Home / A artrose / Spondiloartroz 1 e 2 grau: causas, sintomas, tratamento

Spondiloartroz 1 e 2 grau: causas, sintomas, tratamento

A artrose da coluna vertebral, ou spondiloartroz – é uma doença degenerativa fasetochnyh articulações da coluna vertebral, com a destruição de tecido de cartilagem. Dependendo do quadro clínico de especialistas destacam a 4 graus de patologia; é fácil de adivinhar que 1 grau é o mais suave.

As razões do desenvolvimento spondiloartroza

Primeiro grau

O primeiro grau spondiloartroza pode desenvolver-se devido a ação de fatores a seguir:

  • Uma lesão nas costas e coluna vertebral – são a causa mais comum de desenvolvimento da doença.
  • Anomalias congênitas da coluna vertebral.
  • Doenças genéticas síntese de fibras colágenas, que são a principal parte de um tecido de cartilagem.
  • Permanentes de carga sobre a coluna, trabalho sedentário, má postura – todos esses fatores levam a crônica mikrotravmam das articulações vertebrais.
  • Mudanças relacionadas à idade das articulações.
  • Obesidade e excesso de peso corporal, criam constante a carga em sua coluna vertebral.
  • A doença, levando à destruição de tecido de cartilagem (osteocondrose, a artrite reumatóide).
  • Doenças do sistema endócrino e doenças auto-imunes, que levam à violação de processos metabólicos no corpo e, como conseqüência, a destruição de tecido de cartilagem (diabetes mellitus, doenças da tireóide, lúpus eritematoso sistêmico).

Segundo grau

Razão 2 grau spondiloartroza – nevylechennaya 1º grau. Normalmente diagnosticar spondiloartroz é possível apenas na 2 fase, desde o início, a doença pode escapar praticamente assintomática.

Especialmente, muitas vezes não se manifesta sintomas clínicos de spondiloartroz coluna torácica. Ele pode não ser sentida até mesmo para a terceira fase, inclusive, e revelar-lo mais cedo ou mais frequentemente é possível apenas aleatoriamente, durante a realização de diagnóstico de outras doenças.

Os principais sintomas e sinais

Primeiro grau

Se 1 grau spondiloartroza os sintomas da doença são expressos implicitamente, e às vezes não é invisível.

  • Basicamente, é que a dor nas costas, principalmente pela manhã, durante algum tempo, depois de acordar, a pessoa experimenta a rigidez nos movimentos por causa de dores na afectado departamento da coluna vertebral.
  • Também devido ao ponto inicial da dor da síndrome ocorre limitação da mobilidade ao longo statichnom posição – por exemplo, depois de um longo sentado na mesma posição.
  • Mais um sinal de spondiloartroza pode ser chamado de "aparições" – uma súbita dor aguda nas costas quando inclinações ou mudança brusca de posição.

Todos estes sintomas são devido ao fato de que hryashevaya tecido articular, gradualmente, usa, e articulares ligamentos perdem sua elasticidade.

Segundo grau

2 o estágio da doença os sintomas tornam-se mais pronunciada:

  • Dor aguda quando uma mudança na posição do corpo ou depois de um sono que há muito tempo não cessam.
  • A sensação de rigidez no afectado departamento da coluna vertebral, que pode resolver de executar exercícios físicos.
  • O edema de tecidos moles na área afetada.

Normalmente, os doentes recorrem ao médico é na 2 fase, quando os sintomas se tornam evidentes e começam a entregar um desconforto.

Métodos de tratamento

Primeiro grau

Se a doença é possível identificar na 1 fase, para o tratamento será o suficiente para os dois métodos: a massagem e o ministério de educação física. Massagem profissional e individualmente compor médico-reabilitologom de exercícios, que é executado regularmente, ajudam a manter a mobilidade das articulações e evitar mais destruição.

Em alguns casos, o médico prescreve hondroprotektory para proteger o tecido de cartilagem da articulação e manter a sua elasticidade suficiente.

Segundo grau

Se a doença é revelado na 2 fase, quando a dor e o desconforto expressa muito mais forte – só de massagem e terapia por exercício, não será suficiente.

Neste caso, a um programa de terapia adicionam antiinflamatórios não-esteróides para alívio da dor, inflamação e inchaço dos tecidos. O paciente necessariamente são atribuídos hondroprotektory, são recomendados os cursos de fisioterapia. Para aliviar o espasmo muscular aplicam relaxantes musculares.

Na 2 fase em primeiro lugar, você deve desmarcar a dor provocada e a inflamação, e só em seguida, você pode usar outros métodos de tratamento. Ou seja, primeiro o paciente, prescrever um curso de medicamentos, e já depois de ele usam outros métodos.

Quando ambos os graus de spondiloartroza apropriado para tomar um complexo De vitaminas b para manter a elasticidade do tecido de cartilagem e ligamentos articulares.