Home / A artrose / A artrose do quadril: sintomas e tratamento, as causas da doença

A artrose do quadril: sintomas e tratamento, as causas da doença

Conteúdo do artigo:

A artrose da anca – doença progressiva, a qual é destruída hryashevaya e o tecido ósseo de quadril (abreviado TBS). O outro nome da doença – koksartroz.

A doença se desenvolve depois de atingir 40 anos, mais sofrem as mulheres. Segundo as estatísticas, em pacientes idosos osteoartrite TBS – em 70% dos casos ocorre devido ao envelhecimento natural do organismo. Jovens empregáveis as pessoas ficam doentes artrozom devido ao impacto na articulação de fatores adversos: intenso esforço físico, lesões, a obesidade.

A fase inicial da doença se manifesta periódicas de dores na região do quadril, não causa preocupação especial, por isso muitas vezes não leva consultar o seu médico. No entanto, sem o tratamento da patologia continua a progredir e pode até levar à incapacidade. Para evitar a perda da capacidade de trabalho e manter o habitual estilo de vida – o tratamento da artrose do quadril, necessariamente, e de desenvolver a sua necessidade, ao primeiro sinal da doença.

Neste artigo, nós descrevemos em detalhe sobre a essência da doença, suas causas, sintomas e princípios de tratamento. Esta informação ajudará a suspeitar de osteoartrite nas fases anteriores e tempo de consultar o seu médico. Tratar a patologia deve médico-reumatologista depois de uma avaliação – auto-medicação leva à progressão da artrose e o desenvolvimento de complicações.

O mecanismo de desenvolvimento koksartroza

A articulação da anca é a maior articulação do corpo humano. Ele sofre uma enorme carga durante o movimento e tem estreita fenda articular, tornando-a vulnerável aos efeitos de fatores adversos.

A articulação da anca formado por cabeça, quadril e acetábulo vpadinoj os ossos pélvicos, fora fortalecido articular uma bolsa e lesões músculo-svyazochnym aparelho.

A construção do quadril

Dentro sustavnaya bolsa é forrado com bainha sinovial. Ela sintetiza sinovialnuu líquido – biológica de um lubrificante, o que alimenta a articulação e proporciona movimentos suaves em sochlenenii. Vnutrisustavnye a superfície do osso coberto elástica e brilhante gialinovym hryashom, estejam de absorção de função durante a caminhada. Certa estrutura anatômica e funcional as atividades de todas as estruturas da articulação fornece o normal actividade física sem restrições e dor.

Devido a mudanças relacionadas à idade no corpo, ou os efeitos adversos de fatores interrompeu o fornecimento de sangue e o metabolismo de uma articulação. Hryashevaya o tecido perde a água, torna-se menos elástica e frágil em sua superfície rachaduras aparecem são os primeiros sintomas da artrose

A progressão da doença leva à formação de defeitos da cartilagem, abrasão e rachaduras. As partículas de cartilagem caem na cavidade da articulação e causar asepticheskoe ou "estéril" a inflamação, protekaushee sem a participação de microorganismos patogênicos.

Avançar o processo inflamatório se estende para o tecido ósseo, causando necrose asséptica (omertvenie) parcelas do acetábulo e da cabeça femoral. São formados óssea expansão – osteofity – que ferir os tecidos circundantes, agravar o processo inflamatório e causam intensa dor.

Na execução do estágio da doença, surgem sinais de periartrita, quando são surpreendidos com a okolosustavnye tecidos moles (músculos, ligamentos, nervos, vasos).

A final da doença – a destruição total da articulação, levando à sua imobilização forçada – ankilozu da anca.

Causas da doença

A artrose da anca pode ser primário e secundário.

(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)

Principal forma de doença Secundária

A causa da artrose é desconhecida (não instalado). Primária ou idiopática e a artrose é mais propensos a desenvolver na velhice, depois de atingir de 50 a 60 anos, caracterizada simmetrichnostu lesões das articulações do quadril e tem um curso desfavorável.

