Home / O resto / A displasia de quadril em recém-nascidos: sintomas e tratamento

A displasia de quadril em recém-nascidos: sintomas e tratamento

Conteúdo do artigo:

A displasia da anca em recém – limitação intra-uterino nedorazvitie articulares de elementos (ósseas e de tecidos moles), o que leva à mudança da posição da cabeça do quadril e do acetábulo uns em relação aos outros. Quando esta condição ocorre a má educação de todos os componentes da anca.

Clique nas imagens para ampliar

Às vezes, a displasia consideram como o subdesenvolvimento da articulação do quadril, o que leva uma subluxação ou luxação da cabeça do quadril. Alguns ortopédicos usam este termo, referindo-se a toda e qualquer violação de articulação: da malozametnogo rentgenologicheski nedorazvitiya conjunta até um total de vyviha da cabeça do osso.

O recém-nascido (o recém-nascido é uma criança nos primeiros 28 dias de vida) e a displasia não incomoda; os pais e os médicos revelam que a doença externas de sintomas, e não a base de grito ou a ansiedade da criança. Se a patologia não tratada a tempo – ela leva a deformidades osteo-muscular do aparelho, violação de formação do sistema músculo-esquelético e de incapacidade.

A doença pode afetar um pé (mais comum) ou de ambos. Os meninos sofrem de displasia de anca a 7 vezes menos do que as meninas.

Esta patologia está envolvido pediatra.

A doença é tratada com sucesso, especialmente se a terapia começou nos primeiros três meses de vida da criança (em tais situações fisiológicas e do estado funcional da articulação do quadril foi normalizada em 97% dos casos).

Mais de um artigo, você vai aprender: por que ocorre a displasia, como determinar o seu bebé, métodos de tratamento e prevenção da doença.

A essência do problema: o que acontece quando a displasia do quadril articulações

Cinco possíveis tipos de mudanças anatômicas na anca quando displasia:

  1. vertluzhnaya depressão uploshena, portanto, não há apoio para a cabeça do quadril;

  2. a cabeça do fémur deformada (pode adquirir um formulário bereta ou cone);

  3. o colo do fêmur curto, utolshennaya;

  4. a cartilagem da cabeça e do acetábulo deformado e lugares em ruínas (nedorazvit);

  5. o ligamento da cabeça pode ser aumentado em volume ou ausentes.

De acordo com a classificação baseada em rentgenologicheskih indicadores, destacam:

(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)

Predvyvih

O deslocamento não. Ligamentos e os músculos mantêm a cabeça na coxa acetábulo demais.

Subluxação

Incompleta deslocamento da cabeça femoral: ela está knaruzhi e para cima em relação ao achatado acetábulo demais.

Luxação

Completa o deslocamento: a relação entre o acetábulo vpadinoj e a cabeça da coxa perdida.

Três de dados do estado pode ser visto como a displasia leve, moderada e severa gravidade, respectivamente.

Dez razões displasia em recém-nascidos

Na lista abaixo as 10 principais causas de patologia (9 dos 10 motivos associados a problemas na gravidez):

  1. as anormalidades do processo de marcadores sistema músculo-esquelético da criança no período intra-uterino (por exemplo, inflamação da articulação do quadril);

  2. o atraso no vnutriutrobnom desenvolvimento do feto;

  3. traumatismo ou mecânico sdavlenie conjunta em caso de insuficiência de líquido amniótico;

  4. distúrbios endócrinos da mãe e do feto;

  5. toksikozy durante a gravidez;

  6. lesão renal mãe durante a gravidez;

  7. pélvica predlezhanie fruto;

  8. longos parto;

  9. a hereditariedade;

  10. errado fraldas.

Os sintomas da doença

Com um pouco de displasia visualmente pode-se notar a limitação na criação das pernas e a falta de simetria de pele de rugas.

Em caso de podvyviha sintomas tornam-se mais pronunciados, é adicionado mal ulovimoe encurtamento danificada membros.

