Home / A artrose / Osteoartrose da coluna vertebral (cervical e de outros departamentos): causas, sintomas, tratamento

Osteoartrose da coluna vertebral (cervical e de outros departamentos): causas, sintomas, tratamento

Conteúdo do artigo:

Patologia do sistema músculo-esquelético são alguns dos mais comuns hoje. A quantidade de acessos aos médicos a artrose vertebral do cargo ocupa uma posição de liderança, juntamente com doenças, como a osteocondrose e ciática. A doença pode ocorrer em diferentes idades, mas de pessoas de 70 anos depois, ela está presente em praticamente sempre.

Osteoartrose da coluna vertebral é a derrota da cartilagem superfícies mezhpozvonochnyh articulações com o gradual envolvimento no processo de corpos vertebrais, músculos e ligamentos, o que mais leva ao aparecimento de dor e restrição de mobilidade. Mais muitas vezes são corrompidos cervical e lombar departamentos. Causas, sintomas e tratamento da artrose de diferentes departamentos da coluna vertebral (cervical, torácica, lombar) são muito semelhantes, independentemente do processo de localização.

Causas da doença

Considerando que as alterações na cartilagem estruturas se desenvolvem gradualmente, e muitas vezes durante várias décadas, a artrose da coluna vertebral é considerada a idade de patologia. O desgaste da cartilagem de estruturas – o mais provável, mas não é a única causa desta doença.

Quais são os fatores que contribuem para o desenvolvimento da artrose vértebras?

  1. O aumento da carga na cervical e/ou lombar departamentos da coluna vertebral em relação com as características de trabalho (por exemplo, trabalho sedentário e com a cabeça abaixada ou freqüente levantamento de peso).

  2. Ortopédicos patologia (cifose, escoliose, lordose, pés chatos, luxações e podvyvihi da anca), em que a carga total em sua coluna vertebral é distribuída incorretamente.

  3. Anomalias congênitas das vértebras (por exemplo, srashenie duas primeiras vértebras entre si ou com a caixa).

  4. Processos inflamatórios no pozvonochnom cargo.

  5. Lesões, fraturas da coluna vertebral.

  6. Hérnia de disco intervertebral.

  7. Doenças endócrinas e alterações relacionadas com a idade (por exemplo, a diminuição da atividade dos hormônios sexuais).

  8. As taxas de doenças (gota).

  9. Infekcionno-doença alérgica (inflamação dos seios paranasais ou do ouvido médio, angina).

  10. Fatores do ambiente externo: hipotermia, especialmente quando combinada com alta umidade, má ambiental o ambiente, o consumo de água de má qualidade.

Também têm o valor de sua região de residência e o sexo de uma pessoa. Está provado que a 45 anos artrozu da coluna vertebral são mais vulneráveis os homens, o que está relacionado com a sua mais alta de atividade física devido à natureza do trabalho ou prática de esportes. Conforme se aproxima de 50 anos, o número de pessoas osteoartrite homens e mulheres é comparado, e, na idade de 55-65 anos entre os pacientes dominam as mulheres.

Sabe-se que em algumas regiões do globo, esta patologia ocorre com muito mais freqüência. Por exemplo, em países do Sul e América do Norte, África do Sul, na região do Cáucaso osteoartrite cervicais e lombares vértebras é registrado significativamente com mais freqüência em comparação com a Rússia e os países europeus.

Que mudanças ocorrem no pozvonkah na osteoartrite?

A base da doença se encontram alterações no hondrocitah – células que formam os tecidos cartilaginosos. Quando a doença na mezhpozvonochnyh sochleneniyah, bem como em mezhpozvonochnyh discos pode ocorrer reforçado a morte das células que produzem normal de colágeno. Os restantes hondrocity produzem atípico de colágeno, que não é capaz de executar a sua função principal – a retenção de água e de proteínas para manter a elasticidade, a firmeza e a depreciação da cartilagem. Resultado – violação a mobilidade da coluna vertebral e da dor.

Gradualmente, dentro das articulações começam a "crescer" osteofity – ósseas espinhos, que são altamente ferir as superfícies articulares.

Pouco tempo depois, são surpreendidos com a myagkotkannye estruturas (músculos, ligamentos), no qual se desenvolve a inflamação, diminuindo a sua vitalidade. Desenvolvem-se visíveis a olho nu, deformação da coluna vertebral e de uma forma em geral.