Secundário koksartroz se desenvolve em meio a várias doenças. As razões para esta forma da artrose, em muitos aspectos são semelhantes aos fatores desfavoráveis doenças degenerativas outras articulações.

No entanto, algumas causas inerente apenas koksartrozu (ou seja, eles não são "fatores desfavoráveis"): por exemplo, displasticheskaya patologia das articulações do quadril e a doença Pertesa (necrose da cabeça do quadril).

As principais causas da artrose do quadril:

  • trauma (fraturas, luxações, contusões);
  • atividades físicas pesadas (vestindo de peso, profissional de esportes);
  • mikrotravmy articulação durante um longo período de tempo;
  • a curvatura da coluna vertebral (escoliose, cifose patológica);
  • pés chatos;
  • a displasia do quadril articulações após o nascimento, no período de menopausa.
  • infecção (bacteriana ou viral é a inflamação, artrite);
  • endokrinnaya patologia (gota, diabetes mellitus);
  • obesidade grau 3-4;
  • a artrite reumatóide;
  • a doença Pertesa;
  • defeitos da cartilagem, com a formação do livre vnutrisustavnyh tel (hondromatozarticulações).

Secundário koksartroz geralmente se desenvolve em uma idade jovem, atinge um no quadril joelho, tem uma lenta progressiva durante e um resultado favorável quando oportuno procurar um médico.

Os sintomas característicos da

Os sintomas da artrose do quadril dependem do estágio da doença, a gravidade da corrente e as características individuais do organismo. As características de qualquer da artrose têm lenta progressiva durante o gradual acúmulo de ponto inicial da dor da síndrome, a limitação de treinamento de atividades motoras membro afetado e a deterioração da qualidade de vida.

Está na clínica e rentgenologicheskim destaque destacam 3 grau da patologia.

1 grau de koksartroza

Estágios de mudança de articulação quando artroze por exemplo, a lesão do joelho. Clique nas fotos para ampliar.

Inicial grau flui sem grandes sintomas, e, portanto, geralmente é percebida pelo doente grave, e eles adiam a visita ao médico. Garantia de cura é o diagnóstico e a terapia seja, na fase 1 da doença. Caso contrário, recuperar totalmente de uma estrutura conjunta é extremamente difícil, a cura leva um longo tempo e muitas vezes não dá um efeito positivo.

  • Koksartroz 1 grau se manifesta periódicas de dores na região da articulação, que ocorrem depois de um esforço físico pesado. A dor maçante e noushie, apressam-se após um curto período de férias.
  • Às vezes o único sintoma de uma doença pode ser um desconforto na virilha.
  • A quantidade de movimentos é limitado.
  • No raio-x não revelam alterações patológicas ou descobrem um ligeiro estreitamento articular fenda.

Tratar eficazmente 1 o grau da doença pode ser conservadores métodos.

2 grau

  • A progressão da doença leva ao aumento da dor; agora eles surgem devido ao esforço físico. Normalmente o desconforto na articulação aparece no final de um dia de trabalho, para eliminá-lo forçado a beber para aliviar a dor. Quando significativo de defeito de estruturas de articulação, dores incomodam em repouso, são reforçadas noite.
  • Ao longo caminhar aparece claudicação ou "pato", a marcha do – homem como se balançando de um lado para outro. Isso devido a uma limitação da amplitude de movimento, devido a destruição da cartilagem e inflamação okolosustavnyh tecidos.
  • O paciente é difícil de usar sapatos ou meias, dobre uma perna para a anca, a desviar para o lado.
  • Surgem os "pontos de partida" dor, desconforto durante os primeiros passos depois de uma longa estadia em imóvel do estado. Quando o movimento de desconforto passa, mas, em seguida, de volta depois de uma intensa carga na perna afetada.
  • A perna encurtada, os músculos da coxa e nádegas no lado de patologia e diminuem de volume. Isso ocorre porque o doente apieda-se de pé durante o movimento, os músculos não são reduzidos e, gradualmente, secar (está atrofiada).
  • No raio-x, os médicos revelam uma redução significativa articular fenda, necrose ilíaca do osso e da cabeça femoral, a expansão osteofitov.
  • Durante a realização de ressonância magnética ou tomografia computadorizada descobrem o afinamento da cartilagem, sua otlomki na cavidade articular, alterações inflamatórias okolosustavnyh de tecidos moles.

