Dano e ruptura de menisco do joelho: diagnóstico e tratamento
Conteúdo do artigo:
- Os sintomas de danos menisco
- O tratamento de danos
- Um rompimento do menisco
- O tratamento de quebra de
- E seus efeitos
Quando sentimos dor no joelho, é mais provável que isso significa, o que dói é menisk. Assim como menisk é hryashevaya interlayer, o mais vulnerável a perigo de dano. A dor no joelho pode indicar vários tipos de danos e violações da operação de menisco. Quando a ruptura do menisco, zastarelyh de danos, assim como a tração mezhmeniskovyh ligamentos surgem uma variedade de sintomas e formas de lidar com eles também são diferentes. Como diagnosticar corretamente a causa da dor no meniske? Quais as formas de tratamento que existem?
Os sintomas de danos menisco
Meniskami tribo chamado cartilaginosos da educação, localizadas na cavidade da articulação, funcionários amortecedores de movimento, estabilizadores, protegem sustavnyj a cartilagem. Apenas dois meniscos, um interno (central) e externo (lateralnyj) menisk. A corrupção interna do menisco do joelho acontece com muito mais freqüência, devido à sua menor mobilidade. Lesão do menisco se manifesta na forma de limitação da mobilidade, as dores no joelho, e zastarelyh casos – isto pode ser um e o desenvolvimento da artrose de joelho.
Uma unidade de corte de dor, inchaço da articulação, obstrução de movimento dos braços e dolorosa cliques mostram que menisk danificado. Estes sintomas ocorrem logo após a lesão e podem indicar para outras lesões das articulações. Mais consistentes os sintomas de danos menisco se manifestam através de 2-3 semanas após a lesão. Quando tais lesões, o doente sente dor no local articular fenda, ocorre skaplivanie de líquido na cavidade articular da, "bloqueio" do joelho, fraqueza dos músculos da frente da coxa.
Autênticos sinais de danos de menisco são definidos através de testes específicos. Existem testes de ser atingida a extensão total da articulação (Landes, de Serendipidade, Rocher e dr.), quando uma determinada extensão fina articulação sente a dor de sintomas. A técnica rotativo de casos de teste baseada na manifestação de dano quando prokruchivaushih movimentos das articulações (Bragarda, SHtejmana). Assim diagnosticar a lesão do menisco pode ser com a ajuda de sintomas de compressão, mediolateralnyh de casos de teste e a ressonância magnética.

O esquema da articulação do joelho
O tratamento de danos
Lesão do menisco prevê diversos tratamento, dependendo da gravidade e do tipo de lesão. Ao estilo clássico da eliminação de doenças, é possível destacar os principais tipos de impacto, utilizados quando qualquer dano.
A primeira é a de aliviar a dor, portanto, para começar, o paciente colocam anestésico picada, depois que tomam a punção da articulação, removido da cavidade articular da skopivshuusya o sangue e o líquido, e a necessidade de resolverem o bloqueio das articulações. Depois de dados os procedimentos de sustavu precisa de paz, para o qual se sobrepõe a atadura de gibsa, ou tala. Na maioria dos casos, suficiente para 3-4 semanas de imobilização, mas em casos graves, o prazo pode chegar a até 6 semanas. É recomendável aplicar topicamente frio, medicamentos não-esteróides, snimaushie inflamação. Mais tarde, você pode adicionar o curativo da educao fsica, caminhando com as ferramentas de suporte, diferentes tipos de fisioterapia.
Operacional de intervenção é recomendada em casos graves, tais como zastareloe lesão do menisco. Um dos mais populares métodos de cirurgia de impacto hoje em dia é artroscópica operação. Esse tipo de intervenção tornou-se popular graças berezhnomu relação aos tecidos. A operação é uma resseção apenas uma parte danificada do menisco e otshlifovki defeitos.
Quando tais danos como um rompimento do menisco, a operação é fechada. Por meio de dois furos na articulação é introduzido artroskop com ferramentas para o estudo de danos, depois de tomada a decisão sobre parcial ressecção de meniscos ou mesmo a possibilidade de sua costurar. Internação o tratamento dura em torno de 1-3 dias, graças a uma pequena travmatichnosti esse tipo de operação. No vosstanovitelnom fase são recomendados portador de deficiência carga de até 2 a 4 semanas. Em alguns casos, recomenda-se andar com as ferramentas de suporte e vestindo nakolennika. A partir da primeira semana você pode começar a reabilitação educao fsica.