Luxação apresentado sintomas na íntegra:

  1. a assimetria femorais e glúteos dobras na pele;

  2. difícil passivo, colocando o quadril (passivo – isto é, quando o coxa retirado de um recém-nascido, e não ele próprio);

  3. quando unilateral da área afetada e a perna menor do que o outro;

  4. em um estado relaxado joelho e parada danificada pernas são rejeitadas knaruzhi;

  5. o sintoma firmeza: quando diluído dobrado pernas no lado de ouvir o "clique" – a cabeça do quadril escorregar "no lugar de" em vertluzhnuu uma cavidade;

  6. quando você clica em artéria femoral na região inguinal dobras do pulso não desaparece (devido à inclinação da cabeça, não consegue prender a ela artéria femoral comum, e quando o desenvolvimento normal da articulação do pulso deve desaparecer);

  7. meninas, devido a inclinação da pelve sexual fenda localizadade viés.

Diagnóstico e indicações de tratamento

O diagnóstico é baseado na inspeção visual e de dados sobre vnutriutrobnom desenvolvimento. Em caso de dúvida, ou displasia apenas suposto (por exemplo, com base em dados intra-uterino, na ausência de sinais externos), como executar uma pesquisa de método utilizam raios-x ou ultra-som.

Para o diagnóstico preciso mais adequado de ultra-som: ao contrário dos raios-x dos LAÇOS estudo mostra alterações na articulação com idade inferior a 4 meses e é completamente seguro para o recém-nascido.

Raio-x também é usado para o diagnóstico, mas os filhos nascidos de impedimento na cabeça do fêmur não a ver, t. k. os dois primeiros meses após o nascimento, ela não tem bolsões de okosteneniya (normal, ela começa em torno da idade de seis meses, e com um pouco de displasia apenas aos 8-10 meses), e isso dificulta a leitura da imagem. Vertluzhnaya vale também hryashevaya e não é visível. Normalmente, esses elementos de articulação dorisovyvaut mentalmente (usam uma variedade de esquemas especiais) e, em seguida, comparam com uma boa imagem. Esta abordagem pode levar à errônea conclusão. Quando bilateral derrota de exame radiográfico análise ainda mais difícil.

O tratamento de displasia de anca prescrevem em seis seguintes casos:

  1. se você tiver sintomas clínicos;

  2. faltam sintomas visíveis, mas há sinais de problemas em raios x ou ultra-som;

  3. quando não há sintomas, mas disponível fraqueza kapsulyarno-svyazochnogo do aparelho;

  4. quando não há sintomas, mas, se você tiver na família de pacientes com malformações vyvihom coxa;

  5. quando complicadas de parto;

  6. existem várias indicações para o tratamento na ausência de sintomas evidentes.

Para obter resultados satisfatórios tratamento deve começar o mais cedo possível.

Os quatro métodos de tratamento da patologia em recém-nascidos

O tratamento do recém-nascido não prescrevem. Até seis meses a displasia tratam apenas com a ajuda de quatro conservadores métodos:

  1. livre (ampla) enfermagem (displasia leve grau);

  2. a massagem;

  3. Terapia por exercício;

  4. ferrolhos de dispositivos (estribos).

1. Livre (ampla) swaddling

Ampla swaddling prevê a manutenção natural do estado fisiológico dos pés: reservado e dobradas nos joelhos e quadris.

O recém-nascido, espalhados em um trocador de costas para a pampers ou uma fralda. Ele próprio adota a posição natural dos pés, entre as quais a virilha põem bicos coxim do tecido (2-3 meses). Eles travam mais de curativo, shtanishkami ou outro ao diaper. Pampers você pode colocar e sob coxim.

Ampla swaddling mantém naturais de movimento da articulação, fortalece os ligamentos e os músculos, melhora o fluxo sanguíneo e a nutrição dos tecidos. Tudo isso gradualmente leva a uma correta formação do acetábulo e independente de vpravleniu vyviha.

