Home / O resto / Reumatismo articular: sintomas e tratamento, causas, prevenção de doenças

Reumatismo articular: sintomas e tratamento, causas, prevenção de doenças

Conteúdo do artigo:

O reumatismo é uma doença do tecido conjuntivo infekcionno-imune ou de tóxico-imune de origem. Porque o tecido conjuntivo está praticamente em todos os órgãos de uma pessoa, o reumatismo leva de natureza sistêmica (captura de diferentes órgãos e sistemas de órgãos), porém o que mais afeta o coração.

Uma das formas de doença – reumatismo articular – inflamação das articulações na fase aguda da febre reumática, que é acompanhada muchitelnymi dores. Seu tratamento lidam com os revmatologi ou artrologi, pelo menos para os médicos (clínicas e áreas onde não especialista).

A mão do doente de febre reumática das articulações (doença se manifesta vermelhidão da pele, pripuhlostu, dor)

Normalmente sustavnaya forma de reumatismo tem o prazo e passa sem fortes impactos para as articulações, é possível uma recuperação completa. No entanto, se ela combina com a derrota do coração, o prognóstico é mais grave – é necessária a vigilância constante e de kursovoe tratamento para a prevenção de exacerbações e impedir a formação de uma malformação cardíaca.

Geralmente a doença é tratada com sucesso completamente.

Só quero ressaltar que a febre reumática é muitas vezes chamado de quaisquer doenças dos ossos e articulações que ocorrem com a idade, no entanto, é errado. Mudanças relacionadas à idade têm uma situação completamente diferente da natureza, de outros sintomas e de outras abordagens de tratamento.

Seguinte, eu vou é pro articular a forma de reumatismo.

Causas da doença

Reumatismo – doença, cuja a aparência é devido a uma combinação de vários fatores:

  1. Beta-síndrome estreptococo do grupo A é a principal causa do desenvolvimento da patologia. Esse microorganismo é o agente causador de vários comuns de infecções – dores de garganta, escarlatina, streptodermii (streptokokkovyh de lesões de pele), faringite e t. d.

    Quando há um tratamento de infecções estreptocócicas e predispor as pessoas a doença é acompanhada pela liberação de uma grande quantidade de toxinas que danificam o tecido conjuntivo, incluindo os ossos, as cartilagens das articulações e o coração. A bainha de um micróbio tem componentes (antígenos), com uma estrutura é semelhante à estrutura das células do corpo humano.

    O resultado do sistema imunológico começa a lutar não só com a infecção, mas também com os próprios tecidos, desenvolve uma inflamação auto-imune.

  2. Predisposição hereditária. Os cientistas identificaram os genes e alguns outros factores genéticos que aumentam o risco de desenvolvimento de reumatismo, depois de infecções estreptocócicas.

  3. Inoportuna e inadequada (sem o uso de antibióticos) tratamento streptokokkovyh infecções ou mesmo a sua ausência.

Os sintomas característicos da

Reumatismo articular – apenas um dos clínicos formas de reumatismo, e netipichnaya e o que aparece não é muito comum, especialmente numa era em que a utilização de antibióticos. Mas de vez em quando ainda são diagnosticados. As crianças em idade escolar (de 7 a 15 anos) são afetados por ele em maior grau do que os adultos.

A doença ocorra na forma de reumático poliartrita – inflamação de várias articulações. Normalmente afectados pelas grandes e médias articulações (joelhos, golenostopnye, cotovelos).

Os três principais sintomas reumático poliartrita:

  1. Dor aguda e intensa. Eles têm voláteis caráter: então aparecem, desaparecem. Bem kupiruutsya nesteroidnymi anti-inflamatórios meios.

  2. O inchaço e a vermelhidão da pele sobre a articulação.

  3. O limite da função (a incapacidade de dobrar o braço ou a perna, inclinar-se sobre o membro, andar) – devido a fortes dores e o inchaço, limita a mobilidade da articulação.

Quando revmaticheskom artrite tipicamente simétrica derrota da articulação (direita e esquerda), embora recentemente se encontram também monoartrity (a inflamação de uma articulação) e oligoartrity (inflamação 2-5 das articulações).

Quando o reumatismo, a derrota das articulações leva o simétrico de caráter

Além de articular manifestações, quando revmaticheskom poliartrite são possíveis sintomas de intoxicação:

  • o aumento da temperatura de 37,5 até 39-41 graus,
  • fraqueza e letargia,
  • náuseas,
  • diminuição do apetite,
  • perdendo.

Se o reumatismo articular flui de forma isolada, esses sintomas são limitados. Eles se preocupam doente durante vários dias ou semanas e, se apropriado tratamento de passar, não causando quaisquer alterações patológicas nas articulações – sua função é totalmente reembolsável. Periódicos agravamento de sustavnomu síndrome são possíveis, mas não são característicos.

