Home / De joelhos / Alterações degenerativas menisco (central e lateral): causas, sintomas, tratamento

Alterações degenerativas menisco (central e lateral): causas, sintomas, tratamento

O organismo humano é muitas vezes comparado com os carros, e o coração do motor, o estômago – o tanque de combustível, e o cérebro faz com que todo o dispositivo em movimento. Onde amortecedores humano? Claro, em locais que apresentam aumento da carga de trabalho: entre as vértebras encontram-discos cartilaginosos, e na articulação do joelho está presente até dois "amortecedor" – meniski. Lateralnyj (exterior) e central (interna). Os resultados de alterações degenerativas menisco embora e não vai parar a atividade do organismo em geral, mas uma massa de sensações desagradáveis entregar exatamente.

O que é a alterações degenerativas menisco?

Degenerados alterações anatômicas danos em órgãos introduzidas no resultado de uma lesão, anormal foram as construções de articulações ou de doença. A degeneração do menisco na maioria das vezes é o resultado de uma lesão, às vezes, até mesmo óbvias: uma má rotação da tíbia pode causar danos hryashevogo de disco, que é acompanhado por um forte contribui para dor.

Provavelmente devido a estrutura anatômica de degeneração exposto central menisk. Se o exterior da cartilagem, coxim movimento da articulação do joelho, não tem uma fixação rígida e desloca-se em qualquer lado, em caso de necessidade, o central rigidamente fixo na articulação, e seus chifres, nas imediações de myshelkov. Uma curva acentuada da perna – e menisk não consegue escapar de smestivshegosya dos brotos ossos, o resultado – danos ou quebra.

Alterações degenerativas podem ser diferentes:

  • a abertura do espaço de fixação;
  • a lacuna se fossem chifres e corpo do menisco;
  • o excesso de mobilidade, como resultado de quebra de mezhmeniskovyh ligamentos;
  • cisto – educação dentro da cartilagem cavidades cheias de líquido;
  • meniskopatii – distroficheskie alterações, em desenvolvimento sob a influência de pequenas lesões, mas também como uma complicação de gota, osteoartrite, reumatismo, tuberculose e outras doenças.

Os sintomas característicos da

Se você persegue uma lancinante dor no joelho,que algo desaparece, aparece com uma nova força – já pode presumir a existência de alterações na meniske. Cerca de 90% de patologias da articulação do joelho cai exatamente sobre a corrupção de "amortecedor".

Os sintomas dependem principalmente da natureza da patologia. Quebras acompanhados de forte contribui para dor, bloqueio do pé no polusognutom estado e edema. Quando grave dano de menisco medial , muitas vezes, ocorre a hemorragia na cavidade articular – gemartroz. Grande edema e dor são caracterizadas também kistoz menisco.

Nadryvy, peeling do local de fixação muitas vezes são de natureza crônica e se manifestam periodicamente o surgimento de dores de cabeça e a sensação de interferência no trânsito.

Existe um teste de diagnóstico: suba e desça escadas ou ladeira. Quando a patologia do menisco ao descer a dor no joelho é reforçada.

Crônica longo do caracterizados e secundário degenerativno-distroficheskie conversão em medialnom meniske, ou seja, que ocorrem devido a outras patologias do corpo ou de uma doença. Muitas vezes, em tais casos, são indicadas cliques e arrendamentos* articulação em movimento depois de um longo período de descanso, às vezes, aparece uma dor nos joelhos. O acúmulo dos sintomas ocorre gradualmente, à medida que, diariamente camada de cartilagem e aglomerados ela sais ou cristais de ácido úrico (a última para a gota). Na ausência de tratamento adequado final de estágio meniskopatii torna-se kontraktura estável violação (limitação) da mobilidade da articulação.

* Arrendamentos – a sensação patológica de mobilidade, instabilidade e polarização superfícies articulares dos ossos.

