Entorse de tornozelo: o tratamento, sintomas e causas, a primeira ajuda
Conteúdo do artigo:
- Entorse e anatomia do tornozelo
- A razão de alongamento, os fatores de risco
- Os sintomas característicos da
- O primeiro é o apoio à tração
- Diagnóstico
- Tratamento conservador
- Operação
- A transição de uma patologia crônica
Entorse de tornozelo é uma corrupção de svyazochnogo aparelho do pé, que ocorre como resultado de movimentos superiores aos limites fisiológicos ligamentos. O termo "alongamento" não significa real alongamento das fibras dos ligamentos – se o dano ocorre uma ruptura parcial das fibras individuais (maior ou menor grau de gravidade) ou ruptura completa do ligamento. Também ocorre a dor, o movimento stopoj, torna-se impossível.
A lesão não é uma ameaça para a vida de uma pessoa, mas pode durar muito tempo de tirá-lo do habitual ritmo de vida. Tempo neokazannaya ajuda pode levar ao desenvolvimento de instabilidade da articulação (crônica formas de alongamento) e até mesmo a incapacidade.
Se você tem uma entorse de tornozelo – tratamento começa com uma imobilização da articulação. O sucesso do tratamento depende em grande parte da primeira sala de emergência. Tomando as medidas necessárias e assegurando golenostopu imobilidade, consulte a travmatologu.
Mais de um artigo, você vai aprender: por que ocorre o alongamento, como é característico de sintomas pode ser determinada, como prestar primeiros socorros e tratar a patologia.
O alongamento e a anatomia da articulação do tornozelo
Em golenostopnyj articulação inclui: pequeno e grande bercovye ossos, a tornozelo e tarannaya osso. A ponta do tibial é medial do tornozelo, um conjunto de tíbia e tornozelo formam um "ninho", que inclui o corpo de tálus.

Clique nas imagens para ampliar
A estabilidade deste projeto oferece suporte a três svyazochnyh complexo: lateralnye do ligamento deltóide ligamento e pereponka entre bercovymi ossos (mezhbercovyj sindesmoz). Lateralnye dianteiros e traseiros taranno-malobercovye e pyatochno-malobercovye impedem vyvorot do pé para dentro (inversão). O ligamento deltóide – vyvorot fora (eversiu).
Entorse de tornozelo em 85% dos casos está relacionada com a rotação do pé para dentro (inversionnye de danos). A maioria das lesões afeta lateralnye ligamentos; deltóide danificada raramente; em casos graves travmiruetsya mezhbercovoe conexão.
A razão de alongamento e fatores de risco
Uma causa directa da rotura de ligamentos no tornozelo – podvorachivanie pés para dentro ou para fora.
Oito fatores que contribuem para isso:
-
a fraqueza svyazochnogo do aparelho;
-
a lesão;
-
vestindo desconfortável ou instável sapatos;
-
a falta de fixação de equipamento desportivo (mal zashnurovannye ou fixados patins, rollers, botas de esqui);
-
a obesidade;
-
doença da articulação do tornozelo (osteoartrite);
-
anomalias do desenvolvimento do sistema músculo-esquelético (pé torto, pés chatos e dr.);
-
mudanças relacionadas à idade na articulação.
Os sintomas de entorse de tornozelo
Os sintomas de alongamento imediatamente após a lesão pode ser enfraquecida e manifestar plenamente depois de algumas horas, dependendo do grau de lesão.
Os principais sintomas da patologia:
- a dor,
- inchaço,
- um sangramento (hematoma),
- a limitação da mobilidade da articulação,
- visual mudança de posição do tornozelo.
A severidade dos sintomas depende do grau de lesões de ligamentos:
(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)
O primeiro é o apoio à tração
Quando há suspeita de entorse de tornozelo você precisa seguir quatro passos:
-
Apoiar coxinha de qualquer coisa, para a parada estava elevada (cerca de 20 graus). Essa posição de reduzir o inchaço.
-
Aplicar gelo ao ponto de danos – isso vai parar o sangramento e retarda o desenvolvimento da inflamação. Manter o gelo não precisa de mais de meia hora.
-
Deitar a articulação de desbloqueio da bandagem em forma de um oito: bandagem (ou improvisado material, colocam em torno do pé e a parte inferior da perna. Não se pode fazer muito tuguu o penso, t. k. isso vai dificultar a circulação sanguínea.
-
Tomar um analgésico (analgin, ketlur, diclofenaco).
Em nenhum caso, até mesmo pequenas entorses, você não pode usarrazogrevaushie a pomada, com álcool de tinturas ou compressas quentes é expandirá vasos, fará com que o fluxo de sangue e os conduzirá ao desenvolvimento da inflamação.
Diagnosticar
Além da inspeção visual e palpação, que servem de base para o diagnóstico travmatologi também usam raios-x, contraste de artrografiu (rentgenologicheskoe a pesquisa, com a introdução de contraste na articulação de líquido) e a ressonância magnética. Os últimos dois métodos usam para determinar se os sintomas e exames os dados divergem.
- Raios-x fazem em duas dimensões e duas posições. O diagnóstico é baseado em dados de ângulos de inclinação e tálus.
- Quando artrografii o agente de contraste penetra em rupturas de ligamentos, que tornam-se aparentes.
- A ressonância magnética mostra não apenas dano de ligamentos, mas o estado da cartilagem; dá a oportunidade de apreciar a extensão da lesão e detectar danos adicionais.

