações;
  • valgusnaya deformidade do dedo grande do pé – de- desvio-lo knaruzhi em plusnefalangovom articulação.

O sintoma "paukoobraznoj pincel" quando a doença

Ankiloz

Ankiloz – completa imobilidade de uma articulação, devido à destruição da cartilagem e de formação entre sochlenyaushimisya superfícies dos ossos fibrótica e ósseas srashenij.

Sistema manifestações

Os sintomas da artrite reumatóide não estão limitados a apenas uma derrota nas articulações. Já após o início da doença ocorrem sintomas comuns:

  • perdendo até a exaustão (astenicheskij síndrome);
  • a febre, o máximo expressa à tarde e à noite;
  • aumento da fadiga;
  • geral de mal-estar, fraqueza.

Com o passar do tempo em immunovospalitelnyj o processo de envolvimento de outros órgãos e tecidos:

  1. Músculo: se desenvolvem dores nos músculos (mialgias) e inflamação (miozity).

  2. Pele: torna-se fina e seca, ocorrem hemorragia subcutânea, ochazhki necrose na forma de manchas pretas sob as unhas.

    A pele das palmas das mãos e parar adquire cianótica sombra, torna-se fria ao toque. Caracterizada pelo aparecimento de revmatoidnyh nódulos – formações arredondadas, indolores e densa ao toque, que estão localizados abaixo da pele em razgibatelnoj superfície de perto de articulações dos dedos das mãos, cotovelos, antebraços.

  1. Os vasos são surpreendidos com a forma de vasculite reumatóide (inflamação da parede vascular) com o surgimento de múltiplos hipodérmica hemorragias, hemorrágica do rash (erupção cutânea vermelha escura, cor cereja). Pode haver nasal, trompas de sangramento. Quando a derrota dos vasos sanguíneos dos órgãos internos desenvolvem cardíaco (coração, pulmão, intestino), hepatites e t. d.

  2. Os gânglios linfáticos aumentam de tamanho tem de 40 a 60% dos pacientes. Eles são indolores, móveis, plotnoelasticheskoj consistência.

  3. Aumento do baço.

  4. Danos nos pulmões na forma de plevrita, pnevmonita, alveolita. Clinicamente se manifestam produtivo (com othozhdeniem escarro) tosse, sibilos durante o esforço físico.

  5. Muitas vezes se desenvolve insuficiência cardíaca.

  6. Os rins e o fígado são afetados como resultado da distribuição de immunovospalitelnogo processo, e devido a efeitos secundários utilizados no tratamento da artrite reumatóide remédios.

  7. As alterações no sistema digestivo, o que explica não é tanto a artrite, quanto indesejáveis efeitos usados para o tratamento de AINES (anti-inflamatórios não-esteróides). Muitas vezes os doentes apontam diminuição do apetite, periódica náuseas até vômitos, dor no estômago ou máquinas de dor abdominal. Relativamente raro, em caso de inobservância das recomendações de tratamento e de dosagens de medicamentos, podem ocorrer mais graves efeitos AINES: a erosão na mucosa do estômago e do duodeno, as úlceras e distúrbios gastro-intestinais do sangramento.

  8. A derrota do sistema nervoso periférico – em forma de polinejropatij, manifestam-se paresteziyami (zhzheniem, pokalyvaniem, onemeniem nos membros), a diminuição da doloroso e sensibilidade tátil.

Anemia – freqüente companheiro de artrite reumatóide. É caracterizada pela queda dos indicadores de sangue vermelho (número de glóbulos vermelhos, hemoglobina, de cor o registro e a dr.) e sideropenicheskim síndrome (sinais externos de falta de ferro), na forma ischerchennosti, sloistosti e a quebra das unhas, queda de cabelo, aparecimento de "zayed" em cantos da boca, descamação da pele.

Conclusão

Os sintomas da doença de artrite reumatóide são muito variadas. Nas fases iniciais a doença pode ser bastante lento, não causando especiais sofrimento do doente. No entanto, deve-se lembrar que a derrota articulações progride muito rapidamente, e com o passar do tempo o processo da doença pode se espalhar para outros órgãos. Por isso, é extremamente importante quando ocorre um dos primeiros sintomas da doença imediatamente consultar o seu médico – médico de família, revmatologu ou artrologu para a pesquisa e o destino adequado do tratamento.