Home / O resto / A osteoporose da coluna vertebral: sintomas, tratamento, dieta (foto)

A osteoporose da coluna vertebral: sintomas, tratamento, dieta (foto)

Conteúdo do artigo:

A osteoporose é uma doença caracterizada patológico diminuição da densidade óssea devido a uma violação do equilíbrio de processos de formação e destruição óssea. A osteoporose da coluna vertebral – uma das formas mais graves desta doença, porque é a sua coluna vertebral é o máximo de carga durante o movimento, envolvido na manutenção do equilíbrio e da posição vertical do corpo. Com a destruição de vértebras, muitas vezes se desenvolvem, fraturas de compressão (danos relacionados com a onda de compressão de corpos vertebrais), que, em grande medida, reduz a qualidade de vida dos pacientes e limitar sua mobilidade.

As manifestações clínicas da doença

Nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença, os pacientes não apontam qualquer permanentes específicas de reclamações. E só quando kompressionnyh fraturas de corpos vertebrais, resultantes de graves violações de estrutura óssea, aparecem os sintomas que permitem suspeitar a presença de osteoporose.

  1. O mais característico de sintomas, dor aguda, ocorre quando a carga de compressão (o forte torção do tronco, elevação de peso, queda feia). Dor provocada reforçada durante a condução e continua dentro de 4 a 6 semanas e, depois, gradualmente enfraquecido. No caso de múltiplos mikroperelomov do corpo das vértebras, gradualmente, começam a deformar-se e afundar-se sob a ação de seu próprio peso. Isso faz com que os doentes experimentam a dor persistente nas costas, que são ampliados durante a tosse, o espirro, o riso ou uma simples mudança de estado.

  2. Quando o processo patológico está envolvido não uma, mas várias vértebras – ocorrer a deformação da coluna vertebral. Sintoma característico é a derrota nas fases iniciais, predominantemente, I-II lombares ou X-XII, as vértebras torácicas. Isso se deve à presença nesses locais curvas naturais da coluna vertebral, o que representa máxima capacidade de carga vertical. Você receberá um excesso de desleixo. Conforme a progressão da doença, a deformação das costas é reforçada, podem receber corcundas. Quando o fizer, cervicais e superiores vértebras torácicas expostos a compressão e fraturas é extremamente raro.

  3. Pacientes com osteoporose da coluna vertebral durante a medição do crescimento observado significativa a sua redução, a diferença é que com as versões anteriores medidas pode chegar a 10-15 sm. Além disso, é comemorado o encurtamento do tórax, devido ao qual as mãos parecem desproporcionalmente longos. Em casos avançados estreita a distância entre os ossos da pelve e das costelas, o que pode causar dores na lateral.

  4. Se o ponto de viragem ocorreu recentemente, então, em seu âmbito, pode marcar o local que a dor de quando o sentimento das vértebras.

  5. Um sinal importante, que permitem distinguir os sintomas da osteoporose de outras doenças da coluna vertebral – é a falta de propulsão sensível ou com irregularidades, indicando o envolvimento de um processo patológico de terminações nervosas ou da medula espinhal.

Izmennie ossos e a coluna vertebral com a idade, quando a osteoporose

O diagnóstico de osteoporose da coluna vertebral

Além dos sintomas clínicos para o diagnóstico são utilizadas ferramentas e técnicas de laboratório. Formas de diagnóstico são iguais em lesões da coluna vertebral e "um clássico osteoporose os ossos".

Métodos instrumentais

Rentgenologicheskoe estudo da coluna vertebral. O método é útil apenas quando a perda de até 30% da massa óssea. Mas quando a osteoporose da coluna vertebral existe uma série de características inerentes somente esta doença:

  • O rápido acúmulo de transparência corpos vertebrais, quando vários estudos consecutivos.
  • Em imagens mais acentuadas parecem ósseas verticais da divisória nos corpos das vértebras. Isso porque horizontais de vinil são mais susceptíveis a destruição.
  • A redução da altura das vértebras. Eles adquirem a aparência de "peixe vértebras", por conta de duas vias vygnutosti de suas superfícies.
  • klinovidnaya deformação vértebras através de preempção ukorocheniya sua borda.

    Densitometria óssea – método de diagnóstico, baseado no fato de que o tecido ósseo absorve baixas doses de radiação x, e sobre o grau da absorção pode julgar sobre a densidade óssea. Este é o melhor e mais seguro tipo de pesquisa, que permite com o máximo de precisão para determinar o estado do tecido ósseo, bem como monitorar a progressão da doença e o curso do tratamento.

    A técnica radioizotopnogo varredura óssea é baseado nas propriedades de algumas substâncias, mechennymi marcadores radioativos, acumular-se exclusivamente nos ossos. Segundo o grau de distribuição com grande grau de certeza de falar não apenas sobre a presença de doença, mas para descobrir os lugares de maior derrota e controlar a atividade de um processo de doença.

    Métodos laboratoriais

    Métodos laboratoriais são meios auxiliares, que permitem avaliar o estado de kalcievogo troca no corpo.