Clique nas imagens para ampliar
Tratamento conservador
Tratamento de entorses de tornozelo, na maioria dos casos, conservadora. Intervenção exigem quebras de deltovidnoj ligamentos e lesões mezhbercovogo de conexão.
Ferramentas e técnicas da terapia depende da gravidade da lesão e os sintomas. A tabela abaixo mostra os principais destinos do tratamento conservador ligamentos de um tornozelo dependendo da extensão do dano:
(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)
Fisioterapia
Uma entorse na articulação do tornozelo presta-se bem a fizioterapevticheskomu expostos: é bem elimina a dor e sintomas inflamatórios, executa os processos de reparação dos tecidos, krovo - e limfoobrasheniya. Atribuem a fisioterapia através de 24 a 48 horas após a lesão (após a cirurgia).
Populares e eficazes métodos (todos os procedimentos passam diariamente, a duração do curso é baseada na tabela):
(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)

O procedimento de crioterapia todo o corpo completamente. Em lesões de tornozelo impacto ar seco passam localmente
Médica ginástica
Comece a realizar ativos de movimento em uma articulação, o mais cedo possível (quando não há sintomas de inflamação), para evitar contraturas (imobilidade) do tendão de aquiles. Fixação do barramento (curativo), pode tirar. Concentre-se em sensações de dor (não deve ser), a Amplitude de movimentos deve ser grande o suficiente.
O primeiro tempo (quando o é, depende da gravidade da lesão, é possível executar o movimento stopoj em diferentes direções, rolar a bola pelo chão. Muito bom exercício, quando essa patologia – a coligação com o chão de itens pequenos dedos do pé.
Desenvolver mais ações complexas de preferência na água. Com o tempo, pode ligar que caminha em seus dedos e calcanhares, na parte externa e parte interna do pé, bem como jogging.
Operação
Prontamente tratam de uma entorse de tornozelo, 2 º e 3 º grau.
Durante a operação executam incisão, avaliado o estado da cartilagem. Em seguida, frontal, costurada extremidades ligamentos; se foi cheio de avulsão do ligamento do osso – o seu grampeiam de volta. A ferida frontal, costurada e impõem-gesso (aproximadamente uma semana). Tratamento restaurador (fizioprocedury e terapia por exercício) é de 10 semanas após a remoçãocosturas.
A aplicação de uma operação não garante o melhor resultado – ela tem vantagens e desvantagens:
(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)
Crônica de uma entorse no tornozelo
Freqüentes de lesão no tornozelo e permanente da carga sobre a articulação (por exemplo, quando a prática de esportes) podem levar a doenças crônicas elástico. Para isso, o estado é caracterizado por:
- intermitentes de dor na articulação de diferentes graus de intensidade;
- a fraqueza da articulação, a rápida exaustão;
- a mudança de cor da pele danificada lugar (avermelhada até azul-bagrovogo);
- freqüentes inchaço.
Quase 40% dos pacientes com uma lesão no tornozelo experimentam a dor crônica na articulação após a rotura de ligamentos. Para identificar a verdade causa problemas ao mesmo tempo com a nomeação de tratamento sintomático (AINES, fisioterapia) realizar o diagnóstico diferencial, t. k. tais sensações dolorosas podem causar:
- incompleta a reabilitação, após o tratamento;
- nevyyavlennaya anterior do trauma;
- anomalias congênitas do desenvolvimento;
- neoplasias (cisto, osteoma).
Para determinar com precisão as causas de dores crônicas avançadas, prescrevem de raios-x e tomografia.