Home / O resto / Osteopenia: o que é, como tratar, causas, sintomas e diagnóstico

Osteopenia: o que é, como tratar, causas, sintomas e diagnóstico

Conteúdo do artigo:

Osteopenia é uma doença dos ossos, na qual ocorre uma diminuição da densidade mineral e a quantidade de tecido ósseo do corpo após a conclusão do crescimento do corpo (após 30 anos). Com esta patologia com todos os ossos expostos acelerado de envelhecimento: eles prematuramente da antártida, se tornam frágeis e quebradiças. Em 80% dos casos, sofrem as mulheres após os 50 anos.

Por si só a doença não ameaça a vida, mas insidioso longo assintomática corrente (meses, anos) e as perigosas consequências. Em 95-96% dos casos, os osteopenia não há sintomas, até que não ocorram complicações. Confirmado o diagnóstico apenas com o auxílio de ferramentas de métodos de investigação (densitometrii – especial de raio-x estudo de densidade óssea).

Típico de manifestação da doença – e fraturas de ossos. Eles ocorrem devido a ferimentos leves ou quando você executar cargas de trabalho (os ferimentos, golpes, quedas, a transferência de peso). Osteopenia em 76-80% dos casos, é a causa de fraturas de colo do fêmur, bem como kompressionnyh (dentes) fraturas de vértebras lombares.

O tratamento da doença integrado conservadora: cumprimento delicado modo de exercício físico, enriquecidas com cálcio da dieta, a ingestão de medicamentos, a eliminação de fatores causais. Se a terapia combinada com a observância de medidas de prevenção começar a ocorrência de complicações (fraturas) – o processo de perda de densidade óssea pode parar.

O tratamento junto tratam de vários profissionais: ortopedia-travmatolog, um endocrinologista, um terapeuta.

Neste artigo você vai conhecer as causas e características do desenvolvimento de osteopenia, métodos de diagnóstico, tratamento e prevenção da doença.

A doença

A essência de osteopenia – redução da densidade e do volume dos ossos devido à perda de minerais e desbaste-los cortical (cortical, de superfície) da camada. O tecido ósseo perde cálcio e fósforo, torna-se frágil e exposto a fraturas em meio físico ou lesões (leves quedas, impactos, podvorachivanij pernas), que normalmente nunca causam fraturas.

Características que osteopenia é diferente de outras violações da densidade óssea (osteoporose e osteomalyacii):

  • Este é o resultado de envelhecimento acelerado dos ossos.
  • Ficar doente só podem rosto já está totalmente formada esqueleto (após 30 anos).
  • São surpreendidos com todos os principais ossos do esqueleto (coluna vertebral, quadril, ombro, taz). Quando ochagovyh formas de osteopenia frágil torna-se apenas um dos ossos (por exemplo, okolosustavnye áreas de ossos na artrite).
  • O grau de redução da densidade mineral óssea (saturação em cálcio e fósforo) a osteopenia – fácil, céu pouco nublado. Quando a osteoporose é mais pronunciada.
  • A probabilidade de desenvolver esta doença existe em cada pessoa.
  • Tempo do advento e a rapidez de progressão de osteopenia dependem do valor original do grau de saturação de ossos de minerais (cálcio e fósforo). Nas mulheres é menor (de baixa resistência dos ossos), que os homens, por isso eles ficam doentes com maior frequência.

Com base no exposto pode-se dizer que a osteopenia – o processo de perda prematura de ossos da densidade mineral em pessoas com terminada a formação e o crescimento de tecido ósseo (após os 30 anos), manifestando um grau moderado de reduzir a resistência do tecido ósseo. É uma violação antecessor mais pesado de doença – da osteoporose.

As causas, fatores de risco

(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)

As razões do desenvolvimento Fatores de risco

Predisposição hereditária

A presença de doença em parentes próximos

Distúrbios endócrinos: diminuição ou aumento do nível de yaichnikovyh de hormônios (estrogênio), a redução dos níveis de hormônios da tireóide e do hormônio masculino – a testosterona

Doentes com doenças do sistema endócrino

As mulheres com idade superior a 60 anos e na menopausa (idade de cessação menstrual atividade do útero)

Homem, 70 anos depois

Os doentes diabéticos

Insuficiente de entrada no organismo de vitaminas (vitamina D3) e minerais (cálcio, fósforo)

O esgotamento do corpo, causada por qualquer doença grave dos órgãos internos

A insuficiente ingestão de alimentos que contenham as vitaminas, cálcio e fósforo

Doenças do sistema digestivo, acompanhada por violação de sucção de substâncias úteis (ponosy, úlcera péptica, processos inflamatórios)

Efeitos tóxicos sobre o organismo, a ingestão de medicamentos

Um tratamento prolongado com medicamentos de hormônios da glândula supra-renal (glukokortikoidami) ou ovários (estrogénios, contraceptivos orais)

Himioterapevticheskoe tratamento de doenças cancerosas

Exposiçãoa exposição à radiação

Maneira errada de vida

O baixo nível de atividade física (trabalho sedentário ou outros fatores que levam ao fato de que o homem pouco se mexe)

Maus hábitos: o abuso de álcool, tabakokurenie

Os sintomas característicos da

Osteopenia – insidioso assintomática patológica estado. As manifestações surgem apenas no processo de adesão de complicações – fraturas de ossos. Você 75-76% dos pacientes descobrem a doença após a ocorrência do chamado de fratura patológica: os ossos tão frágeis, que quebram sob ação de pequenas lesões.

Mais frequentemente ocorrem fraturas de quadril e vértebras lombares – isso pode acontecer com o impacto ou queda, ferimento, a ascensão e a migração de gravidade, podvorachivanii pés. Tornam-se quebradiços e outras partes do sistema esquelético (ombro, quadril, antebraço, panturrilha).

