Home / A artrose / A osteoartrite chelustnogo conjunta: causas, sintomas, tratamento (foto)

A osteoartrite chelustnogo conjunta: causas, sintomas, tratamento (foto)

Maxilo-facial, ou como definem os manuais de anatomia, atm nizhnechelustnoj articulação, é "dvuhetazhnym" a união, e é formado por elementos da mandíbula e o osso temporal. Camada entre o osso serve para articular a unidade, a fortaleza de associações fornecem ligamentos. O trabalho de articulação ajustável zhevatelnymi músculos – entre os mais treinado no corpo. A articulação da mandíbula pode realizar várias opções de movimentos: o de deslocar a mandíbula no sentido horizontal para direita-esquerda para frente e para trás e na vertical – para cima-para baixo. A osteoartrite chelustnogo articulação com perturbações de suas capacidades funcionais.

Clique nas imagens para ampliar

O que acontece com chelustnym articulação quando artroze?

Artrozy – grupo de doenças nas articulações, em que ocorre a destruição gradual da cartilagem articular. Na ausência de tratamento adequado para o processo patológico envolvido compõem a articulação do osso, svyazochnyj a unidade e o músculo. Portanto, a osteoartrite é capaz de causar graves complicações e incapacidade.

Patologia se desenvolve da seguinte forma: inicialmente, afina e, em seguida, lugares desaparece completamente cobre a cabeça da mandíbula cartilagem. O corpo tenta compensar a sua perda, mas como a cartilagem não é capaz de regenerirovatsya, ele é substituído por tecido ósseo, resultando em articulação muda a forma e não pode funcionar corretamente.

Quais os motivos que podem provocar a doença?

Fatores de risco para desenvolvimento da doença podem ser tanto locais de patologia, ocorrem no centro de uma articulação, e as causas relacionadas com o estado geral do organismo:

  • Idade acima de 50 anos, quando a reconstrução de uma banda de tecido ósseo caem.
  • Climatérico período em mulheres, durante o qual altera os hormônios, afetando a qualidade no metabolismo ósseo e cartilagem sistema.
  • Genética otyagoshennost: as pessoas, os parentes que sofreram com a artrozom da mandíbula, a probabilidade de desenvolver a doença é maior.
  • Perturbação do metabolismo, que podem causar má alimentação, a má meio ambiente, de endocrinologia e patologia t. d.
  • Longos processos inflamatórios geral e de caráter local, como, por exemplo, a artrite chelustnogo conjunta, o reumatismo.
  • As doenças infecciosas (SARS, gripe).
  • A lesão maxilar ou permanentes, uma grande carga sobre a articulação (por exemplo, o hábito de mastigar muito alimento sólido).
  • Má oclusão, a falta de dentes ou falha escolhidos implantes e coroas, levando a problemas de balanceamento de carga na maxila.

Os sintomas característicos da patologia

A osteoartrite chelustnogo conjunta de um longo tempo, pode desenvolver-se de forma imperceptível, seus sintomas aparecem gradualmente. Com o tempo, o doente percebe os seguintes sintomas que ocorrem sequencialmente:

  1. De manhã ele é difícil de mover a mandíbula e, em seguida, isso passa. No futuro, a rigidez é mantido durante todo o dia.

  2. Na articulação, às vezes ocorre uma pressão, e em que o estado pode "clicar".

  3. Perezhevyvanie de alimentos é acompanhada de dor e as sensações mais comumente unilateral, portanto, a pessoa tenta mastigar a comida de um lado.

  4. Torna-se visível a assimetria da face inferior da mandíbula se desloca para a direita ou para a esquerda, lábios zapadaut.

  5. Os músculos da mandíbula do lado da articulação afetada tensos, embora indolores.

  6. O paciente torna-se difícil ou impossível a abrir a boca.

  7. Quando a radiografia são detectadas as alterações típicas da artrose: reduzir a altura da cabeça conjunta, o seu achatamento e/ou modificar o formulário no kruchkovidnuu, ostrokonechnuu ou bulavovidnuu, o surgimento de ossadas razrastanij (osteofitov).

Métodos de tratamento

O tratamento da artrose de qualquer variedade é necessária uma abordagem holística. Integrado de tratamento da artrose da mandíbula inclui métodos terapêuticos (medicamentos, fizioprocedury), a dieta, a correção do estilo de vida (incluindo a eliminação de maus hábitos) e, se necessário, a aplicação ortopédica ou o tratamento cirúrgico.

Medicamentos

Dos medicamentos usam a pílula, géis, pomadas, possuindo, analgésico e anti-inflamatório ibuprofeno, cetoprofeno, paracetamol, ketorol. Para melhorar a condição dos tecidos de cartilagem, ligamentos e tendões, o médico pode prescrever hondroprotektory (glucosamina ou hondroitinsulfat).

Fisioterapia

O tratamento fisioterapêutico pode incluir um procedimento de ultra-som, laser, micro terapia, magnitoterapii, eletroforese. Eficazes esquenta médica fel, divorciado dimeksidom.

A dieta

A principal tarefa de correção de energia é reduzir a carga na articulação da mandíbula e a inclusão na dieta de alimentos que contêm hidratos de carbono, proteínas e vitaminas do grupo V. de Proteínas e carboidratos necessários para a construção de tecido de cartilagem e vitamina B12, que assegura o crescimento de tecido ósseo. Para reduzir a carga de propulsão a mandíbula deve ser na hora de se abster de alimento sólido, e limitar-nos cereais, sopas, sumos e leite.

Ortopediatratamento

Tratamento ortopédico chelustnogo da artrose é garantir que a carga uniforme em chelustnye articulações. Para a correção da forma dos dentes e aparelho nos dentes podem ser usados protetor bucal, placas palatinas, coroas, fecho e mostovidnye de próteses. Quando necessário, são instalados limitadores de abertura da boca e aparelhos concebidos para alterar o plano de aparelho nos dentes.

Intervenção cirúrgica

A osteoartrite maxilo facial conjunta na forma grave pode exigir cirurgia de remoção da vítima-articular do disco ou articular da cabeça da mandíbula (sem a sua substituição, ou com a substituição de transplantação). Para não ter que recorrer a despeito de o radical medidas, o tratamento da doença deve começar no início de seu estágio.

Cuide-se e seja saudável!