Um rompimento do menisco do joelho
O mais comum é a corrupção da articulação do joelho é a diferença interna do menisco. Distinguem traumáticas e degenerativas quebras de menisco. Traumáticas ocorrem principalmente em atletas jovens (20-40 anos, se não tratada, eles se transformam em degenerativa quebras, que tornam-se mais evidentes em pessoas idosas.
Vindo de localização do rasgo, destacam vários tipos de quebra de menisco: a diferença, lembrando a forma de uma alça de irrigação, de ruptura transversal, longitudinal diferença, loskutnyj diferença, horizontal rasgo, dano dianteiro ou traseiro buzina do menisco, parakapsuyarnye danos. Assim, as quebras de menisco avaliam e de forma. Destacam longitudinais (horizontais e verticais), diagonais, transversais e combinados, e degenerativa. Traumáticas quebras, ocorrem principalmente em uma idade jovem, passam verticalmente em oblíquo ou direção longitudinal; degenerativa e uma combinação de maisocorrem em idosos. Longitudinais quebras ou rupturas em forma de caneta regador, são completas e incompletas e muitas vezes começam com a diferença traseiro buzina do menisco.
Considere a diferença traseiro buzina menisco medial. Quebras desse tipo ocorrem mais frequentemente, assim como grande parte longitudinais e verticais, quebras e rupturas na forma de caneta regador começa com a ruptura traseiro buzina do menisco. Ao longo quebras existe uma grande possibilidade de que parte porvannogo menisco vai impedir o movimento da articulação e causar dor, até o bloqueio da articulação. Combo tipo de quebras de menisco ocorre, abrangendo vários planos, e geralmente está localizada na parte de trás do chifre do menisco do joelho e na maior parte ocorre em pessoas idosas, com as mudanças no meniskah degenerativa de caráter. Em caso de danos traseiro buzina menisco medial, não levam a prodolnomu otshepleniu e ao deslocamento da cartilagem, o doente está constantemente sente a ameaça de bloqueio da articulação, mas ela não chega. Não é, muitas vezes ocorre a quebra o chifre menisco medial.
Quebra retrovisor corno lateral do menisco ocorre em 6 a 8 vezes menos central, mas não é menos efeitos adversos. O elenco e a rotação interna da tíbia servem os principais motivos que provocam a quebra de menisco externo. A principal sensibilidade para esse tipo de dano recai sobre a frente na parte traseira chifres do menisco. Quebra o arco lateral do menisco de um deslocamento na maioria dos casos, leva à limitação dos movimentos na fase final do extensor, e às vezes a chama e o bloqueio da articulação. Ruptura do menisco lateral é reconhecido pela distinta shelkanu durante a rotativa dos movimentos da articulação interna.

Se o dano estiver menisco sem médico não pode fazer
Os sintomas de ruptura
Quando tais danos como um rompimento do menisco do joelho, os sintomas podem ser bastante diferentes. Há aguda e crônica, zastarelyj um rompimento do menisco. O principal sintoma de ruptura é o bloqueio da articulação, na ausência de um que é muito difícil determinar a quebra de menisco medial ou lateral em afiada período. Depois de algum tempo, subaguda período, a diferença pode ser identificada por infiltração na área de articular fenda, local da dor, em dor de casos de teste adequados para todos os tipos de lesões de menisco do joelho.
O principal sintoma de um menisco é a sensação de dor quando proshupyvanii linha articular fenda. Desenvolvidos testes de diagnóstico, tais como a experimentação Epli e a experimentação Mack-Marri. A experimentação Mack-Marri é feito de dois tipos.
No primeiro caso, o paciente é colocado na parte traseira, dobrar a perna até um ângulo de aproximadamente 90° na articulação do joelho e a articulação. Depois de uma mão segurando o joelho, e um de segunda mão produzem rotativa de movimento da perna, primeiro fora e depois para dentro. Quando você clica ou treske você pode falar sobre ushemlenii danificado menisco entre sustavnymi superfícies, tal experimentação é considerada positiva.
