Home / O resto / Prevenção da osteoporose – 7 de métodos eficazes de como evitar a doença

Prevenção da osteoporose – 7 de métodos eficazes de como evitar a doença


Osteoporose – um aumento da fragilidade do osso, o que leva à sua freqüente de fraturas. Geralmente a doença é ativado na velhice, mas no fundo são formados muito antes da velhice. E só oportuna a prevenção da osteoporose é capaz de prevenir o desenvolvimento de doenças e manter a saúde dos ossos por muito tempo.

Ao longo de toda a vida no corpo de um homem vão contínua de processos de educação (osteogeneza) e destruição (reabsorção) óssea: as células substituem os velhos, e velhos, morrem e se decompõem. Normal esses processos estão em equilíbrio: a quantidade de recém-formado de matéria igual à quantidade de ruínas. E se rezorbciya ossos sobrepuja a osteogenezom – desenvolve a osteoporose, que, infelizmente, muitos só prestar atenção quando se vai longe demais. Portanto, atividades de prevenção são importantes e no jovem e na idade média, até que a doença não é o início ativamente "levantar a cabeça".

Depois de 70 anos etária de osteoporose é suscetível de cada pessoa

Quem ameaça a osteoporose?

Uma das primeiras medidas de prevenção é a avaliação de risco de desenvolvimento da doença. Para compilar, você deve considerar uma série de fatores: a constituição, a hereditariedade, estado geral de saúde, estilo de vida, hábitos alimentares e nível de importantes hormônios no organismo (estrogênio, calcitonin – o hormônio da tireóide, e paratireoidnogo hormônio – o hormônio da paratireóide mama).

Em situação de risco incluem:

  • uma mulher frágil de corpo – seus ossos massa konstitucionalno não é alta e sendo mais rápido;
  • as pessoas que sobrevivem com fome infância, pois seus ossos em fase de crescimento ativo não acumularam o suficiente estoque de minerais;
  • as mulheres que sofrem de insuficiência estrogênica;
  • as mulheres, mais cedo que entraram na menopausa – fase de reabsorção óssea começa mais cedo;
  • as pessoas de ambos os sexos, residentes em condições de pouca luz solar (deficiência de vitamina D no organismo);
  • aqueles que abusam de substâncias, ilícito ou colocando para fora fontes do corpo de cálcio: alguns medicamentos (por exemplo, corticosteróides sintéticos), café, álcool, tabaco e outras coisas;
  • mulheres cujas mães sofreram osteoporose;
  • os doentes que sofrem violação de absorção de cálcio ou com excesso de cultivo de seu corpo.

Se você não pertence ao grupo de risco, isso não significa que esta patologia não enfrenta simplesmente as chances de seu desenvolvimento reduzido. Portanto, praticar a prevenção da osteoporose é desejável para todos.

Mais detalhes sobre a própria doença, suas causas, conseqüências e t. p. falamos no artigo "a Osteoporose os ossos".

Quando reduzido a densidade óssea fraturas de coluna podem ocorrer mesmo sob a influência de uma massa de seu corpo,

1. Um estilo de vida saudável

Como muitos nem foi dito sobre este assunto, a manutenção da saúde – a mais importante medida de prevenção da osteoporose, a partir da infância e juventude – durante o período em que o osso tem que acumular o maior estoque de minerais. Portanto, a boa nutrição e a renúncia de maus hábitos são capazes de evitar muitos problemas no futuro. Assim, mesmo pequenas doses de álcool reduzem osteosintez (formação de novas células de tecido ósseo) e comprometer a absorção de cálcio. Fumar provoca um longo espasmo de vasos capilares, evitando, assim, entrar em minerais nos ossos, especialmente na coluna vertebral. Café ajuda na remoção de cálcio dos ossos e eliminar-lo do corpo através dos rins.

2. Alimentação

Prevenção da osteoporose através de dieta baseia-se, sobretudo, no consumo de cálcio. A falta de alimentos no período de crescimento ativo pode afetar o estado de ossos, depois de muitos anos.

Além do cálcio, os alimentos devem ser ricos em magnésio e fósforo – que é um complexo de minerais necessários para a alimentação dos ossos, e também vitamina D. Tudo isso de sobra contêm produtos lácteos (especialmente os diferentes tipos de queijos), gema de ovo, fígado, peixe marinho, ervas frescas e cereais germinados. Grãos, especialmente a soja, contêm também natural natural estrogênio – analógico feminino do hormônio estrógeno, impede a reabsorção (destruição) do tecido ósseo.

