Home / Osteocondrose / Osteocondrose da coluna lombar: causas, sintomas e tratamento

Osteocondrose da coluna lombar: causas, sintomas e tratamento

Conteúdo do artigo:

A maioria das pessoas com mais de 30 anos de idade alguma vez sentiu a dor lombar. Aos 60 anos para o sintoma queixam-se de cerca de 80% da população. A principal e a causa mais comum de dor torna-se osteocondrose lombar. Os primeiros sinais da doença pode ser diagnosticada já em adolescentes de 15-19 anos, e a 30 anos de dores nas costas incomodam já um homem de cem. Entre todos os casos da doença degenerativa do disco derrota lombar ocorre em quase 90% dos casos.

A essência da doença degenerativa do disco

Osteocondrose da coluna lombar se desenvolve como resultado da destruição do tecido conjuntivo disco intervertebral, corpos de vértebras adjacentes, superfícies articulares intervertebrais, articulações e ligamentos. Tudo isso ocorre devido a distúrbios metabólicos, sob a ação de cargas.

No início da doença ocorre a decadência glicoproteínas – complexo de substâncias, o que representa uma ligação de proteínas com polisaharidami. Estas substâncias contribuem para a firmeza e a elasticidade do tecido conjuntivo. Em seguida, o processo se aplica a prilezhashie a hryashu estruturas ósseas da coluna vertebral. Tais processos é chamado de degenerativno-distroficheskimi.

O primeiro com o desenvolvimento da patologia sofre mezhpozvonkovyj disco. Ele é composto por pulpoznogo geleobraznogo kernel e fibroznogo anéis. Com o desenvolvimento da doença degenerativa do disco geleobraznoe substância kernel seca, perdendo suas elástica propriedades de absorção de choque. Em seguida, ocorre a razvoloknenie fibroznogo anéis: nele se formam fissuras ou quebras, que a substância do kernel pode ir além de seus limites. As vértebras quando começam a experimentar grandes cargas mecânicas, o que leva a uma forte separação formação óssea e de tecido fibroso em áreas de alta carga sobre a coluna vertebral e o surgimento de ossadas razrastanij – osteofitov.

As razões do desenvolvimento da doença na lombar

O degenerativa que o processo é executado na coluna vertebral, sob a influência de vários fatores. Em diferentes situações, normalmente, prevalece o efeito de um deles, e os outros criam condições favoráveis para a progressão da doença. Portanto, hoje, a osteocondrose lombar é considerada multifaktornym da doença.

O mais significativo razões:

  • Capacidade de carga estática em condições adversas: longa retenção de instrumento de trabalho na mesma posição, fixação de algo; de longa distância, quando a coluna vertebral experimenta a maior carga devido a forças gravitacionais (osteocondrose apareceu pela primeira vez os homo erectus).
  • A obesidade.
  • Pés chatos.
  • Vestindo pesadas bolsas de mercadorias.
  • A sobrecarga física quando a prática de esportes ou trabalho físico duro.
  • Lesão e mikrotravmy.
  • Uma longa estadia no vynuzhdennom polusognutom posição, por exemplo, durante a aula, na escola, faculdade, trabalho no escritório e em casa no computador, de carro em carro. Neste momento, a pressão externa sobre o disco pode aumentar em até 20 vezes, pois ele passa a ser embargada as vértebras.
  • Predisposição hereditária. Os factores genéticos são diversas e podem ser associados com as dificuldades de construção do esqueleto (contribuem para a correcta distribuição de carga sobre a coluna vertebral) ou características do metabolismo (que pode ser retardado ou interrompido a síntese de glicoproteínas).

Os sintomas característicos da

Osteocondrose da coluna lombar – um processo irreversível. As manifestações da doença dependem do grau de desenvolvimento da patologia. Existem quatro graus:

  • 1-grau – período de mudanças e mover studenistogo kernel dentro do disco.
  • 2-grau – período de destruição fibroznogo anel do disco.
  • 3-grau – período de quebras de fibroznogo anéis e saída de substâncias studenistogo kernel fora dele, com a formação de hérnia de disco.
  • 4-grau – período de distribuição degenerada processo de vértebras com a participação do intervertebrais, articulações e ligamentos. Ocorre o desenvolvimento da artrose articulações intervertebrais (spondiloartroza).

Alguns autores destacam três graus, mas em todos os casos, a sua designação condicional e seguir para uma melhor compreensão dos processos, suas relações com os sintomas e o prognóstico da doença.

