Home / O resto / Doença das articulações dos pés: causas, sintomas, tratamento e prevenção

Doença das articulações dos pés: causas, sintomas, tratamento e prevenção

Dores nas articulações dos pés familiar a muitos de nós. Anteriormente acreditava-se que as doenças do sistema músculo-esquelético é a herança dos idosos, no entanto, nos últimos anos, tem havido um rápido "rejuvenescimento" de tais enfermidades. E hoje, esses problemas existem em cada segundo – uma terceira pessoa no mundo. Muitas doenças das articulações dos pés – qual o tratamento iniciado a tempo – passagem de sucesso e já não incomodam o homem, mas se deixá-los seguirem o seu curso, não excluído e muito graves consequências.

Deixar que a doença "é deixado ao acaso" é muito perigoso, mesmo se eles parecem inofensivos

Tipos de doenças das articulações dos pés

Diferentes formas de patologias articulares há muito, e muitos têm sintomas semelhantes.

Os profissionais da artrologi destacam dois principais doenças: a artrite e a artrose. Encontradas e formas mistas – artrozo-artrite: é distroficheskoe a destruição da cartilagem articular em meio a uma inflamação crônica.

A artrose

A artrose é uma patologia degenerativno-distroficheskoj da natureza com a derrota da cartilagem articular e envolvente peças ósseas (epifizov). Pé – favorita localização artrozov, porque eles tem que constantemente de suportar grandes cargas (peso de todo o corpo). As causas dessa doença geralmente se torna um (ou mais) dos seguintes fatores.

  • O excesso de carga nos pés, especialmente quando há excesso de peso. Assim, o trabalho relacionado com mnogochasovym stoyaniem nos pés podem causar artrozu joelho e articulações do tornozelo.
  • Lesões nas articulações e svyazochnogo do aparelho, incluindo a permanente mikrotravmatizaciu. Por exemplo, quando a prática de esportes ou trabalho com um martelo.
  • Distúrbios metabólicos relacionados com o fundo de sais em cavidades articulares.
  • Mudanças relacionadas à idade – desgaste, abrasão da cartilagem.
  • Defeitos: qualquer nedorazvitie ou errada a formação de sochlenyaushihsya ossos, ligamentos e junto a ele muscular faz com que o caminhar se torna uma fonte de aumento de carga (muitas vezes desproporcional oportunidades de articulação).
  • Operações relacionadas com a remoção de articular os ligamentos e meniscos.
  • Doenças hereditárias ou predisposição.
  • De longa duração e ocorrem doenças inflamatórias crônicas das articulações.
  • Geral, doenças do tecido conjuntivo (artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia e outras).
  • Deformiruushie artrozy pés podem ser provocados por uso desconfortável sapatos.

Os sintomas da artrose será sempre a dor nas articulações (artralgia), dificuldade de andar e, à medida que o desenvolvimento da doença – deformação dos pés. Primeiro aparecem espessamento epifizov ossos e atrofia próximas dos músculos e nas formas graves se desenvolve a curvatura dos pés, particularmente visível quando artroze do joelho.

O tratamento da doença deve começar com uma resolução de causas, quando possível. Assim, se a doença levou-o excesso de peso – a necessidade de melhorá-la, se a razão permanência prolongada nos pés – você precisa pensar sobre a organização periódica de férias ou de mudança de actividade, o trabalho. A verdade é uma só descarga das articulações para a sua recuperação não é suficiente. Precisará de recepção de medicamentos que melhoram a circulação sanguínea e o metabolismo, bem como o endireitamento e protegem hryashevuu superfície (hondroprotektory).

Quando artroze muito úteis aulas de curativos, exercícios físicos, massagens e terapia manipulativa – todas estas medidas que impedem o desenvolvimento de kontraktur (dificuldade de mobilidade) e ankilozov (sobrecrescimento articular de fenda). No entanto, se a doença estava longe, e métodos de terapia conservadora, incapaz de livrar o paciente do sofrimento – é apenas uma operação, substituir a superfícies articulares artificial.

Se você executar a doença – pode ser na mesa de operação

A artrite

A artrite é uma doença inflamatória das articulações como infecciosa, e neinfekcionnoj da natureza. Infecciosa, artrite podem desenvolver-se como independente da patologia, assim como sintomas de doenças comuns (por exemplo, reumatismo). A inflamação de uma articulação (monoartrit) normalmente é chamado de penetração para o interior da infecção através danificados características gerais ou com uma corrente de sangue. Por exemplo, artrite infecciosa das articulações do pé ou tornozelo pode ocorrer como uma complicação infectada do milho.

A artrite se comuns as infecções do corpo (tais como o reumatismo, borrelioz, a doença de Lyme e outras) não são exclusivas para as articulações dos pés, mas muitas vezes estão localizadas ali, porque os pés mais carregadas e nem sempre bem dotados de sangue.

Também as articulações do pé e os dedos dos pés podem ser artrite reumatóide. É o número total de inflamação auto-imune do tecido conjuntivo, e a sua favorita localização – pequenas articulações. Artrite reumática flui crônica e muitas vezes leva à deformidade do pé, privando a pessoa a oportunidade de andar normalmente.