O termo "osteoartrose" existem sinônimos: degenerativnaya artropatia, osteoartrite (este termo enfatiza a presença local da inflamação na cartilagem, osso e músculo estruturas que cercam as vértebras). A derrota de osteoartrite da coluna cervical especialistas é muitas vezes chamado de "unkovertebralnym artrozom".

Na foto – raio x

Os principais sintomas

O primeiro sintoma, o qual afirma-se osteoartrose da coluna vertebral, são de dor. Eles têm a heterogeneidade e são causados por uma variedade de razões.

  • Mais comum de dor – mecânica. Ela ocorre após um dia de trabalho, durante o qual a coluna vertebral se mostrou um grande esforço físico. Normalmente, por noite, desconforto passa.
  • Outro tipo de dor – venoso, desenvolve-se, predominantemente, nas primeiras horas da noite de descanso. A dor é contundente do caráter contínuo, a sua causa – a estagnação do sangue venoso nos vasos sanguíneos que alimentam insetos articulações.
  • Iniciais de dor curta, que aparecem imediatamente após o sono e duram não mais do que 20 minutos. Passa sozinho após o início do treinamento de atividades motoras.
  • Quando progressãoa doença da dor adquirem carácter permanente, caso em que eles são causados por espasmo muscular e a violação de fibras nervosas.

Em meio a intensas dores de cabeça aparece limitação da mobilidade da coluna vertebral. Gradualmente adicionados e outros sintomas, indicando a progressão da doença: mudança de postura, o inchaço e a vedação na área de mortos das vértebras, redução da quantidade de movimentos no pescoço ou nas curvas do corpo.

Artrose da coluna cervical também se manifesta com dor unilateral, que pode chegar a até um ângulo de pá, de dar o peito ou no braço. Por isso, muitas vezes os pacientes chegam ao cardiologista com suspeita de doença coronária. Só radiografia permite detectar alterações na região cervical departamento específico para osteodistrofia vértebras.

Forçar a consultar o seu médico deve amassar no pescoço, que se formam quando as curvas e inclinações da cabeça, possivelmente visão turva, tonturas, zumbidos, aumento da pressão arterial.

Métodos de tratamento

Quanto mais cedo o doente vai buscar ajuda médica, o mais fácil de lhe ajudar. Se o paciente acessa o seu médico, durante a fase inicial da doença, quando ainda não expressas mudanças nem na cartilagem superfícies vértebras, nem em mezhpozvonochnyh discos – melhoria pode ocorrer já depois de algumas semanas do início do tratamento.

Há 4 métodos principais de tratamento:

  1. O tratamento medicamentoso visa eliminar a dor e a inflamação. Aplicam-se os analgésicos não-esteróides anti-inflamatórios, relaxantes musculares, drogas hormonais. Hondroprotektory – medicamentos de sulfato de condroitina e glucosamina – usam para estimular a recuperação de processos em cartilagem e mezhpozvonochnyh discos.

  2. Tratamento ortopédico vytyazheniem e dispositivos auxiliares (um exemplo de tais dispositivos elétricos de – colarinho da Trincheira) promove a descarga da coluna vertebral, travar a progressão da doença.

  3. Massagem e terapia manipulativa é necessário para a recuperação correta formas anatômicas da coluna vertebral, restaurar a circulação sanguínea, diminuir a dor, corrigir o espasmo muscular, melhoria da nutrição da cartilagem.

  4. Médica ginástica combinada com fisioterapia ajuda a eliminar a dor, a fortalecer os músculos do pescoço e toda a parte das costas, aumentar a mobilidade das articulações vertebrais.

No período de remissão são recomendados cursos iglorefleksoterapii, os coletores ou parafinolecheniya, girudoterapii. Sem exceção, todos os pacientes com artrozom da coluna vertebral deve desenvolver o hábito de dormir no moderadamente dura cama de baixo do travesseiro durante o dia para acompanhar a sua postura e, em geral, sempre de manter o tronco na posição correta. Muito útil natação na piscina (melhor de 2-3 vezes por semana).

Para resumir,

Apesar do fato de que a osteoartrose é considerado quase inevitável etários da doença, com ele você pode lutar com êxito. Para que o tratamento seja eficaz, para envolvê-los, deve o perito – médico-vertebrolog, que conhece todos os anatômicas e fisiológicas características da coluna vertebral. Auto-medicação categoricamente inaceitável, t. k. talvez uma deterioração significativa do estado, até a perda de sensibilidade de movimento e atividade de seções individuais do corpo.

Recomendamos: o tratamento da osteoartrite.