Home / O resto / A doença Espondilite: o que é, causas, sintomas e tratamento

A doença Espondilite: o que é, causas, sintomas e tratamento

Conteúdo do artigo:

A doença Espondilite – longa doença inflamatória das articulações (coluna vertebral e de extremidades), que também ocorre srashenie mezhpozvonochnyh ligamentos, eles são colocados sais de cálcio, as articulações são bloqueados, e diminui a mobilidade de segmentos vertebrais. Na ausência de tratamento, chega de deficiência. A doença pode fluir ao longo dos anos.

Outros nomes de patologia: a espondilite anquilosante, a espondilite spondiloartrit, a espondilite spondiloarteriit.

A derrota da coluna vertebral doença Espondilite

É muito importante diagnosticar a doença em fase inicial. Os sintomas de uma doença bastante comum e não específicos: dor, rigidez nos movimentos. Assim como a doença Espondilite "mascarados", sob a outras doenças que os médicos não diagnosticam em 72% dos casos de tratamento (e o de mulheres, 94%). Na melhor das hipóteses, será atribuído a um raio-x.

Devido a genética do fator de desenvolvimento acredita-se que a cura da doença Espondilite impossível; só pode parar a progressão. No entanto, esta é uma questão controversa, assim como muitas pessoas vylechivautsya: rever não só os hábitos, atividade física e dieta alimentar, mas (o que é especialmente importante) o seu pensamento e atitude em relação à vida.

Como se desenvolve a doença, quais são os seus sintomas, o diagnóstico e métodos de tratamento – a ler.

O que acontece quando a doença?

O mecanismo de desenvolvimento da doença: ocorre a inflamação da cápsula, locais de inserção de ligamentos e tendões, tecido ósseo. Começa a ser depositado fibrina (especial de proteína) e a inflamação passa para a cartilagem. Ocorre o seguinte srashenie do tecido conjuntivo e, em seguida, o osso. Em 50% dos pacientes se envolvem e articulações periféricas.

Cinco motivos de doença

Cinco razões para a ocorrência de doença Espondilite:

  1. a hereditariedade,

  2. imunológicas,

  3. revmaticheskaya infecção,

  4. enterobakterii,

  5. gonorejnaya infecção.

As quatro formas da doença

Quando a doença Espondilite normalmente inflamados malopodvizhnye articulações: krestcovo-podvzdoshnye (sakroliniit), dugootroschatye, reberno-insetos, bem como as grandes articulações de membros.

Destacam 4 formas de doença Espondilite.

(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)

A forma de patologia Quais as articulações afetadas Características da doença

Central

A coluna vertebral

A dor do sacro sobe pela coluna vertebral; em torácica desenvolve cifose, na região cervical – lordose. Primeiro, pode ser a derrota dos olhos: iridociklit, o glaucoma.

Rizomericheskaya

A coluna vertebral, tazobedrennye, alças juntas.

Um sintoma característico: a dor irradiiruet no joelho, coxa, virilha.

Ao nascer

A coluna vertebral, articulações do joelho, o pé.

A doença Espondilite de uma forma muitas vezes pode ocorrer em adolescentes.

Norse

A coluna vertebral, pequenas articulações pincel, parar.

A dor expressa mal, caracterizada por longos de remissão.

Sintomas e diagnóstico

A doença Espondilite desenvolve-se lentamente, começa quase imperceptível dor krestcovom departamento. O sintoma doloroso é claramente expresso noite, mais ele se manifesta em seu segundo semestre. O caráter da dor: tyanushaya, chata, irritante. De manhã, o homem sente a rigidez e, em seguida, à medida que a atividade de movimento, ela passa.

As pessoas quando aparecer dor nas costas, muitas vezes recorrem ao neurologista, médico de clínica geral, quiroprático. Devido à semelhança dos sintomas iniciais da doença com outras patologias da coluna vertebral, muitas vezes, soam diagnósticos: osteocondrose, lumbalgiya, protruziya ou uma hérnia de disco. Eles começam a tratar, e a verdadeira razão para a dor continua a progredir.