A artrite, por vezes, acompanhadas de inflamação okolosustavnyh tecidos – periartritami. Periartrity podem abranger próximo ao sustavu ligamentos e tendões, cápsula e os músculos. Eles contribui para a penetração de infecção no tecido inflamado articular da cavidade ou a partir do exterior – com o choque de sangue eda linfa.

Provociruushimi fatores de desenvolvimento de artrite dos membros inferiores são:

  • resfriamento dos pés, por exemplo, como usar sapatos não de acordo com o tempo, se molhar e t. d.
  • crônicas focos de infecção no organismo;
  • redução de imunidade – isso cria um ambiente propício tanto para a revitalização de infecções, assim, para a ocorrência de reações auto-imunes (ataques do sistema imunológico do corpo para seus próprios órgãos e tecidos);
  • o dano da pele nas pernas, por exemplo, de longa duração e as cicatrizes de milho ou de crack no batente;
  • outras doenças, como, por exemplo, a osteoartrite, a qual artrite junta-se outra vez.

Os sintomas de artrite, ao contrário do artrozov, são sinais de inflamação – inchaço, vermelhidão, dor, aumento da temperatura da pele sobre a área afectada. Dependendo da manifestação de uma reação inflamatória pode sofrer e condição geral: desenvolver febre, intoxicação e t. d. Quando crônicas, artrite (e quando artrozah também) em estágios posteriores da doença, muitas vezes, desenvolve-se a deformação das articulações, devido a distroficheskih processos em tecido de cartilagem.

O tratamento da artrite difere radicalmente o tratamento da artrose. Antes de tudo, na aguda período, a necessidade de garantir a paz doente membros. Quando bilateral derrota de grandes articulações do paciente deve-se respeitar o repouso e o máximo de limitar a pé. Quando infecciosas para a artrite dos medicamentos, necessariamente, são atribuídos os antibióticos, não-esteróides anti-inflamatórios e hormônios. Normalmente, a injeção de hormônios são feitas diretamente na cavidade articular é rapidamente alivia a inflamação e traz um alívio considerável.

Doenças auto-imunes artrite tratam de meios operacionais para a normalização da resposta imune, e também por via tópica (pomadas, géis de banho, compressas, esfregando).

Quando crônicos de artrite em períodos de remissão é necessário um conjunto de medidas destinadas a manter as articulações em rolar estado e impedem o desenvolvimento kontraktur. Úteis, massagem, ginástica, terapia manipulativa, tratamentos térmicos e tratamento de spa.

A gota

Típico da doença pés é a gota – a deposição em cavidades articulares de sais de ácido úrico. Ela é caracterizada pela muito inflamação dolorosa plusnefalangovyh grandes articulações dos dedos dos pés, pelo menos tornozelo e pequenas articulações dos pés. Quando a gota de são prescritos medicamentos que impedem a formação de ácido úrico – urikodepressanty, que são sempre aceitos sob controle médico, pois podem causar efeitos colaterais.

Massagem – não só agradável procedimento, ele dá um forte efeito curativo

Prevenção

Para não privar-se de alegria, de movimento livre, é muito mais fácil prevenir a ocorrência de casos de doenças, que depois de longos anos de envolver o seu tratamento. Então, o que é benéfico para as articulações das pernas?

  1. Um estilo de vida saudável. Abandonando os maus hábitos, características de comer compulsivamente, você libertar-se de uma das principais causas da artrose – com excesso de peso. E mantendo a atividade e mobilidade – assegurar a normal produção de líquido sinovial (lubrificante), e assim vai manter a cartilagem, em bom estado de conservação.

  2. Têmpera. Encharcamento pés de água fria não é só aumentar a resistência do organismo às infecções, mas também treinará os vasos sanguíneos e, portanto, apoiará o bom fluxo sanguíneo para o articulares e okolosustavnyh tecidos.

  3. Boa nutrição. Para o tecido de cartilagem são muito úteis os produtos contendo mono e poliinsaturados ácidos graxos, vitaminas (especialmente a, C e P) e cálcio. Os ácidos gordos rica em peixe vermelho, vitaminas de frutas, legumes e verduras, cálcio – produtos lácteos, especialmente o queijo e coalhada. E um excesso na dieta de pratos de carne, ricos em purinas, e também em sopas fortes de carne bulonah pode levar ao desenvolvimento de gota. Muitos nutricionistas para a prevenção de doenças nas articulações recomendam comer mais alimentos crus: frutas e legumes.

  4. Movimento. Mesmo que a alta dvigatelnaya atividade em um estilo de vida saudável nem sempre dá a carga, por isso, quando os primeiros sinais de problemas nas articulações dos pés será muito útil para dominar o complexo de ginástica exercícios regularmente e executá-lo. Isso pode ser terapêutica ginástica, yoga, dança ou qualquer outra coisa. Importante para escolher o melhor a carga.

Seguindo essas regras simples, pode evitar uma série de doenças das articulações dos pés, e se o problema já se fizeram sentir – se simplificar ao máximo o curso da doença. Importante – fazer um estilo de vida saudável hábito. E então você pode não se preocupar, que a doença podstupit no momento mais inoportuno e perderá definitivamente a capacidade de alegrar-se com liberdade de movimento.