O mais comum são áreas em que podem ocorrer fraturas ósseas osteopenia

Se qualquer fraturas ocorrem com freqüência (por exemplo, várias vezes por 3-4 anos), é este o testemunho de osteopenia. Ossos mal estão convergindo (3-4 meses mais tempo do que em pessoas saudáveis).

Mais de 55% de fraturas vertebrais em meio a osteopenia – compressão ou parciais (por tipo de fissuras): ou seja, otlomki ossos vdavlivautsya uns nos outros e não causam dores de cabeça, enquanto não ocorrer a destruição da vértebra.

Como é diagnosticada?

Osteopenia pode ser detectada apenas por técnicas especiais de investigação. Normal radiografia de ossos não detecta a doença. O principal método de diagnóstico – densitometriya, com o qual medem a densidade mineral óssea. Mais frequentemente do que exploram o fêmur, vértebras, pelo menos – a mão e o pulso.

Obtido o índice de densidade mineral é comparada com a srednestatisticheskimi as normas para as pessoas da mesma idade e sexo, que a estudam. Esta é a taxa de Z. Também é realizada uma comparação (calculado relação) com a norma para os 30 anos de idade de uma pessoa do mesmo sexo – o índice de T. Ele o mais significativo.

(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)

A relação da densidade mineral de T-índice de Explicação

-1 e mais

A norma

Entre -1 e -2,5

Autêntico testemunho de osteopenia

Inferior a -2,5

Um sinal de osteoporose

Os resultados densitometrii. Clique nas imagens para ampliar

Como tratar a doença

É tratada com osteopenia complexo de forma conservadora (medicamentos, a correção do estilo de vida, dieta, eliminando disponíveis doenças) tendo em conta as características individuais de doença de um paciente.

A normalização do estilo de vida

Começar o tratamento para osteopenia sempre necessário, com solução de fatores que contribuem para o seu desenvolvimento e a progressão da doença, a saber:

  • excluir atividades físicas pesadas;
  • evitar lesões;
  • praticar medicinal exercícios físicos;
  • conduzir sedentário de vida, praticar actividades, muitas vezes, para estar ao ar livre;
  • abandonar o álcool e o fumo;
  • abandonar o profissional de atividades relacionadas com quaisquer tipos de efeitos nocivos (químicos, radiação radiação, excessivos de vibração e pr.).

Alimentação adequada

A dieta de pacientes osteopeniej deve ser enriquecida com:

  1. cálcio e fósforo;

  2. a vitamina D3;

  3. em proteína;

  4. diferentes vitaminas e minerais (vitaminas do complexo b, C, PP, selênio, zinco, magnésio).

Clique nas imagens para ampliar

Em 30-35% dos casos de osteopenia é tratada com a ajuda da dieta, medicamentos que não são necessários.

Produtos em destaque alimentação: um queijo e outros produtos lácteos, ovos, legumes e frutas, nozes, carnes, leguminosas, pão com farelo de trigo.

O tratamento de co-morbidades

Uma das razões para o aparecimento e progressão de osteopenia – diferentes distúrbios no funcionamento do sistema endócrino e órgãos internos. Portanto, simultaneamente com ela deve ser tratada de outros disponíveis para a doença.

Os doentes devem explorar diferentes profissionais: médico endocrinologista, ginecologista; também é feita cerca de um exame de sangue.

Medicamentos

(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)

Os principais medicamentos para o tratamento de Medicamentos para quem tem a osteopenia progride

Cálcio (Kalcemin, o Cálcio D-3-Rayssa, Cálcio ativo, Osteokar)

Biofosfanaty: Alendronato, Reklast, Rizedonat. Meios eficazes, mas a ingestão prolongada emparelhado com uma alta probabilidade de efeitos colaterais. Independente e descontrolada aplicaçãoé inaceitável

A Vitamina D3 (Akvadetrim)

Os análogos de hormônio calcitonin (Fortikal, Miakalcik)

Análogos do hormônio paratireóide – da hormona da paratireóide: Teriparatid (medicamento Forsteo)

Comentário: a maioria dos medicamentos de alto-falante esquerdo – uma abordagem integrada, ou seja, contêm quantidade diária de vitamina D3 e minerais (principalmente cálcio e fósforo). Portanto, a dosagem de medicamentos prescritos é negociada com o seu médico.

Negormonalnyj estimulador de células ósseas, cujo crescimento depende do nível de estrogênio: o Raloxifeno (marca analog Evista)

Zamestitelnoe o tratamento com hormônios da tireóide e ovários (L-tiroxina, estrogênios)

Prevenção de osteopenia e suas complicações

Métodos de prevenção, em grande parte, cruzam-se com os métodos de tratamento.

Recomendações específicas para prevenção da doença e de suas complicações:

  1. Levantamento anual (densitometriya) pessoas dos grupos de risco: é mostrado mulheres com mais de 60 anos, para homens de 70 anos depois, a todos os doentes, após 50 minutos com fraturas qualquer ossos, as mulheres com início a chegada da menopausa, a todos os diabéticos; as pessoas, receptor glicocorticóide.

  2. Densitometriya em pacientes osteopeniej duas vezes por ano;

  3. Móvel estilo de vida que exclui a física como uma sobretensão e baixa atividade física.

  4. A alimentação rica em cálcio e outros minerais.

  5. Ficar ao ar livre e de sol.

  6. A recusa de maus hábitos.

  7. Aulas de educação física.

Osteopenia é um problema que ocorre com maior freqüência, que é diagnosticada. Isto está relacionado com falta de osvedomleniem pessoas sobre a existência de tal doença. Lembre-se sobre ela e cuide de sua saúde!