Se tiver característicos sintomas, deve contactar a revmatologu. Um especialista irá realizar um exame de acordo com os seguintes critérios:

  • a idade 15-45 anos;
  • noite de dor;
  • a rigidez pela manhã;
  • a dor se intensifica em repouso, diminui durante o movimento;
  • de início gradual de desconforto;
  • a presença da doença em parentes;
  • a psoríase;
  • doença inflamatória intestinal;
  • uretrite;
  • diarréia;
  • dor nas nádegas (alternadamente à esquerda e à direita);
  • hipercalcemia e alta ESR em uma análise de sangue;
  • a cifose torácica da coluna vertebral.

Para o diagnóstico da doença Espondilite necessários: imagem por ressonância magnética identifica o início da doença) e radiografia. De particular importância é a análise por detecção de antígeno complexo de incompatibilidade HLA V27. Apesar de sua clínica o papel ainda não decifrado, ele é detectado em mais de 90% das pessoas com ankiloziruushim spondiloartritom.

Complicações

A doença Espondilite, quando nesvoevremennom tratamento, provoca complicações:

  • deformaçãoa coluna vertebral;
  • a restrição (perda) treinamento de atividades motoras;
  • doenças dos olhos;
  • doenças do coração, dos vasos sanguíneos;
  • doença renal;
  • doenças do sistema respiratório.

Em casos perde-se a capacidade de movimento e vem de deficiência.

Métodos de tratamento

O tratamento da doença Espondilite visa eliminar a dor, a resolução da inflamação, a parada do processo de expansão do tecido conjuntivo e a deformação dos ossos e cartilagens.

Medicamentos

Independentemente do grau de desenvolvimento da doença no momento do diagnóstico da doença Espondilite precisa eliminar os sintomas principais: a inflamação e a dor. Para isso, prescrever anti-inflamatórios (AINES): diclofenaco, indometacina, bem como reopirin, butadion e outros. Talvez a aplicação sulfasalazina: ele tem um anti-inflamatório e bactericida efeito. Quando fortemente expressa em sintomas de aplicar metilprednisolona e imunossupressores (ciclofosfamida, azatioprina).

É muito eficaz o uso de AINES selectivos. Quando a doença Espondilite pode utilizá-los longo tempo, sem efeitos negativos. A esses medicamentos refere-se arkoksia.

Fisioterapia

Fisioterapia na doença de Espondilite aplica-se a:

  • eliminar a dor,
  • o alívio da inflamação e do edema,
  • o ganho de metabolismo no tecido conjuntivo,
  • a redução da resposta imune,
  • relaxamento muscular,
  • resolução de kontraktur (limitação da mobilidade da articulação).

Defibroziruushie métodos

Este produto ultrafonoforez e eletroforese . Eles possuem um anti-inflamatório e analgésico de ação, rassasyvaut (defibroziruut) o tecido conjuntivo, eliminando aderências e cicatrizes.

Fibromodeliruushie métodos

Esta é a parafina, ozokeritoterapiya, uma variedade de banhos (radonovye, serovodorodnye e dr.). Eles aumentam o metabolismo do tecido, a regeneração de células, reabsorção se infiltra, reduzem o espasmo muscular e a dor.

Métodos de correção de postura

Este alongamento, vytyazhenie, massagem de relaxamento. Esse efeito aumenta a mobilidade de segmentos vertebrais, melhora a micro-circulação, relaxa os músculos. Na massagem aplicam esfregar, acariciar, amassamento, vibração.

Métodos de exposição, a duração e o número de cursos instalados médico individualmente.

Terapia por exercício

Médica ginástica na doença Espondilite é estritamente alta dosagem de exercícios de acordo com a leitura e com a supervisão de um médico. Ela normaliza alterados a função das articulações, fortalece os ligamentos e os músculos, recupera o sistema nervoso condutividade, krovo - e limfoobrashenie. Sob a ação de um longo e rigoroso treinamento os sintomas da doença desaparecem, e a função danificados articulações podem se recuperar.

Prevenção

Para a prevenção do desenvolvimento da doença Espondilite precisa de atividade física. Muito bom funciona em articulações, a natação, especialmente em combinação com a terapia por exercício.

Se há a possibilidade de, necessariamente, (pelo menos uma vez por ano) passar sanatornoe tratamento gryazevyh resorts, resorts com sulfidnymi e radonovymi águas.

Para evitar a deformação da coluna vertebral – dorme moderadamente disco colchão de espuma e com uma almofada (ou sem ela).