Gerais para todos os tipos de degeneração da cartilagem do menisco são os seguintes sintomas:

  • a dor,
  • o inchaço,
  • o bloqueio da articulação, em sognutom posição ou sensação de corpo estranho no joelho,
  • cliques e estalidos,
  • zatekanie joelhos com uma longa ausência de movimento.

As causas de degeneração

Anatômicas características de localização e construção menisco determinam uma alta incidência de patologias entre os jovens e entre as pessoas de idade madura. Mais frequentemente do quebras, danos e kistoza sofrem os atletas, bailarinos, dançarinos – ou seja, as pessoas que estão em constante movimento e aqueles com altas cargas.

Ainda possíveis causas:

  • displasia – a formação da articulação do joelho;
  • a gota, a sífilis, a tuberculose, reumatismo e outras doenças, capazes de ferir as articulações;
  • rotura de ligamentos, bem como a sua incorreto formação;
  • pés chatos (baixa atenuação do pé é compensado por um aumento da carga sobre o joelho);
  • altas cargas físicas;
  • o excesso de peso.

Diagnóstico

Durante as lesões de menisco dúvida, normalmente não – bloqueio do joelho em posição correcta, a dor e estalos quando vypryamlenii permitem estabelecer um diagnóstico de certeza de 90% dos casos.

Degenerativno-distroficheskie de conversão de determinar quando a inspeção não é sempre devido à falta de brilhantes sintomas e, muitas vezes, a resposta positiva em testes especiais. Em tais casos, recorrem a métodos instrumentalpesquisa:

  • A ressonância magnética permite obter uma imagem estereoscópica de todos os tecidos do joelho: superfícies articulares dos ossos, svyazochnogo do aparelho e da própria articulação.
  • Quando artroscopia através de uma miniatura de uma incisão na cavidade articular introduzem um endoscópio, com o qual olham para o estado de tecidos e fluido sinovial (no monitor).

Métodos de tratamento

A terapia quando degenerativas alterações, o menisco é totalmente dependente da natureza da lesão. Afiadas danos servem como uma indicação directa à aplicação de métodos conservadores de tratamento:

  • Em primeiro lugar, é feita punção da articulação, abranda a sua inchaço e curando a mobilidade. Às vezes, requer alguns procedimentos que, assim como ativo ekssudaciya (seleção inflamatória líquido) nas articulações continua até três a quatro dias.
  • Prescrever analgésicos, a preferência é estupefacientes (Promedolu e seus derivados), porque, como outras drogas neste caso, geralmente, não é capaz de livrar o paciente da dor.
  • Hondroprotektory fornecem o corpo com substâncias necessárias para a recuperação de uma área danificada do menisco.
  • Anti-inflamatórios.
  • Na fase de reabilitação de um meio auxiliar servem de fisioterapia métodos – ozokerit, UHF, ionoforez, choque-a vaga para a terapia.
  • E para 14 dias em raspryamlennuu perna impõem o pneu, o que proporcionará a realização de articulação na posição desejada.

Quando quebras mostrado operacional de intervenção: através de dois em miniatura corte na articulação do joelho introduzem ferramentas e frontal, costurada a área danificada. Grave lesão pode provocar a necessidade de remoção de cartilagem tira a articulação e a sua substituição artificial. Todos os cirúrgicas de manipulação feito apenas após a extinção da evidência de inflamação.

Crônica desnutrição, displasia anca e anormal desenvolvimento svyazochnogo aparelho necessitam exclusivamente de operações de tratamento.

Se a causa da degeneração são doenças crônicas, tais como o reumatismo e a gota – juntamente com cirúrgicos métodos de produzir e de tratamento para a doença principal (dieta, immunokorrektory e outros métodos).

Degenerativa conversão de menisco – bastante comum patologia que requer tratamento imediato com um profissional. A pontualidade do tratamento depende o funcionamento da articulação no futuro, e a demora pode causar a propagação de distroficheskih processos em outros elementos de articulação. Portanto, não adie a visita ao médico, cuide-se e seja saudável!