Home / De joelhos / Ruptura do ligamento cruzado do joelho: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento

Ruptura do ligamento cruzado do joelho: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento

Conteúdo do artigo:

Total ou parcial, quebra de cross-shaped ligamentos da articulação do joelho – bastante difundida é a consequência de várias lesões no joelho.

Bocados de ligamentos duas: dianteira e traseira. Frontal de porta – trava a articulação, mantendo a coxinha do patológico deslocamento para a frente. Traseira – impede o deslocamento da perna para trás.

Frente de um monte, enfrentando grandes cargas devido a sua localização, danificada vez mais para trás. Ambos estão dentro da articulação. Seus cachos vão cruz de uns em relação aos outros, que devido ao seu nome.

Esta patologia diminui significativamente a qualidade de vida de uma pessoa:

  • após a lesão, soprovozhdaushejsya total ou parcial de ruptura de ligamentos do joelho deixa de funcionar normalmente;
  • quebrada a resistência e a estabilidade da posição da maioria dos elementos de articulação;
  • articulação do joelho é substancialmente limitada em movimento devido a edema;
  • a pessoa sente uma forte dor provocada, instabilidade da articulação;
  • traumatizada tal o pé deixa de exercer a função de pivô.

Quando esses sintomas procure imediatamente um travmatologu-ortopedu, que o ajudará a diagnosticar corretamente a lesão e prescrever o tratamento adequado. Evite pisar na perna lesionada, antes de travmatolog não for instalado a causa exata do ponto inicial da dor da síndrome.

Recurso comprometer a integridade de ambos os bocados de ligamentos – ausência de sangramento na cavidade articular da por causa da má vascularização e ligamentos sangue (gemartroz se desenvolve quando travmirovanii próximas à svyazkam de tecido). Por esta razão, independente de cicatrização de quebras impossível.

Recuperar totalmente o movimento na articulação após a quebra de um ou vários bocados de ligamentos do joelho possível com a ajuda de execução reconstrutiva plásticos ligamentos cirurgicamente com a pós-reabilitação. Pequenas quebras de aplicar a terapia conservadora.

Ignorar o problema leva ao desenvolvimento de pesada, a artrite, persistentes violações de treinamento de atividades motoras e pode acabar com deficiência.

Abaixo eu vou pro principais teses e todas as nuances de ruptura do ligamento cruzado do joelho: causas, sintomas, métodos de diagnóstico e opções de tratamento da patologia.

As razões para a diferença

Ruptura do ligamento cruzado (abreviado como COP), a articulação do joelho revelam, frequentemente, os atletas profissionais (esquiadores, jogadores de futebol, jogadores de basquete) e de pessoas cuja atividade profissional travmoopasna e está relacionado com pesadas atividades físicas. Tal ferimentos expostos os amantes de actividades ao ar livre.

A ruptura ocorre nas seguintes situações:

  • Vire o quadril sem deslocamento da perna e do pé do mesmo lado. Quando da parada permanece na superfície, coxa gira para fora, e shin gira para dentro ou permanece no local.
  • O impacto sobre o joelho de trás levando à ruptura do ligamento cruzado anterior (abreviado BFB).
  • O impacto sobre o joelho da frente que causa a diferença de trás do COP.
  • Caindo para trás com fixada horizontalmente chão (terra) stopoj. Estas queda há os esquiadores, que golenostopy fixados altas botas de esqui.
  • Pousa em direto do pé após o salto de altura.

Por causa das características da construção do corpo feminino quebra de ligamento cruzado anterior (frontal e traseira) mais comumente diagnosticado em mulheres.

(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)

Fatores provocadores Descrição

O poder femorais muscular

Do que eles mais forte, mais estável é fixado o joelho. O risco de ruptura frente a COP acima de mulheres, t. k. eles ligamento é mais fraca do que em homens.

Canto da junção da coxa com a perna

Ele depende da largura da pelve. Que é maior, maior o ângulo, e maior o risco de danos ligamentos.

Tamanho mezhmyshelkovoj recortes (que é sm. foto abaixo)

Para as mulheres ela é, portanto, mais vulnerável a lesões durante a rotação da perna, com simultânea raspryamleniem.

Os hormônios

O nível de hormônios progesterona e estrogênio (hormônio feminino) afeta a elasticidade qualquer ligamentos no corpo. Quanto mais alto – o mais fraco em forma de cruz ligamentos dos joelhos.

Diferente velocidade de redução femorais muscular

Nos homens durante a flexão da coxa músculo diminui mais lentamente do que em mulheres. Devido a isso, as mulheres ocorre o aumento da carga na frente de um POLICIAL, que pode levar à ruptura.

Mezhmyshelkovaya recorte da articulação do joelho em mulheres, já que os homens, o que contribui para a ruptura do ligamento cruzado anterior

Classificação e sintomas

A corrupção POLICIAL do joelho é de três graus de gravidade:

(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)

O grau degravidade Descrição sintomas

Primeiro grau – mikrorazryvy

Ocorre dor aguda, o joelho levemente inchados, desenvolve-se moderada limitação de movimento, mantendo a sua estabilidade.

