Home / O resto / A osteoporose ossos: causas, sintomas, tratamento e dieta

A osteoporose ossos: causas, sintomas, tratamento e dieta

Tem uma grande parte de pessoas com mais de 50 anos têm osteoporose os ossos. Tratamento e prevenção desta doença muitas vezes não são realizadas em tudo, enquanto que os processos de exaustão óssea em idosos vão bastante ativa. Segundo as estatísticas, cada 800 º de pessoas com mais de 50 anos tem a fratura do colo do fêmur, que em quase 100% dos casos, leva à deficiência.

"A osteoporose o osso" do ponto de vista da medicina, o termo não é exatamente fiel. Na tradução do grego osteon" já significa "osso "poros" está na hora. Nesta doença, os ossos tornam-se mais porosas.

Na foto a construção saudável e afetada óssea

O que acontece com o osso para a osteoporose

O osso na sua estrutura pode ser de dois tipos: compacto e esponjoso. Compacta tecido é muito grosso, tem uma estrutura uniforme e é composto por localizados outra vez de forma concêntrica de placas ósseas. É compacto substância cobre todos os ossos do lado de fora. O grosso de apenas uma camada compacta da substância na parte do meio longos, chamados de ossos tubulares: é, por exemplo, o fêmur, o osso da perna (bolshebercovaya e malobercovaya), braquial, loktevaya, a radioterapia osso. Este é claramente mostrado na imagem logo abaixo.

As cabeças dos ossos, e também lisos e ossos curtos têm muito fina camada compacta da substância sob a qual está gubchatoe kostnoe substância. Gubchatoe a substância em si tem sobre a estrutura devido ao fato de que é composto por ossos de discos, que estão localizados um ao outro sob um ângulo e formando uma espécie de célula.

Gubchatoe substância osso saudável tem um bom sucesso óssea brânquias e pequenos poros. A placa de tecido esponjoso não são dispostos de forma irregular, e, de acordo com a direção em que o osso experimenta a maior carga de trabalho (por exemplo, quando a contração dos músculos).

Quando a osteoporose o tecido ósseo perde a sua mineral componente, resultando em ossos placa da antártida ou desaparecem completamente. Isso leva a uma redução da espessura do cd e razrezheniu substância esponjosa.

Finalmente muda não só a densidade mineral do osso, mas e, sobretudo, a estrutura do tecido ósseo. A placa deixam de alinhar pelas linhas de compressão de alongamento, o que reduz substancialmente a resistência do osso à cargas.

As causas para o desenvolvimento da doença

A osteoporose, os ossos se desenvolve quando uma violação fosforno-kalcievogo troca no corpo, e também quando predominância de processos de destruição do osso sobre a sua recuperação.

A última tese, vale a pena esclarecer. Ao longo de toda a vida do homem ossos são constantemente atualizados. De dia e de noite no nosso corpo funcionam as células, chamadas osteoblastami e osteoklastami. Os osteoblastos sintetizam a kostnoe substância, os osteoclastos seu vice-versa destroem. Em uma pessoa saudável, estes processos estão em equilíbrio (grosseiramente falando, quantos ossos somados, tanto ela e "rassosalos"). Quando a osteoporose osteoclastos trabalham ativamente, e os osteoblastos "nedorabatyvaut".

As razões para esse desequilíbrio pode ser dividido em dois grupos. De um lado, depois de 40 anos no corpo, em princípio, ocorre a desaceleração dos processos, visando a síntese, a divisão, a regeneração. Isto aplica-se ao tecido ósseo, por isso, mesmo depois de totalmente uma pessoa saudável, com idade perde a 0,4% de seu peso em um ano. No final, talvez desenvolvimento primária (isto é, sem motivo aparente) de uma variante da doença.

Por outro lado, grandemente acelerar a osteoporose podem fatores como estilo de vida sedentária, menopausa nas mulheres, o tabagismo e abuso de álcool, dieta incorreta. Doenças do sistema digestivo atrapalham a absorção de minerais no intestino, o que leva ao rompimento da troca de cálcio e fósforo. Assim ocorre secundária a osteoporose.