2 e 3: serviços de massagem e terapia por exercício

Exercícios e massagem realizam antes de amamentar: esses procedimentos estimulam a circulação, melhoram a nutrição das estruturas da articulação do quadril. O resultado são estimulados processos de crescimento de cartilagem e tecido ósseo, é reforçada nervoso condutividade e a articulação é formada corretamente.

Massagem movimento executam de forma suave e delicadamente. Aplicam acariciando, fricção e amassamento dos músculos das coxas, nádegas, cintura. Recém-nascido submetido e nas costas e na barriga. A duração da massagem é de cerca de 5 minutos.

Após o procedimento, você pode deixá-lo deitar-se por algum tempo na barriga de modo que os pés pendurados nas laterais. É zakalivaet e, adicionalmente, fortalece o organismo.

Exercícios pega o médico terapia por exercício ou pediatra de acordo com o grau de desenvolvimento da doença. Mais frequentemente do que isso: colocando dobrado de pernas para o lado (contra-indicado na síndrome de deslizamento), flexão e extensão de quadril e do joelho articulações. Os movimentos são executados de uma maneira muito suave. O primeiro tempo eles recomendam fazer na água, ao banhar. A duração da ginástica – também cerca de 5 minutos.

Para lidar com o recém-nascido em casa, os pais precisam de cursos de treinamento de massagem e terapia por exercício na policlínica.

4. De fixação de dispositivos elétricos

A essência do tratamento com ferrolhos de dispositivos é a fixação das pernas em uma posição específica: eles saíram para o lado e dobrados em ângulo reto (e na coxa e sobrecoxa). Isso pode ser: estribos Pawlik, airbag para o passageiro Frejka ou ônibus e Conflituosa.

O dispositivo deve ser do tamanho de uma criança, portanto, o crescimento de bebê – dispositivo "personalizam".

Os mais comumente usados estribos Pawlik. É um projeto de tkannyh correias, que curvam o peito do recém-nascido, pés (frente e verso), têm fechos de reguladores de comprimento e elementos de fixação da perna. As duas primeiras aplicações stremyan dia recém-nascido criança se acostuma com eles, e então eles começam a mover-se, alcançando a posição desejada.

Estribos garantem o livre acesso ao corpo da criança, permitem a realização de massagens, que não impedem a mudança de fraldas. A criança está stremenah ao longo de 2-4 meses. Às vezes, eles combinam com a aplicação do rolo de bebês, sobre o qual contamos um pouco mais cedo.

Gradualmente, a cabeça a articulação do quadril é inserido no vertluzhnuu uma cavidade, eles estão colocando pressão para o outro – são criadas as condições adequadas depara o bom desenvolvimento de superfícies articulares.

Após a remoção da fixação caber durante 4 a 5 semanas, continuam a fazer massagem e curativo da educao fsica, depois que o médico permite que a carga de trabalho em pé e andar.

Prevenção vyviha coxa quando displasia

Em 60% dos casos displazij em recém-nascidos a cabeça do fêmur pode vpravlyatsya "sozinho". Quanto mais jovem a criança, maior a probabilidade de tal samovpravleniya. Para isso, os pais precisam seguir algumas regras:

  • Garantir o livre fraldas. Não é possível "vypryamlyat" ou perekreshivat pés de um recém-nascido. Isto é especialmente atenuadas ou de bebés prematuros, crianças com problemas de lesões músculo-svyazochnym aparelho e o nascidas pélvica predlezhanii.
  • Regularmente especialmente selecionada de curativo da ginástica e massagem. Isso deve ser feito após a retirada do ônibus ou outros dispositivos.
  • Atente para a posição dos pés do recém-nascido quando a sua utilização ou lazer. Mantê-lo deve ser uma entidade em si, portanto, que os pés eram separados em partes. Na posição de deitado sobre o estômago, eles também devem ser diluídos .
  • Em nenhum caso, jogando, não cumprir com o recém-nascido, tais ações como "pritancovyvanie", prisazhivat-lo em seus calcanhares, colocar na posição vertical, pernas.

O tratamento oportuno e execução de regras simples garantem uma recuperação completa e confiante fácil andar no futuro. A saúde de você e seus filhos!