Home / A artrose / Spondiloartroz lombar-sacral da coluna: o que é

Spondiloartroz lombar-sacral da coluna: o que é

Conteúdo do artigo:

Spondiloartroz lombar-sacral da coluna é uma doença do sistema músculo-esquelético, que se desintegram articulações intervertebrais na região do sacro e lombar. Spondiloartroz invade os fasetochnye as articulações entre as vértebras e leva o segundo nome fasetochnaya artropatia.

Em 70% dos casos de patologia se desenvolve em pessoas de mais idade devido a uma alteração no organismo. Nas últimas décadas, a doença é comum em jovens sãos os pacientes, o que está relacionado com as características do estilo de vida moderno, baixa atividade física, irracional de energia.

As manifestações iniciais da doença – periódicas de dor e diminuição da mobilidade das costas na região lombar-sacral do departamento. A progressão da doença leva ao aumento da dor, talvez até mesmo a aparência de completa imobilidade da coluna lombar – tudo isso agrava substancialmente a qualidade de vida e para o trabalho.

Uma das boas notícias: o diagnóstico da doença e o tratamento impede que o desenvolvimento de deficiência e aumenta as chances de recuperação.

Posteriormente neste artigo, vamos explicar sobre o motivo de spondiloartroza, as características de desenvolvimento, sintomas e métodos de tratamento. Este conhecimento vai ajudar a alertar o surgimento da doença, notar os primeiros sintomas e em tempo hábil para contactar o seu médico (gp, nevropatologu).

A essência spondiloartroza: o que acontece quando a doença?

Sua coluna vertebral é composta por vértebras, que têm os arcos e eles contatam. Entre eles estão menores, os chamados fasetochnye articulações. Essas articulações têm uma forma plana, as superfícies articulares dos ossos são cobertas por uma fina camada de gialinovogo cartilagem e limitado articular o saco. Entre os corpos das vértebras estão mezhpozvonkovye – as unidades de educação tecido de cartilagem, que executam a função de absorção de quando em movimento. Anatômica construção e funcionamento de unidade está intimamente relacionado com o trabalho de pequenas articulações entre otrostkami vértebras.

O impacto de fatores adversos provoca a destruição da camada de cartilagem fasetochnyh articulações, estreitamento da fenda articular, aumento da pressão vyshelezhashego vértebra sobre subjacente que está sendo exibido. Isto leva a inflamação articular da cavidade, e em torno de tecidos – músculos, ligamentos, vasos sanguíneos nervos. Um longo período de spondiloartroza e a falha de tratamento integrado de forma expansão óssea nas bordas dos corpos das vértebras (osteofity).

Pequenas protuberâncias na otrostkah a coluna vertebral é osteofity

Osteofity ferir torno de tecidos moles, causam espasmo muscular reflexo, violam das raízes dos nervos, que se manifesta por dor na área afetada e violação de treinamento de atividades motoras lombar-sacral da coluna. Em estágios spondiloartroza desenvolve deformiruushij espondilose – srashenie osteofitov entre si e bloqueio do motor de um segmento de vértebras.

As causas spondiloartroza lombar e sacral departamentos

As causas spondiloartroza lombar-sacral e de outros departamentos da coluna vertebral são iguais.

Em pacientes idosos freqüentemente diagnosticam spondiloartroz sem identificar predisponentes a doenças, o que explica natural de envelhecimento do corpo.

Os jovens com idade de 20 a 40 anos spondiloartroz desenvolve a força do impacto de fatores adversos. Isto é:

  • dorsopatii (doenças da coluna vertebral, relacionados com a destruição dos ossos e articulações);
  • uma lesão nas costas;
  • pés chatos;
  • violação de postura, escoliose, cifose patológica;
  • o trabalho físico duro com cargas axiais em sua coluna vertebral (levantando e vestindo pesos);
  • gipodinamiya, trabalho sedentário;
  • profissional de desportos;
  • doenças endócrinas (obesidade, diabetes);
  • anomalias congênitas do desenvolvimento da coluna vertebral.

Normalmente spondiloartroz se desenvolve no contexto de doença degenerativa do disco – doença, que é acompanhado de destruição do disco intervertebral e a educação gryzhevyh vypyachivanij.

De preferência para a localização da doença degenerativa do disco é lombar-krestcovyj departamento da coluna vertebral, e, portanto, spondiloartroz em uma determinada área é mais comum do que em outros departamentos das costas.