    Se houver suspeita de presença deo paciente com osteoporose da coluna vertebral, em laboratório de diagnóstico mínima deve incluir os seguintes estudos:

    • em geral os testes de urina e de sangue;
    • análise bioquímica de sangue, com a determinação de cálcio, fosfato, enzimas, da uréia e da bilirrubina;
    • a pesquisa de hormônios da tireóide e de hormônios sexuais.

    Na foto – imagem radioizotopnogo de digitalização do esqueleto

    Opções de tratamento

    Na escolha de metodologias de tratamento desempenha um papel importante estágio de destruição do osso da coluna vertebral e como são expressos os sintomas clínicos. Em casos, quando a doença é detectada, apenas com a densitometrii e não tem mais brilhantes manifestações – de todo o tratamento deve ser dirigido para reduzir a velocidade de perda óssea e a prevenção de lesões e fraturas. Se o paciente já apresenta queixas de dor provocada devido a kompressionnyh fratura ou deformação da coluna vertebral – o tratamento deve ser direcionado para a eliminação da dor, prevenção de reduzir ainda mais a densidade óssea, bem como para melhorar a postura e aumentar a mobilidade.

    Correção do estilo de vida

    Um dos fatores que contribuem para retardar a progressão da osteoporose, é a mudança do estilo de vida do paciente, que inclui: o cumprimento de uma dieta especial, adequada para a atividade física e uma completa eliminação de maus hábitos.

    A alimentação quando a osteoporose obrigatoriamente deve incluir alimentos ricos em cálcio, fósforo e vitamina D. Na dieta sempre tem de estar presente de produtos lácteos (queijo, requeijão), peixe marinho graxos variedades de pão preto integral.

    Se o paciente apresenta excesso de peso, então você deve ogranit o consumo de padaria, doces e refrigerantes. Isto irá reduzir a carga em sua coluna vertebral e evitar a ocorrência de fraturas. As mulheres são úteis os produtos que contêm fitoestrógenos – vegetais análogos de hormônios sexuais, que são de confiança pelos defensores do tecido ósseo. Grande número deles está contida na soja, legumes crus (nezharenyh) nozes e verduras.

    Está provado que a atividade física regular é capaz de parar a progressão da fratura patológica de ossos. Em lesões da coluna vertebral ideais são natação, ciclismo ou caminhadas. Sob a proibição de todos os tipos de esportes, onde há risco de ferimentos, movimentos bruscos ou elevação de pesos.

    O álcool e o tabaco acelerar a excreção de cálcio do organismo e inibem a sua absorção no intestino. Por isso, a necessidade de rigorosa abstinência de dados de maus hábitos, não só no período de tratamento ativo, mas e para o resto da vida.

    Alívio da dor

    Para aliviar o agudas, dores de cabeça quando kompressionnyh fraturas de vértebras são utilizados medicamentos do grupo dos analgésicos e não-esteróides anti-inflamatórios. Um bom efeito pode dar uso de fundos locais: géis, cremes e pomadas. Alguns analgésicos de ação tem calcitonina – quando ele usar a dor vai embora, por 7-10 dias.

    Quando dores crônicas nas costas demonstra uma técnica seletivos de não-esteróides anti-inflamatórios (AINES), que têm menos efeitos colaterais e podem ser aplicadas bastante longa. Assim para o alívio da dor pode-se usar o banho ou duche quente.

    Aquisição de medicamentos

    No tratamento da osteoporose da coluna vertebral são as mesmas drogas, que para a terapia de outras formas de doença.

    1. Os bisfosfonatos – ferramentas de desacelerar os processos de destruição óssea e o habilitam a síntese de novos elementos ósseos. O seu uso regular reduz o risco de desenvolvimento de kompressionnyh de fraturas de vértebras de até 50%.

    2. Calcitonina – o hormônio natural, obtido a partir de um peixe da família do salmão. Ele ativa os processos de absorção e a assimilação de cálcio, e também está expressa analgésicos de ação.

    3. Reposição hormonal a terapia de reposição de estrogênio em mulheres, o que diminui consideravelmente a osteoporose e impede que o desenvolvimento de suas complicações.

    4. Complexos vitamínicos que contenham cálcio em combinação com a vitamina D, mostrado em caso de falha destes componentes nos alimentos ou no caso de violação de seus sucção no tracto gastro-intestinal.

    Como prevenir as complicações?

    O homem deve aprender constantemente para manter as costas liso e controlar seus movimentos. Isso ajuda a distribuir uniformemente a carga nas costas e alertar fraturas.

    • De maio a elevação de qualquer peso.
    • Recomenda-se usar sapatos confortáveis sola anti-derrapante, sem saltos altos.
    • Para manter o equilíbrio ao andar, é aconselhável a bengala (se necessário).
    • No carro, é imperativo para desfrutar de membros do cinto de segurança.
    • Quando a necessidade de uma longa estadia em seus pés, você deve apreciar ortezom – especial espartilho, suporte a espinha dorsal na torácica. Mas sempre usá-la não é possível, pois isso levaria a um enfraquecimento dos músculos das costas e do torso.
    • Evitar saídas para a rua no gelo sem acompanhamento.

    A osteoporose é uma doença, é evitar a ocorrência de que é difícil, e tratá-lo – ainda mais difícil. Esó oportuna de tratamento ao médico para diagnóstico e terapia permite manter a actividade e a mobilidade de até uma idade avançada.