As mulheres são afetadas pela doença em 4,5 vezes mais do que os homens

Os sintomas da osteoporose: uma visão geral sobre o principal

Na maioria dos casos, a mudança de paradigma da estrutura óssea começa muito antes disso, como aparecem os primeiros sintomas clínicos – desconforto no mezhlopatochnoj área, fraqueza muscular, dor na coluna lombar e nos membros.

Isto é devido ao fato de que o tecido ósseo tem uma grande "margem de segurança" – literal e figurativamente. A dor, a mudança de postura (inclinar-se, curvatura lateral da coluna vertebral, e semelhantes), fraturas, visível a redução do crescimento humano ocorrem quando as alterações ósseas são muito pronunciados.

Dependendo de quão expressa destruição do tecido ósseo destacam diversos graus da doença:

  • 1 o grau (leve) caracteriza-se por um ligeiro decréscimo da densidade óssea. O doente tiver voláteis sensações de dor na coluna vertebral ou membros, diminuição do tônus muscular.
  • Quando 2 graus (moderado), você pode enfrentar expressas por mudanças na estrutura dos ossos. A dor se torna uma constante, você recebe a inclinar-se, causado pela derrota da coluna vertebral.
  • 3 grau (grave) – extremo as manifestações da doença, quando destruída uma grande parte do tecido ósseo. São característicos denominados de distúrbios da postura, diminuindo o crescimento constante, a dor intensa nas costas.

Como regra geral, em consulta com o médico os pacientes se enquadram exatamente na fase de execução da osteoporose. Apesar dos avanços da medicina, para ajudar as pessoas ase recuperar totalmente em tais situações não é possível. No entanto, ativa e competente a medicação é capaz de parar a doença e impedir os terríveis suas conseqüências – fraturas da coluna vertebral, quadril, que muitas vezes terminam com a morte do paciente, e quase sempre – uma cadeira de rodas.

Precisamente porque a perda de 20 a 30% de massa óssea a doença praticamente não se manifesta, pessoas com mais de 40 anos, apropriado para obter aconselhamento médico-revmatologa, para decidir se eles os primeiros sinais de osteoporose e deve-se iniciar o tratamento. Instalar os primeiros sintomas e as alterações no corpo ajudam a métodos avançados de pesquisa, por exemplo, densitometriya – medida da densidade mineral óssea.

Quando houver falta de cálcio, o organismo leva-lo a partir de ossos

Tratamento medicamentos

Muitas vezes, até mesmo de médicos de clínica geral pode-se ouvir, de que tratam a osteoporose precisa de medicamentos de cálcio e vitamina D. Assim ou não?

Certamente, medicamentos estes grupos são básicos na terapia: a eles são atribuídos, se não sempre, na maioria dos casos – com certeza. Ao mesmo tempo, gostaria de chamar a atenção para o fato de que a abordagem do tratamento, mesmo leve ou moderada da osteoporose deve ser abrangente, e a aplicação de alguns de cálcio de drogas não é o suficiente para alcançar o efeito desejado.

A maioria dos medicamentos utilizados na terapia, inibem a atividade dos osteoclastos ou estimulam o trabalho de osteoblastos. E em outro caso, o corpo muda com a destruição de osso em sua recuperação.

Porque o principal componente de substância óssea são o cálcio e o fósforo, são atribuídos medicamentos contendo esses minerais. Acredita-se que uma pessoa experimenta uma deficiência de cálcio com muito mais freqüência do que o fósforo, assim como na dieta da grande maioria das pessoas o seu conteúdo é insuficiente.

Pela absorção de cálcio no intestino e é responsável vitamina D. É por isso que nos esquemas de tratamento da osteoporose tem essa vitamina. Também a vitamina D é produzida na pele durante o banho de sol. Com este ponto de vista favorável tanto preventiva quanto corretiva ação sobre o corpo têm um moderado, um banho de sol. No inverno, o médico pode prescrever cursos de radiação ultravioleta sob lâmpadas especiais.

Alguns pacientes em paralelo com mineralizuushej da terapia é atribuído o hormônio calcitonina, que estimula a entrada de cálcio do sangue para os ossos. Como e medicamentos de outros grupos (bisfosfonatos, estrogênios), calcitonina inibe os processos de reabsorção óssea. Ele age sobre os osteoblastos, ativá-los, e os osteoclastos vice-versa suprime. É especialmente eficaz calcitonina, se o paciente é diagnosticado a osteoporose secundária ou simplesmente fácil e razoável grau de doença.