1-eu sou o grau de

1-o grau de patologia dores por causa da irritação de terminações nervosas localizadas no fibroznom anel e ligamentos longitudinais. O paciente sente desconforto local em que departamento da coluna vertebral, onde fica impressionado com o disco: uma dor aguda ou prostrely lombar (lombalgia), uma dor surda carácter permanente (lumbalgiu).

A irritação de terminações nervosas leva ao desenvolvimento de reflexos de síndromes, que caracterizam o 1.º grau: impulsos de razdrazhennyh terminações são distribuídos pela medula espinhal e transferem o problema para outros órgãos e tecidos. É por esta razão que uma pessoa pode sentir dor longe do "problemático" local: poderá detectar reflektornogo a espasmos musculares e vasculares, distúrbios circulatórios nos membros, ligamentos, o mau funcionamento dos órgãos internos. Distúrbios circulatórios e de alimentação de ligamentos e tendões que resulta em alterações dolorosas e selos em seus lugares de fixação dos ossos (entezopatij), que muitas vezes tornam-se o principalo que causa sofrimento.

Outros sintomas característicos da doença degenerativa do disco lombar, nesta fase, é a dor lombar-krestcovom segmento, otdaushaya na perna (lumboishialgiya), ou a dor só perna (ishialgiya, é muito menor número).

Um espasmo de grandes vasos da coxa pode causar distúrbios circulatórios e simular doença das artérias dos membros inferiores, tais como obliteriruushij aterosclerose. Em casos raros, podem ocorrer falhas de funcionamento, de bexiga e incontinência urinária.

2-o grau de

2.º grau se caracteriza pelo aparecimento de instabilidade e aumento da mobilidade das vértebras, o que provoca uma longa e forte tensão muscular. O doente sente sintomas, tais como a constante fadiga muscular lombar, o desconforto, a sensação de "falta de confiança em suas costas".

3-eu o grau de

No grau 3 em conexão com a perda de fragmentos de disco observados os chamados koreshkovye síndromes associadas ao sdavleniem raízes nervosas rolo segmentos.

Em pacientes recebe uma violação de sensibilidade na zona de suprimento nervoso* sdavlennogo do nervo. Primeiro, eles sentem um aumento da sensibilidade em uma determinada área, sensação de queimação, formigamento e, em seguida, vem a dormência, pode desenvolver-se uma perda total de sensibilidade. Redução da sensibilidade acompanhada de uma violação da função motora até a ocorrência de paralisia, e também istoncheniem e a uma diminuição do volume muscular (atrofia).

* Innervation – a relação de órgãos e tecidos com o sistema nervoso central através dos nervos.

A área onde se desenvolvem as alterações de dados, você pode julgar um determinado local de lesão no departamento da coluna vertebral. Se sofre área da parte superior do pé (é chamado de trás do pé), há uma fraqueza quando a extensão fina do polegar, o processo associado com a lesão de mezhpozvonkovogo unidade entre 4 e 5 m poyasnichnymi as vértebras. Se tais sintomas ocorrerem na região do calcanhar e a borda exterior do pé, há uma fraqueza em bezerro músculo, o paciente experimenta a dificuldade ao tentar pé em pé na soleira – de corrupção de disco na lombar-krestcovom segmento.

O sinal característico da derrota lombar-sacral departamento de 3º grau é um sintoma Lasega. O médico levanta a mentir nas costas do paciente com pé reto, quando ocorre uma forte dor na lombar-krestcovom segmento que está se espalhando por parte de trás da superfície do pé. Durante a flexão de perna na articulação do joelho a dor, fecha imediatamente.

Quando houver fragmentos de disco intervertebral no lúmen spinnomozgovogo canal, há sinais de lesões na medula.

É possível a ocorrência da síndrome de "cauda", que é o sdavlenie feixe de raiz do nervo espinhal do nervo que passa na lombar e krestcovom segmentos. Neste caso, a perturbada, sensibilidade e funções motoras dos pés, a função de doença inflamatória pélvica (geralmente a bexiga).

4-eu o grau de

No grau 4 no processo envolvido mezhpozvonkovye ligamentos, articulações, desenvolve-se a fibrose do disco – a substituição de todos os seus elementos densa cicatricial tecido conjuntivo. Este período pode ser caracterizado pelo desaparecimento do ponto inicial da dor da síndrome, a recuperação de uma função de referência da coluna vertebral, mas, ao mesmo tempo, ocorre uma significativa limitação da amplitude de movimentos nele. Em diferentes discos afetados podem ser observadas as diferentes fases do processo, portanto, as manifestações da doença podem ser muito complexos.

