Home / A artrose / A alimentação quando artroze articulações (dieta): benéficos e prejudiciais produtos

A alimentação quando artroze articulações (dieta): benéficos e prejudiciais produtos

Sobre o fato de que a artrose) tornou-se um desastre para o século XXI, muitos já ouviram. Sites, fóruns, revistas sobre saúde – todos falam sobre como é ruim, e quanto é necessário envidar esforços para a recuperação. Muitas vezes neste fluxo de informação é perdida métodos realmente eficazes, que ajudam a lidar com a doença. Um deles é a alimentação quando artroze, sobre o qual pouco que ouvi, e menos ainda aqueles que possuem dados de recomendações. Na verdade, uma dieta especial reforça significativamente a ação corretiva de medicamentos e outros métodos de terapia.

Há a cura: como é possível conciliar?

Por que a dieta é tão eficaz quando artroze? Para entender isso, é necessário ir um pouco além na essência da patologia.

A artrose (osteoartrite) – a doença das articulações, na qual ocorre a destruição da cartilagem que cobre as superfícies articulares dos ossos. O resultado interrompeu a mobilidade da articulação, assim como os ossos começam, literalmente, "esfregar" uns aos outros.

A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo denso de elástico de educação, que não tem seus próprios nervos e vasos sanguíneos. Sua estrutura suporta através do líquido sinovial, que preenche a cavidade da articulação e desempenha o papel de lubrificação. Dentro dela substâncias penetram na substância da cartilagem e de garantir a sua elasticidade.

Ao reduzir a quantidade de líquido sinovial ou de deterioração da sua qualidade ocorre uma violação de alimentação de tecido de cartilagem. Sob a ação de cargas, quando o movimento de cartilagem constantemente usa, e se substâncias para a recuperação de sua estrutura, ele não recebe, isso pode causar a sua completa extinção. Neste caso, o movimento da articulação, torna-se impossível.

Sinovialnaya o líquido é composto por dois componentes:

  1. líquido, parecido com o plasma do sangue;

  2. seca do resíduo, que é composto de glikoproteiny de glucosamina e condroitina.

A glucosamina e a condroitina são as principais substâncias que mantêm a elasticidade da cartilagem. Se o seu conteúdo no líquido sinovial baixa, a cartilagem é restaurado de forma suficientemente rápida, o que pode levar à sua queda.

Conclusão: a alimentação quando artroze objetivo de melhorar a conteúdo de glucosamina no hondroitina no líquido sinovial e a produção de suficiente quantidade.

Contribuem para isso os alimentos, contêm:

  • pronto glikoproteiny;
  • as vitaminas e os minerais que melhoram a produção de líquido sinovial.

Produtos auxiliares

Dieta adequada ao artroze inclui muitas substâncias, levando a mesma ocupam um lugar de pronto glikoproteiny, contendo condroitina e glucosamina. Produtos líderes de seu conteúdo são geléia, aspic, geléia, óssea, caldos, um peixe vermelho (esturjão, o salmão, a truta, gorbusha). É importante não é tanto o número de sedaemogo para o dia, quanto a constância do uso. Afinal, a dieta não é um evento único, que dá o efeito apenas ao longo de seu cumprimento.

Qualquer reconstrução de processos no organismo, o que não é possível sem proteínas. Para o corpo vyrabatyval um número suficiente de suas próprias proteínas, você precisa de suficiente matricular-los com alimentos. Em sua origem as proteínas são divididas em animais (carne, peixe, aves) e vegetais (legumes). A dieta quando artroze articulações deve, necessariamente, incluir proteínas vegetais (menu do dia), porque eles são digeridos mais fácil de animais.

A cartilagem articular vai se recuperar mais rápido, se ele está forte e osso. A força de ossos dão sais de cálcio e de fósforo. O consumo diário de alimentos ricos esses minerais, fortalecer os ossos.

São ricos em cálcio:

  • produtos lácteos (especialmente queijos),
  • o feijão,
  • brócolis.

O fósforo contém:

  • queijos (hard e soft variedades),
  • o peixe,
  • frutos do mar.

Vitamina B2 (riboflavina) é necessária para o correto metabolismo, ajuda a digestão de proteínas, gorduras e carboidratos. A riboflavina está envolvido na formação especial de substâncias – ATP – que é a principal fonte de energia no corpo. Nele, transformam-se todas as substâncias alimentares após a digestão. O crescimento e a recuperação dos tecidos é impossível sem essa vitamina. Ele está contido na ordem de vigas de cedro nozes, ovos, amêndoas, cogumelos.

Para a produção de novas células o corpo necessita de vitaminas B5 e B9 (ácido fólico). Eles são ricos em verduras, nozes, ovos.

A vitamina c é necessária para a produção de colágeno – estruturais das fibras do tecido de cartilagem. Ele está contido no shipovnike, preto smorodine, oblepihe, doce pimenta, frutas cítricas.

A vitamina D está envolvida na assimilação do cálcio do osso de pano. Eles são ricos em fígado de peixe, gema de ovo, manteiga.

Os produtos não são recomendados durante artroze

Qualquer dieta sempre, não contém apenas a lista de produtos recomendados para o consumo, mas também uma lista do que comer proibido vale a pena ou restringir.

Esta regra, você deve considerar, de formação e de alimentação quando artroze. Em doenças das articulações, os médicos não recomendam:

  • Os alimentos ricos em fosfatos inorgânicos: refrigerante, sdobu assada no razryhlitelyah, a coalhada de queijo processado.
  • Picles e kopchenosti.
  • Chá forte,o café.
  • Alazão, espinafre, t. k. eles contêm uma grande quantidade de ácido oxálico, afetem adversamente a formação de líquido sinovial.

Conclusão

Completa a alimentação equilibrada é útil em qualquer doença. E existem produtos úteis é quando artroze. Incluindo-os no menu diário, deve-se lembrar que a dieta não será eficaz se a:

  • a dieta dura menos de 6 meses,
  • o paciente apresenta excesso de peso corporal,
  • o doente que a articulação não está em poupar de modo (com carga).

Boa sorte no tratamento, e que deus os abençoe!