Os bisfosfonatos – um outro grupo de medicamentos eficazes para o tratamento da patologia. Eles iniciam o processo de morte celular programada dos osteoclastos. Isso acaba levando a uma desaceleração processos de reabsorção óssea.

Para a prevenção de doenças dos ossos e articulações, necessariamente, a atividade física é essencial

Estrogênios são alguns dos mais populares medicamentos para o tratamento da osteoporose em mulheres, entraram na menopausa (acima de 45 a 50 anos). Estrogênios são os hormônios sexuais femininos.

Os modernos estrogenovye drogas afetam os receptores de células dos ossos, resultando em uma taxa de processos de medula óssea, síntese e destruição, e com isso não têm incentivo a ação no sistema sexual da mulher. No entanto, na maioria dos casos, estrogenovye drogas, apesar de provada a sua eficácia no tratamento serão atribuídos a mulheres com uma removido. Tal medida de cautela, permite minimizar o risco de ocorrência de gormonozavisimyh ("estrogenovyh"), tumores malignos.

Nemedikamentoznoe tratamento

Nemedikamentoznoe o tratamento de um aspecto importante da terapia, no entanto, não vale a pena demais obnadezhivatsya, na esperança de uma cura completa apenas com a ajuda de caldos de ervas e exercícios físicos (especialmente quando severa da doença).

A nemedikamentoznym tipos de terapia e a prevenção é levar a educao fsica, caminhando (caminhadas), aeróbica aquática. Os requisitos desta cargas não muito complexos: eles não deve ser excessiva (não há aulas com a barra!), não deve implicar bruscas de mecânica dos golpes (como, por exemplo, quando ativa jogos com a bola).

Sobre os melhores métodos não convencionais, falamos no artigo "Tratamento da osteoporose folclóricas meios".

Dieta adequada

Para além do tratamento medicamentoso e atividade física, todos os doentes a seguir e, necessariamente, deve ser realizada a correção da dieta. Está provado que a grande maioria dos russos não recebe uma quantidade suficiente de cálcio com alimentos e não aceita kalcijsoderzhashih de drogas.

Um homem adulto (25-50 anos) requer a ordem de 1200 mg de cálcio diariamente. A necessidade dele em grávidas e a amamentar é ainda maior: cerca de 1500 mg. Idosos requer 1200-1500 mg de cálcio.

Paraprevenção e tratamento da osteoporose em qualquer grau de gravidade é recomendável tomar mais produtos lácteos, e em especial o queijo, em 100 gramas contém a ordem de 700-1000 mg de cálcio. Em sgushennom leite, favorito de muitos lakomstve, o cálcio também muito: em 100 gramas do produto 307 mg. de 500 mg contém: queijo branco e creme de queijo, 120 – leite de vaca e o leite azedo, 150 – requeijão (os cálculos são dadas por 100 gramas do produto). É melhor o cálcio absorvido de alimentos fermentados.

A partir de leite de produtos, você pode recomendar nozes e avelãs (122 e 170 mg, respectivamente), sardinha (427 mg), triturar o repolho (210 mg), pão preto (100 mg).

Certamente, esta lista não é completa. Para aqueles que desejam explorar mais profundamente esta questão, existem tabelas especiais (dados em tabelas diferentes são diferentes). Por exemplo:

Além do cálcio da dieta é necessário enriquecer a produtos que contenham magnésio, fósforo, potássio. A restrição de sal também é um ponto importante, não só na prevenção da osteoporose, mas também de outras doenças (principalmente o sistema cardiovascular).

Na conclusão do artigo gostaria de lembrar já nabivshuu oskominu a verdade: qualquer doença, é mais fácil prevenir do que remediar. É por isso que a alimentação equilibrada e exercícios físicos, e as pessoas depois de 45 a ingestão regular de medicamentos de cálcio (somente após consulta com o médico!) permitem-lhe evitar as conseqüências da osteoporose e manter-se saudável por muitos anos.