Prejudicar a absorção de minerais não só de doença e de maus hábitos, mas a dieta com baixo teor de gordura. Portanto, meninas e jovens mulheres que se sentam em dietas por causa de magreza, correm o risco de deixar o seu corpo é insidioso e doença grave.

O excesso de sal na alimentação pode facilitar a forte separação vymyvaniu de cálcio dos ossos e eliminar o seu corpo com a urina. Portanto, se a osteoporose já está "batendo na sua porta", a quantidade de consumo de sal devem ser rigorosamente controlada.

3. Medicamentos

Se a ingestão de cálcio com alimentos não atende às diárias normais – deve ser inserida na dieta os medicamentos que contêm legkousvoyaemye forma de sais de cálcio (clorexidina, lactato e outros). A recepção de tais meios para a osteoporose é o tratamento e a prevenção ao mesmo tempo, pois não-normal, a quantidade de minerais a recuperar o osso não é possível. É aconselhável escolher os medicamentos que contêm equilibrado, complexo mineral, incluindo o potássio, o fósforo e o magnésio é um conjunto de substâncias, é necessárioossos, irá garantir a sua melhor energia.

As mulheres no período da menopausa mostra as ferramentas que contêm estrógenos – os hormônios sexuais femininos. É preferível medicamentos com fitoestrogenami – vegetais contrapartidas de estrogênio, que são capazes de compensar a sua desvantagem, sem efeitos negativos.

Área promissora de prevenção é a aplicação de bifosfonatov – drogas que suprimem a atividade dos osteoclastos (células que destroem o tecido ósseo). Tais recursos têm alta eficiência e fácil de usar (alguns deles precisam tomar apenas uma vez por mês).

Existem também suplementos alimentares com plantas análogos de hormônios da tireóide e paratireóide mama, que afectam favoravelmente o kalcievyj troca. Porque não são medicamentos, a dose da substância activa no menor terapêutica e não tem efeitos colaterais no organismo. Pode tomar sem receita médica.

4. Forma física

A atividade física também ajuda a manter ossos densidade. E prestar educação física tempo depois, como a osteoporose evoluiu, pode ser inútil – dvigatelnaya a atividade é útil para a prevenção, porque a omissão muscular promove desmineralização do osso. Assim, o repouso na cama durante 3-4 meses reduz a quantidade de massa óssea em 10-15%. E regular de aulas de educação física para o mesmo período de tempo são capazes de compensar a perda de apenas 1% ou 2%.

A carga física para a prevenção da osteoporose deve ser moderada. Isso pode não ser apenas treino desportivo, mas também a dança, fitness, aeróbica... Úteis moderados de exercício de força no ginásio. Importante para a atividade física tem sido regular, porque, se prestar a sua saúde o tempo, dependendo do caso – o resultado desejado pode não chegar a general.

Muito eficaz medida de prevenção serão aula especial de curativos, ginástica para a osteoporose (mesmo se eles não gostarem).

5. O banho de sol

Sobre o uso de luz solar, de saber tudo, e se você mora em regiões onde o sol pouco – de preferência, pelo menos uma vez no ano de viajar para lá, onde sua pele pode ter o suficiente de luz solar e vitamina D. Se isso não for possível, há uma alternativa bronzeado sob luz ultravioleta movimento lâmpadas, mas o cumprimento de todas as medidas de precaução e sem fanatismo.

6. O tratamento de doenças crônicas

Para quem sofre de patologias que levam à violação de absorção de cálcio ou de aumento do seu cultivo, deve tomar todas as medidas para a eliminação dessas doenças. Tais doenças são violações de status hormonal, algumas doenças de fígado, rins e trato gastrointestinal. Se a cura não é possível – é atribuído a terapia de reposição de minerais de drogas. Também a terapia de reposição é atribuído às pessoas, que é forçado a tempo de tomar o medicamento – os antagonistas do cálcio*, por exemplo, os hormônios, os fosfatos, o flúor em doses elevadas.

*Os antagonistas são substâncias que se ligam a receptores de tecidos em cultura celular e reduzem a sua resposta a sinais naturais do organismo, leia mais sobre eles, leia aqui.

7. Conselho de controle de

Na foto, o procedimento de densitometrii

Atividades preventivas, destinadas a um aviso de osteoporose, sem dúvida, necessários a todos. Mas quem corre o risco de desenvolvimento desta doença, especialmente importante é a regular maneira de cabeceira de controle. Se o resultado densitometrii (de um método especial de radiografia, com o qual medem a densidade mineral dos ossos), mostra que os ossos começam a perder densidade – médico irá dizer-lhe como prevenir a osteoporose e prescrever o tratamento preventivo. Mulheres com mais de 40 anos, tem uma vez no ano de determinar o estado de ossos.