A falta de tratamento necessário e regular médica de controle geralmente leva à derrota de pequenas articulações entre otrostkami vértebras.

Os sintomas característicos da

Spondiloartroz lombar-sacral da coluna caracterizada lenta progressiva corrente.

(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)

Os sinais da doença

A primeira e principal característica da dor provocada, que no início do desenvolvimento da doença tem uma localização em um local afetado articulação. O desconforto ocorre na região lombar após o exercício físico de longa distância, a sua estadia em problemas de postura estática e passa ao estado de repouso. Se não for tratada, os sintomas gradualmente se acumula.

A característica de sintomas lombarspondiloartroza

Lancinante, tyanushaya a dor lombar, a crescente nas curvas e inclinações do tronco.

A dor se aplicam a virilha, nádegas, coxa.

A rigidez matinal na coluna lombar.

Violação de mobilidade na região lombar.

Os sintomas neurológicos, que aparecem quando acompanha o osteocondrose e o dano de tecidos osteofitami

No decorrer da continuação do nervo afetado apontam a dor, o fenômeno parestesias (sensação de queimação, formigamento, dormência), perda da sensibilidade, fraqueza dos músculos do pé no lado da lesão.

Em casos graves, sofre de trabalho pélvica: é possível a ocorrência de impotência sexual em homens, prisão de ventre, incontinência de urina e de fezes.

Métodos de tratamento

O tratamento spondiloartroza envolvidos: médico neurologista, travmatolog – dependendo da causa da doença. Começar a terapia com métodos conservadores. Princípios de terapia spondiloartroza a dor krestcovom e em outros departamentos da coluna vertebral – são muito semelhantes.

1. Medicamentos

Anti-inflamatórios não esteróides (AINES)

AINES reduzem a intensidade da inflamação, eliminam a dor, têm zharoponizhaushij efeito.

Celecoxib, movalis, nimesulid modernos seletivos AINES não povrezhdaushie a mucosa do estômago.

Diclofenaco, indometacina, ibuprofeno – não-selectivos de drogas, eles exigem uma recepção nolpazy ou omeza para proteger o sistema digestivo.

Possíveis efeitos colaterais do medicamento "Movalis", e como muitas vezes eles vozikaut

Relaxantes musculares

Relaxantes musculares central e o mecanismo de ação se aplicam para o relaxamento patológico espasmo muscular na fase lesões das articulações. Isso melhora o fluxo sanguíneo e reduz a dor.

Prescrevem baklosan, sirdolud, midokalm.

Novokainovye bloqueio

Em caso de intensas dores de cabeça, que geralmente aparecem quando o envolvimento no processo inflamatório raízes nervosas, passam novokainovye bloqueio, que são mais eficazes quando patológica processo na região lombar. Para melhorar a eficiência e a duração do procedimento em novocain adicionam glicocorticóide.

O tratamento prescrito, a fim de rapidamente de bater o ponto inicial da dor da síndrome.

Hondroprotektory

Para a normalização de processos metabólicos no tecido de cartilagem e avisos a sua maior destruição usam drogas do grupo hondroprotektorov: dona, gialgan, aflutop, terrafleks. Estes medicamentos contêm importantes componentes da cartilagem articular: o sulfato de condroitina e a glucosamina.

O tratamento hondroprotektorami de longa duração, o curso tem a duração de 3 meses a seis meses. Cursos recomendado repetir.

Outros medicamentos

Para melhorar o fluxo de sangue no setor de patologia e normalização de processos metabólicos recomendam trental, pentoksifillin, o ácido ascórbico (vitamina c), acetato de tocoferol (vitamina E), kontrikal. Para a regeneração de nervos danificados e a recuperação de realização de impulsos nervosos aplicam integradas de medicamentos do grupo Em nejromultivit, nejrovitan, milgammu.

2. Fisioterapia

Fora do período de agravamento da doença aplicam fizioprocedury para o tratamento de:

  • a electroforese com lidazoj, terapia magnética, fonoforez com gidrokortizonom;
  • massagem para relaxamento muscular, ativação da circulação sanguínea, a normalização do metabolismo no setor de patologia;
  • um programa individual de terapia por exercício para fortalecer a coluna vertebral e os músculos das costas.

3. Possível operação

Quando a ineficácia do tratamento conservador spondiloartroza, razrastanii grandes osteofitov, stojkom bolevom síndrome – a realização de operações de remoção de tumores ósseos, com a conseqüente plasticidade da coluna vertebral.

Irina Levickaya