Para a terapia da doença, nesta fase, prescrever os medicamentos que retardam a progressão da doença e a posterior destruição da cartilagem.

3 grau

O raio x koksartroza grau 3 (à direita): muito forte a destruição da cartilagem, muito grandes osteofity

A artrose do quadril grau 3 – a fase final, que faz com que a violação de treinamento de atividades motoras do pé e provoca o aparecimento de deficiência.

  • Dor provocada é permanente, não depende de atividade física. Devido a esta quebrado estado geral, piora o sono, há irritabilidade e depressão.
  • O membro inferior é normalmente perdeu, no entanto, em 10% dos casos, o pé pode prolongar – isso tem a ver com as características a destruição da articulação.
  • Desenvolve ankiloz articulação, na qual os movimentos não são possíveis.
  • Doente andando muito fraco, ele pode usar uma bengala.
  • No raio-x e tomogramme revelam a falta de uma camada de cartilagem dos ossos, a destruição da cabeça do quadril e do acetábulo, a formação de grandes osteofitov.

Tratar 3 grau da artrose pode ser apenas cirurgicamente.

Médica tática

Princípios – como tratar koksartroz – depende do grau de gravidade da doença. Quando do primeiro grau pode ser conservador métodos de restaurar completamente a estrutura da cartilagem, na segunda – suspender a progressão da doença e, em terceiro grau, requer uma mudança radical, o tratamento através de cirurgia.

Métodos de tratamento conservador koksartroza 1 e 2 grau

Medicamentos

(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)

class="tabela2">
Um grupo de medicamentos O efeito do tratamento

Anti-inflamatórios não esteróides (AINES).

Exemplos de medicamentos: diclofenaco, indometacina, piroxicam, butadion, celebreks, movalis, nimesulid, arkoksia.

Têm uma acção anti-inflamatória, eliminam a dor provocada. Aplicá-los como sintomáticos de fundos.

Glicocorticóides (hidrocortisona, kenalog, diprospan).

Têm um anestésico e um efeito anti-inflamatório. Os médicos prescrevem-los quando ineficiência AINES.

Hondroprotektory (artra, dona, terafleks, struktum, hondrolon, condroitina AGOS, elbona).

Restauram a estrutura de cartilagem, normalizar a produção de líquido sinovial, impedem a destruição de tecido de cartilagem.

Hondroprotektory eliminam a causa da doença e, consequentemente, os sintomas. Eles bebem cursos de 3-6 meses.

Preparações de ácido hialurônico ("fluido prótese): farmatron, durolan, ostenil.

Estes medicamentos injetado na cavidade articular, e eles substituem sinovialnuu líquido, lubrificam as superfícies articulares e fornecem indolores movimento.

Relaxantes musculares (sirdalud, midokalm).

Reduzem o patológico espasmo muscular, normalizar a circulação sanguínea, reduzem a dor.

Vytyazhenie conjunta.

Dilata-se a cápsula da articulação, descarrega as superfícies articulares dos ossos.

Massagem, quiropraxia

Restaura a correta posição anatômica componentes articular, melhora a circulação sanguínea e o metabolismo.

Cinesioterapia

Fortalece os músculos e ligamentos, ajuda a normalizar a actividade física no sochlenenii.

O tratamento 3 grau

A fase final da artrose não se presta a medikamentoznym métodos de terapia, que é prescrito como um suporte de ferramentas. Nesta situação, tornam a operação de substituição da articulação. No período de reabilitação prescrito massagem e um complexo de curativos, ginástica para a recuperação de treinamento de atividades motoras.

Em geral, a osteoartrite do quadril tem um prognóstico favorável quando oportuno diagnóstico e terapia de doenças.