Segundo grau – parcial cansaço

Episódios recorrentes de mikrotravmirovaniya ocorrer já a partir de pequenos esforços. Por exemplo, durante o período normal de roda a pé, e levam a um consenso parcial nadryvu cross-shaped do ligamento. A sintomatologia é semelhante a de primeiro grau de gravidade.

Terceiro grau – uma ruptura completa da COP

O mais grave forma, que é acompanhada por uma aguda de dor intensa, edema pronunciado do joelho, uma significativa limitação de movimentos, com a instabilidade da articulação, a violação de uma função de pivô membros.

(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)

Opções de quebras de tempo de ferimentos Duração após a lesão

Fresco

Os primeiros dias após a lesão. Prossegue pronunciados simptomatikoj.

Velho

A partir de 3 semanas de até 1,5 meses. Quadro clínico suavizada, a sintomatologia desaparece progressivamente.

Zastarelyj

Crônica patologia é mais de 1,5 meses após a lesão. É caracterizada por uma constante instabilidade da articulação do joelho.

Diagnóstico

Para confirmar a quebra de um ou ambos os krestovidnyh ligamentos paciente precisa passar por um exame completo.

Exame médico

  • A coleta de história e queixas.
  • A inspeção visual ortopedom-travmatologom com palpaciej da articulação do joelho.
  • O teste de "gaveta da caixa" – o sintoma dianteiro-traseiro do deslocamento da tíbia identificam quando sognutom joelho: livre deslocamento da perna para a frente, indica ruptura de PIXELS em volta da parte de trás do COP. Fuzzy resultado do teste é quando nesvezhem ou zastarelom ruptura devido a proliferação de tecido conjuntivo e gordura subcutânea.

A integridade dos ligamentos laterais quando a ruptura bocados determinado similares atividades de teste da gaveta da caixa", só se dirigir a pé.

  • A identificação de ballotirovaniya (instabilidade) da patela para determinar o patológico é uma acumulação de líquido dentro da articulação.

O teste de "gaveta da caixa"

É aconselhável procurar em travmpunkt imediatamente após o trauma, antes de aparecer o inchaço dos tecidos moles, que dificultar a realização do diagnóstico.

Ferramentas de pesquisa

  • Radiografia do joelho,
  • tomografia computadorizada ou ressonância magnética,
  • a artroscopia.

Métodos de tratamento

Quebras de bocados de ligamentos do joelho de conexão tratam conservador, mas quando sua ineficiência – cirúrgico.

Tratamento conservador

  1. Atividades na primeira fase conservadora de terapia para redução de dores e aliviar o inchaço.

  • Ao danificado tribo aplicam gelo.
  • Se for confirmada a presença de sangue na cavidade articular da – sua retirada, fazendo punção.
  • Para a imobilização do joelho, o médico coloca no pé longetu ou gipsovuu venda. Você pode substituir o uso de mídia removível orteza ou joelho durante um mês.
  • O tratamento complementam a ingestão de dentro não-esteróides anti-inflamatórios e analgésicos.

Bandagem na articulação do joelho

  1. A segunda etapa (após 3-4 semanas após a quebra COP), vai retirar o gesso ou outro utilizado ortopédico dispositivos com a gradual recuperação do tônus muscular e motora do joelho. Recuperação bem ajuda a massagem, fiziolechenie e simples de ginástica sob a supervisão de um médico terapia por exercício.

  2. Depois de 1,5 meses, o estado da tribo avaliam novamente. O tratamento acham bem sucedido na ausência de sinais de instabilidade da articulação, se houver – é resolvido a questão sobre a intervenção.

Operação

Imediatamente após lesões de ligamentos operação não fazem para evitar complicações. A operação de passar de 5 a 6 semanas após a lesão, exceto em dois casos:

  1. Casos complexos sochetannymi rasgos ou lesões de ligamentos, com uma fratura de um fragmento de osso, especialmente com o seu deslocamento.

  2. Urgente operacional de intervenção passam atletas para bystrejshego recuperação de forma e continuar com a prática de actividades desportivas.

O tratamento cirúrgico consiste na substituição do ligamento rasgado transplantação dos próprios tecidos do corpo (costura do ligamento cruzado não leva a um vigoroso um resultado positivo). Para isso, são adequados:

  • o tendão de polusuhozhilnoj os músculos da coxa,
  • nadkolennaya ligante,
  • allotransplantaty – donorskij material.

Reabilitação oral

No primeiro mês após a cirurgia o paciente anda de muletas, de qualquer tipo de carga sobre a perna lesionada excluídos. Depois de conectam médicaginástica, e então – aulas em simuladores. Restaurar a funcionalidade da articulação, normalização saídas da linfa contribuem para a massagem e fizioprocedury.

A fixação de um efeito positivo após a operação subsequente a previsão depende de uma abordagem responsável do paciente ao reabilitacionnomu período.

Resumo

As mais recentes técnicas e moderno, com aparelhos de endoscopia ajudam a tratar eficazmente as quebras de frente e de trás da COP, mas melhor – tomar medidas de prevenção de lesões: estar atento ao praticar sporotom, evitar travmoopasnyh situações de vida no trabalho.

Quando ocorre dor no joelho logo após a lesão, consulte a travmatologu.