Home / A artrose / A artrose da articulação do ombro: causas, sintomas, tratamento e ginástica (foto)

A artrose da articulação do ombro: causas, sintomas, tratamento e ginástica (foto)

Conteúdo do artigo:

A artrose da articulação do ombro – doença causada pela distroficheskimi alterações cartilaginosas e contígua de tecido ósseo. Esta patologia é propensa a doenças crônicas progressiruushemu jusante, em estágios posteriores, causando deformação e duradoura as funções de uma mão. A doença disseminada amplamente em todo o mundo, mas não impossível. Para curar esta doença tem longa, mas com a correta realização, pode-se confiar em um bom resultado.

Articulação do ombro – o mais ágil no corpo humano

A prevalência e as causas da artrose do ombro

Principalmente a artrose da articulação do ombro afeta pessoas de grupos etários mais velhos, a maioria homens. Entre os habitantes de países desenvolvidos em 55 anos de idade sofrem de cerca de 10% da população, e entre os de 65 anos de idade- já 70% . A deformação da articulação se desenvolve em 60% a 70% dos pacientes.

Os especialistas chamam de 3 principais causas da doença:

  1. O excesso, nesorazmernaya a carga sobre o ombro durante um longo período de tempo. Por exemplo, ela pode ser de pessoas que trabalham pesado o trabalho manual (shtukatury, construtores).

  2. Inato ou adquirido defeito estruturas articulares (cartilagem, ligamentos e pr.). Neste caso normal de carga em mãos é percebido pelo corpo como excessiva, ocorre o rápido desgaste da cartilagem.

  3. Perturbação do metabolismo, levando a deposição de cristais de sais na cavidade articular da ou violação de alimentação de tecido de cartilagem.

Desempenha um papel importante hereditariedade, como a artrose da articulação do ombro, geralmente, leva o caráter familiar. Se ficar doente, os pais – a probabilidade de desenvolvimento da patologia em crianças (cedo ou tarde) significativamente maior do que em famílias de pessoas saudáveis.

Também as causas da doença podem ser:

  • transferido de uma lesão permanente ou uma pequena travmatizaciya ao longo de meses e anos (por exemplo, devido à persistência de grandes esportes de cargas) – desenvolve-se o chamado pós-traumático artrose da articulação do ombro;
  • aguda e crônica a inflamação das articulações – artrite.

A artrozu ombro quase sempre se junta a osteoartrite subakromialnogo conjunta (conexão do úmero e akromialnogo dos brotos da escápula).

Os sintomas, o desenvolvimento da doença

Como se desenvolve a artrose da articulação do ombro? Pode-se destacar a 3 fase do processo.

  1. A doença de 1 grau, caracterizada noushimi dores no ombro a área, muitas vezes usilivaushimisya à noite. A quantidade de movimentos é limitado, mas a sua máxima amplitude, especialmente colocando as mãos para trás, causando dor. Nesta fase, a reconhecer a doença ajuda a raios-x: a imagem mostra o que é detectado o característico "sintoma anéis – a imagem desfocada de cocho tem a aparência oval anéis. Durante o período inicial da doença pode durar vários anos ou meses.

  2. Segundo grau já tem mais brilhantes sintomas. A dor na região do ombro e da escápula se torna forte e constante, à medida que a mão de ouvir a característica de crise. A quantidade de movimentos é limitado através da dor e do espasmo muscular, especialmente difícil colocando as mãos para trás. Há um médico em um teste, quando o médico pede para o paciente juntar as mãos atrás das costas no castelo: uma pessoa saudável, faz isso, sem esforço, e para sua artrozom do ombro, este movimento não só doloroso, mas muitas vezes não é possível devido a limitações de mobilidade

    Também na segunda fase da artrose na imagem radiográfica são marcados sintomas: estreitamento articular fenda, o surgimento de osteofitov (tumores ósseos) e espessamento superfícies articulares dos ossos. Pode ver alguma atrofia dos músculos na região do ombro.

  3. Os sintomas de grau 3 é já expressa a deformidade e a dor. Movimento da mão é muito limitado, talvez apenas um pequeno balanço para frente e para trás. A elevação e colocando as mãos completamente impossível, articulação muito deformado. No corpo do paciente bem visíveis proeminências ósseas, especialmente na área da articulação do úmero e a escápula. A posição da mão – involuntária, ou seja, a pessoa segura a mão em menos wan posição.

    A artrose da articulação do ombro 3 grau não se desenvolve de todos: muitas vezes, o desenvolvimento da patologia pára em um dos estágios anteriores, e ela é longa flui sem progressão. O perigo de transição para a última etapa, há mais de pessoas que continuam a sustentação de peso excessivo que a articulação afetada (por exemplo, quando da impossibilidade de trabalho por turnos ou falta de vontade de sair de profissional do esporte).

Na foto, raios – x-a fotografia. À esquerda é a regra, à direita, muito pequeno sustavnaya fenda no ombro de

Tratamento

Cura da artrose do ombro precisam de um tempo. Nas fases iniciais, até que a função da articulação não está quebrado, é realizado kursovoe tratamento conservador. As suas tarefas incluem:

  • o alívio da dor é um momento importante na terapia, como a dor de uma pessoa tenta limitar o movimento no ombro afectado, e isso reforça ainda mais a um processo patológico;
  • recuperação e proteção de tecido de cartilagem;
  • retirar a inflamação – como fator oslozhnyaushego o curso da doença;
  • recuperação de amplitude de movimento de ombro.

O médico pega a diferentes medicamentos, dependendo da forma e do estágio da doença. Incluindo estenão-esteróides anti-inflamatórios, os hormônios, que são inseridos diretamente na cavidade articular (para que eles não deram a ação em todo o organismo). A partir de analgésicos utilizam vários analgésicos (analgésicos) para dentro, em forma de injeção, assim como o é exteriormente (cremes ou pomadas). Para reparação da cartilagem são prescritos medicamentos com hondroitinom.

Desempenha um papel importante da dieta. A necessidade de restringir o consumo de salgados e os produtos, comer mais alimentos que contém natural de colágeno – material de construção para o tecido de cartilagem. É, acima de tudo, um peixe da família do salmão, ervas frescas, carne de aves (especialmente peru), frutos do mar (camarão, caranguejo, marinha, a cebola e a couve).

Como tratar a artrose da articulação do ombro em um período de remissão? Um bom efeito tem a quiropraxia, massagem, fisioterapia e ginástica. Educao fsica podem ser realizadas em casa, para isso não é necessário muito tempo: comece com 5 minutos e, gradualmente, para trazer a ocupação de até 20 minutos por dia. Eis algumas formas simples e eficazes de exercícios:

  1. Balanço a mão. Sente-se na cadeira, sveste e relaxe o braço. Mova ela para trás e para a frente, sem dobrar o cotovelo. Comece com 10 repetições de cada exercício com a mão.

  2. Subida e descida da alça do cinto. Sentado em uma cadeira, alternadamente levante e abaixe os ombros. Faça 10 vezes.

  3. A rotação de ombros. Execute de 5 a 10 movimentos rotacionais ambos os ombros para a frente e para trás.

Como tratar a artrose da articulação do ombro, se as medidas conservadoras não foram eficazes? Resta apenas uma operação – instalação da prótese. Mas, dada a forma da osteoartrite (ao contrário de outros – por exemplo, artroze articulações dos pés) a necessidade de intervenção não ocorre com freqüência. Cuide de sua saúde e não trazê doença fases e sintomas, ao que neoperativnyh opções de tratamento, você não vai.