A doença Pertesa em crianças e adultos: sintomas e tratamento, causas
Conteúdo do artigo:
- As causas e o desenvolvimento da doença Pertesa
- Os sintomas característicos da
- Duas seleções da doença
- Métodos de tratamento
- Resumo
A doença Pertesa – omertvenie da cabeça do fémur; este processo é chamado de asepticheskim necrose. Asséptica – significa, que surgiu, não por causa da purulenta do processo ou de contaminação, mas sim, o processo de distroficheskoj da natureza. Omertveniu exposto a ponta da cabeça do osso, que prilezhit ao acetábulo cocho, ou superior do seu hemisfério.
A doença Pertesa de crianças encontra, desde os cinco anos de idade. Em adultos esta doença não são diagnosticados, assim como todos os principais sintomas estão associados a distúrbios aparecem na infância.
Claro, pode vir ao médico adulto hromaushij homem, e o diagnóstico será cobrado na idade adulta. Mas ao inquérito de você achar que o problema com o pé entusiasmaram-lo na infância e adolescência.
Normalmente, as meninas têm a doença ocorra mais difícil, com alta probabilidade de ocorrência de uma deficiência, mas principalmente, adoecem os meninos: em cada 5 meninos tem um caso de uma menina.
Em cada século xx caso tem lugar simétrico com a derrota de duas articulações, e no caso de autônomo lesões de necrose asséptica afeta principalmente o direito a articulação.
Patologia Pertesa pode significativamente reduzir a qualidade de vida de uma pessoa. A previsão pode ser tão favorável, quando o homem, em geral, mantém a saúde e pode conduzir a um completo estilo de vida, e desfavorável quando se desenvolve koksartroz e deficiência.
O tratamento é necessário um longo e complexo. A terapia pode ser bem-sucedida – de que é altamente dependente da rápida resposta dos pais ao problema os sintomas de seus filhos.
Em seguida, falarei sobre a doença e seus modos de correcção atempada, que podem levar à total recuperação.
As causas e a evolução da doença Pertesa
Há muito tempo os médicos (os cientistas) não sabia, por que, especificamente, ocorre esta doença; eles acreditavam que a causa pode ser qualquer um fator negativo: a partir de um aumento de carga sobre a articulação até congênitas e doenças endócrinas.
Agora (esse artigo foi escrito no ano de 2016), o mais provável mecanismo de desenvolvimento da patologia "doença Pertesa" o seguinte:
-
Existem predispondo à patologia fatores: inato nedorazvitie da medula espinal (mielodisplasia) é a divisão, que controla a inervação (sistema nervoso comunicação) a cabeça femoral.
-
Devido a isso, os vasos e os nervos, que nutrem e controlam a articulação do quadril, tais crianças têm desenvolvido o pior, são de menor tamanho, menor em número do que em crianças saudáveis. Por exemplo, em vez de 10, as artérias e veias de médio porte em pacientes crianças têm 3-5, sendo abortados.
-
Isso leva à crônica insuficiência de alimentação da cabeça femoral.
Mas este estado até que não resulta em necrose, assim como o suprimento de sangue deve quase parar. É a este levam os chamados "fabricam" os fatores: isso pode ser uma pequena lesão, ou o processo inflamatório na região da articulação. São eles que farão a final sdavlivaniu de vasos, que são estreitas e não têm capacidade de backup para o fluxo sanguíneo nos termos do edema inflamatório.
Por exemplo, um pequeno respiratornaya infecção ou inocentes crianças saltos podem iniciar o processo de necrose e o desenvolvimento de infarto cabeça do osso. É a partir desse momento começam as manifestações clínicas.
Os sintomas característicos da

Clique nas imagens para ampliar
1 fase
A doença Pertesa em seu estágio inicial (primeira fase) tem escassos sintomas:
- fracos e inconstantes dor no quadril ou anca,
- fácil periódica prihramyvanie ou "podvolakivanie" pé.
Esta lubrificada a pintura faz com que esses sintomas são considerados como conseqüências da lesão, e o tratamento retarda-se, quando foi nessa primeira fase às vezes, a cura é possível, se a necrose é pequena, e a circulação do sangue, você pode restaurar rapidamente.
2 a fase
Se o tratamento não foi atribuído na fase inicial da patologia, e omertvenie aconteceu a uma fase superior do hemisfério, a esperança de restaurar o fluxo sanguíneo não. E começa a segunda fase, o principal evento do qual é um processo de longa duração de deformação (destruição) morta óssea da cabeça femoral.