A segunda opção experimentação Mack-Marri chamado sgibatelnym. Ele é feito assim: com uma mão segurando o joelho como na primeira experimentação, em seguida, a perna no joelho é dobrado até um nível máximo; após o que, coxinha giram para fora para a detecção de quebras interna do menisco. Desde lenta extensor da articulação do joelho até 90°e rotativa movimentos de perna na ruptura do menisco paciente vai experimentar sensações de dor na superfície da articulação com a parte de trás do lado.
Durante a realização da experimentação Epli, o paciente é colocado sobre a barriga e dobrar a perna no joelho, formando um ângulo de 90°. Uma mão precisa de colocar pressão sobre o calcanhar o doente, e o outro, ao mesmo tempo, gire o pé e panturrilha. Quando ocorre dor na fenda articular, a experimentação pode ser considerado positivo.
O tratamento de quebra de
Um rompimento do menisco é tratada como um conservador, e de forma cirúrgica (ressecção do menisco, como a total e parcial e a sua restauração). Com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras popularidade adquire o transplante de menisco.
Conservador tipo de tratamento é aplicado principalmente para a cicatrização de pequenas quebras traseiro buzina do menisco. Tais danos, muitas vezes acompanhados de dor e as sensações, mas a infringir tecido de cartilagem entre sustavnymi superfícies não levam e não causam cliques e sensações são relaminagem. Esse tipo de quebras é estável articulações. O tratamento consiste na liberação de tais tipos de desporto, onde não prescindir rápidas quedas de um defensor e movimentos, que o deixam com um pé no local, tais aulas atrapalham o estado. Entre os idosos, esse tratamento leva a mais um resultado positivo, assim como a causa da sintomatologia eles muitas vezes servem degenerativa quebras e artrite. Um pequeno rasgo longitudinal menisco medial (menos de 10 mm), diferença inferior ou superior, superfície, não penetra em toda a espessura da cartilagem, transversais quebras de não mais de 3 mm, muitas vezes se curam de forma independente ou não se manifestam.
Assim um rompimento do menisco tratamento fornece uma outra maneira. Costura de dentro para forado lado de fora. Para este tipo de tratamento são usados longa agulha, que passam a perpendicular à linha de danos articular da cavidade para a parte externa do forte kapsulnogo da fase. Quando o fizer, as costuras sobrepostas, um por um apertado o suficiente. Esta é uma das principais vantagens da forma, embora aumenta o nível de risco da lesão de vasos e nervos durante a eliminação da agulha da cavidade articular. Este método é ideal para o tratamento de quebra de traseira chifres do menisco e o rasgo, oriundo do corpo de cartilagem a traseira chifre. Quando se quebra o chifre podem ocorrer dificuldades na realização das agulhas.
Nos casos em que ocorre a lesão o chifre menisco medial é melhor usar o método de zashivaniya de fora para dentro. Este método é mais seguro para os nervos e os vasos sanguíneos, a agulha nesse caso, passam através de um rompimento do menisco com o lado externo do joelho e avançar na cavidade articular.
Sem costura ligação do menisco dentro da articulação, vem ganhando cada vez mais popularidade com o desenvolvimento da tecnologia. O procedimento demora pouco tempo e passa sem a participação como um complexo de aparelhos como artroskop, mas hoje em dia não dá 80 % de chance de cura de um menisco.
As primeiras indicações para cirurgia são o derrame e a dor, que não podem ser resolvidos através do tratamento conservador. O atrito durante os movimentos ou o bloqueio da articulação, assim servem de indicadores para a operação. A ressecção do menisco (meniskektomiya) antes considerado seguro intervenção. Graças a estudos recentes tornou-se conhecido, que na maioria dos casos, meniskektomiya leva à artrite. Este fato influenciou os principais métodos de tratamento de tais danos, como quebra de traseira, buzina interna do menisco. Em nossos dias, o mais popular tornou-se usar o processo de eliminação parcial do menisco e otshlifovka deformado partes.
As conseqüências de um menisco do joelho
O sucesso da recuperação após tais lesões como uma lesão do menisco lateral e de uma lesão do menisco medial depende de muitos fatores. Para uma rápida recuperação são importantes fatores tais como a idade do rasgo e a sua localização. A probabilidade de recuperação total é reduzido em condições de svyazochnom unidade. Se a idade do paciente não mais de 40 anos, ele tem mais chance de cura.