Métodos modernos de tratamento

No tratamento da doença degenerativa do disco lombar usam medikamentoznye, não-medicamentosas e técnicas cirúrgicas. Assim como a osteocondrose da coluna vertebral é um processo irreversível, o tratamento visa eliminar a síndromes clínicas e da prevenção da progressão da doença. O máximo de força devem ser aplicados para o tratamento conservador métodos.

Na primeira fase da terapia é crucial exceção provocando estáticos e de cargas dinâmicas, com o peso pesado agravamento da necessidade de respeitar o repouso. Às vezes, essa medida ajuda a mais do que um medicamento.

Medicamentos

Para aliviar a dor e inflamação, prescrever um tratamento medicamentoso (analgésicos e diferentes derivados da não-esteróides anti-inflamatórios), ibuprofeno, cetoprofeno, lornoksikam, meloxicam, etorikoksib, celecoxib, nimesulid e dr. Medicamentos podem ser comprimidos ou injeções dependendo da situação. Quando a sua falta de eficácia aplicam glukokortikoidnye hormônios: dexametasona, prednisona, betametasona, triancinolona e dr. Tiros com estes medicamentos, o médico pode fazer diretamente no local do foco da doença. Necessária ao tratamento da doença degenerativa do disco é a recepção De vitaminas do complexo b: B1, B6 e B12.

Para resolver refleksogennyh e relacionados psihogennyh violações podem ser prescritos medicamentos sedativos (relanium, diazepam, zopiclone), anticonvulsivantes (topiramato, gabapentina, pregabalin e dr.) e em comprimidos antidepressivos (amitriptilina, clomipramina, fluoxetina, trazodon e dr.). Se você suspeitar koreshkovogo síndrome de prescrever diuréticos e, quando paralichah – antiholinesteraznye medicamentos (galantamina, neostigmina, ipidakrin).

Atualmente no tratamento da doença degenerativa do disco é amplamente aplicadas hondroprotektory (hondroksid, struktum, rumalon, arteparon e dr.). No entanto, as opiniões sobre eles, o ambíguo, no momento em que a sua eficácia não confiável provado.

Na aguda no período paraalívio da dor podem ser aplicadas novokainovye bloqueio – a introdução de um local de analgésicos diretamente na área afetada.

Na foto – o ibuprofeno diferentes fabricantes

Não-medicamentosas formas de

Como tratar a doença depois de resolver agudas, dores de cabeça? Você deve imediatamente começar a terapia nemedikamentoznymi métodos. Aplica-se terapêutica de ginástica, massagem, tratamento fisioterapêutico, a acupuntura. Bastante popular eletroforese e fonoforez com karipazimom na área afetada da coluna vertebral. Karipazim – fermentnyj a droga que promove a rassasyvaniu sorteados setores do disco.

Operacional de intervenção

Quando a ineficiência dos métodos pode ser realizada a operação.

O tratamento cirúrgico é realizado nos seguintes casos:

  • Se não conseguir deter a dor de outros métodos dentro de 3-4 meses. Quando muito intensa dor o tratamento pode ser realizado através de 2 semanas.
  • A síndrome de "cauda".
  • Sinais aguda compressão de raiz do nervo da medula espinhal (de fraqueza e dormência nas extremidades).

Contra-indicações à realização da operação – alguns casos de doenças graves, idade mais avançada.

Hoje para o tratamento da doença degenerativa do disco são usados vysokotehnologicheskie métodos de intervenção cirúrgica: mikrohirurgicheskie, chrezkozhnye endoscópicos. Graças às novas tecnologias foi possível melhorar significativamente o prognóstico, a reabilitação no período perioperatório e encurtar o período de incapacidade temporária.

O que o paciente pode fazer em casa?

Em casa, especialmente quando para dores crônicas de caráter permanente, é possível tratar a osteocondrose, usando o calor seco, compressas, aplicadores Kuznetsov e Lyapko.

É importante cuidar racional de esforço físico, de eliminar a postura, em que o corpo está em vynuzhdennom posição não natural, organizar sua área de trabalho, de sono e repouso.

É necessário prestar bastante atenção de atividade física, ginástica, para garantir o máximo de descarregamento de todos os setores da coluna vertebral. Muitas vezes, essas atividades permitem eliminar totalmente a dor e ajudar a melhor a mais moderna de comprimidos e injeções.

Estacionamento sem manobrista terapia da doença degenerativa do disco até o refinamento do diagnóstico perigoso, como sintomas semelhantes podem ser observadas, por exemplo, quando o tumor processos e errada a realização de procedimentos que podem agravar a situação.

É importante que leia: sintomas da doença degenerativa do disco.