É o tratamento deformado e, de fato, morta de tecido e é um problema sério de trauma e ortopédicos.
Este longo processo está relacionado com o fato de que omertvevshaya a cabeça muito mais frágil e neprochnaya, ela é destruída sob a influência de uma carga normal. Posteriormente, desenvolvem-se os dentes (impressionnye) fraturas da cabeça do fémur.
Numa segunda fase, a doença Pertesa tem os seguintes sintomas:
- claudicação e dor na perna;
- periódicas de distúrbios da função para a anca;
- vegetativno-tróficas transtorno na área de paradas: palidez, sudorese;
- periodicamente o aumento da temperatura até 37,1–38 graus.
src="/joints-pt/images/84-2.jpg">
Duas seleções da doença
Há, favorável e desfavorável de resultados de desenvolvimento de eventos:
-
No primeiro caso, a articulação do quadril mantém a sua integridade até a velhice, não criando problemas especiais (isso acontece quando os pais prestam atenção aos primeiros sintomas).
-
Quando o mau resultado se desenvolve deformiruushij koksartroz, o que leva a frequentes de incapacidade no coração "florido" idade: 16-25 anos.
Métodos de tratamento
A doença Pertesa e seu tratamento – complexa e difícil problema de traumatologia e ortopedia infantil de idade (respectivamente, tratam a doença travmatologi e ortopédicos). A principal tarefa da terapia: quando todas as circunstâncias e todas as formas de manter arredondada formato anatômico da cabeça femoral e a sua posição (de alcançar centracii cabeça no acetábulo cocho).
Tratamento conservador
Você deve:
- Sob nenhuma circunstância, quando da detecção precoce da doença Pertesa não é possível contar com a perna afetada, até a atribuição de repouso na cama.
- Quando lezhanii na cama do pé precisa cruzar, ao lado de mentir não é recomendado.
- Fazer uma especial curativo da ginástica, massagem.
- Realizar elektromiostimulyaciu muscular, junto a tazobedrennomu sustavu.
- Tratar acompanha a inflamação na articulação articulação (utilizam AINES, vitaminas, antibióticos).
- Tomar medicamentos que melhoram a circulação sanguínea (pentoksifillin, trental).
- Tomar medicamentos-reparanty – melhorias de atualização (regeneração) tecidos: é metiluracil, vobenzim;
- Tomar osteoprotektory (ferramentas que protegem, para restaurar o tecido ósseo) e hondroprotektory (ferramentas, proteger e restaurar as cartilagens articulares).
São amplamente utilizados pneus especiais que prendem os pés no razvedennom posição, ataduras de gesso – espaçadores, koksitnye penso. Durante a internação e pós-tratamento de possível aplicação esqueletal tração. O ônibus, ataduras de gesso, juntamente com immobilizaciej podem corrigir a forma e a posição da cabeça.
Sofrem de patologia da doença Pertesa" ao executar programas de reabilitação é muito útil natação, pois ele não carrega a articulação da anca eixos longitudinal de carga, e, vice-versa, descarrega-lo, fazendo trabalhar os músculos e manter o ótimo nível de circulação. Tratamento de natação e de outras formas de balneoterapia muito mostrados na adolescência.
O tratamento conservador é eficaz somente se os pais atentamente referem-se às queixas da criança, dentro de poucos dias ou semanas do início da doença, voltaram a ortopedu e colocar a criança na cama, pelo menos, até a consulta de um médico – e, portanto, não deram deformar a cabeça do osso.
Operacional de intervenção
Se o tratamento conservador não for eficaz, então mostra a operação.
A doença Pertesa tratada cirurgicamente em casos graves: quando as primeiras, completa e bilateral nekrozah. Para a operação, as crianças são selecionadas realização de 6-7 anos de idade, com sintomas emergente podvyviha a cabeça do fémur.
Quando a doença Pertesa realizam cirurgias plásticas, destinadas como a correção da cabeça, e a "inversão" do acetábulo.
Se a operação for realizada por leituras, quando favorável resultado e oportuna intervenção, o paciente recebe a oportunidade de mover-se sem a ajuda de muletas, bengalas e mesmo sem claudicação (ou com fácil prihramyvaniem). Mas a atividade física como corrida e de transferência de pesos–, são proibidos.
Resumo
Espera-se que os pais depois de ler este artigo vai acompanhar de perto o seus filhos, tomar nota de suas queixas com o devido cuidado e observar a sua marcha. Se tiver estes sintomas você deve imediatamente contactar a proporção de crianças travmatologu ou ortopedu, para não perder tempo e começar um tratamento.