Se reumático reumática combinado com a derrota do coração, em primeiro plano defender outras queixas:

  • uma dor no coração, taquicardia (batimento cardíaco) e a sensação de falta de trabalho do coração;
  • tosse durante o esforço físico;
  • progredindo insuficiência cardíaca, acompanhada de sibilos, até o desenvolvimento de doenças agudas, o risco de vida (edema do pulmão).

Diagnóstico

Distinguir reumático reumática de outras lesões das articulações (artrite reumatóide, a jato, infecciosas e outrasartrite) é extremamente difícil, mesmo para os médicos, que não têm treinamento especial. Portanto, a melhor opção quando ocorre o alívio da dor nas articulações, inchaço e problemas com o movimento das articulações – consultar o paciente para um especialista: artrologu ou revmatologu.

O diagnóstico da febre reumática das articulações confirmam através dos seguintes estudos:

  1. Geral de análise de sangue (podem ser sinais de nespecificheskogo inflamação).

  2. Análise bioquímica de sangue (detectam C-reativa proteína, factor reumatóide, streptolizin O e de outros marcadores de inflamação e migrado para infecções estreptocócicas).

  3. Radiografia – nela, os médicos não detectam qualquer alteração estrutural, característica para a maioria das outras patologias das articulações (uvenilnyj artrite reumatóide, osteoartrite, artrite reumática). A cartilagem salvo ossos superfície inteiros, sem erosões, otlomkov e deformação.

  4. Ultra-sonografia de articulação – permite avaliar a gravidade da inflamação e a presença ou ausência de derrame na cavidade da articulação.

  5. O ELETROCARDIOGRAMA e ultra-sonografia do coração – obrigatórias atividades, mesmo quando isolados de articular a forma de reumatismo.

Um eletrocardiograma (ECG) – obrigatória procedimento diagnóstico, mesmo quando isolados de articular a forma de reumatismo

Métodos de tratamento

O tratamento de reumatismo nas articulações, o processo de execução autônomo, pode realizar um reumatologista ou artrolog. No entanto, se se surpreender e articulações, e o coração – o a terapia deve atribuir um desses profissionais junto com o cardiologista.

Para o tratamento de aplicar medikamentoznye e tratamentos não-técnicas.

Medicamentos

AINES

Um dos medicamentos mais amplamente aplicado agentes anti-inflamatórios não – AINES. Sua prescrito na fase aguda por via intramuscular, em 3-7 dias se convertem em um tablet.

Usam qualquer AINES com um bom anti-inflamatório atividade e pronunciado efeito analgésico: nimesulid, ibuprofeno, diclofenac, meloxicam, oksikam, cetoprofeno e dr. Eles são bem kupiruut dor e sinais de inflamação, no entanto, o uso prolongado de AINES, especialmente quando ultrapassar doses recomendadas, pode ser acompanhada de efeitos colaterais indesejados (aparecimento de dores no estômago, gastrointestinal, sangramento e dr.). Portanto, a terapia passam exatamente como prescrito e supervisionado por um médico.

Glukokortikosteroidy

Se AINES por qualquer motivo, são contra-indicados ou ineficazes, aplicam hormônios glukokortikosteroidy (prednisolona, hidrocortisona) – por via intramuscular ou para dentro, curtas de câmbio (dentro de 3-5 dias), com a conseqüente odnomomentnoj a abolição do medicamento (para não ter efeitos colaterais negativos: immunodepressiu, a obesidade, a supressão da síntese de seus próprios hormônios e dr.).

Normalmente, um curso curto de glukokortikosteroidov é suficiente para suprimir o processo ativo, e, no futuro, já estão migrando para o mais "soft" de AINES.

A terapia sem medicamentos

Mesmo isolado reumatismo articular – doença, sempre perigosa em termos de transição de um processo de doença no coração. Portanto, no quadro agudo de um período de doença (antes da escavação de sintomas) é atribuído a um rigoroso com repouso e dieta (com a restrição de líquidos, sal, rica em vitaminas e proteínas).

Após a escavação sintomas da inflamação, a principal tarefa do tratamento, a prevenção de complicações do lado de articulações (inflamação crônica, tugopodvizhnosti, srashenij articulações (ankilozov) e dr.). Para alcançar este objetivo o doente começa a fazer terapia por exercício: já na cama se move membros, desenvolvendo a articulação afetada e devolvendo-lhe a quantidade total de movimentos. À medida que melhorar a quantidade de exercício e sua intensidade aumenta.

Um simples complexo de terapia por exercício ao repouso

Também no podostruu fase, os médicos prescrevem uma massagem, uma variedade de métodos de fisioterapia (eletroforese, UHF, laser – para acelerar a recuperação do corpo após a inflamação, a rápida remoção do edema).

A prevenção de complicações

Em seguida o doente deverá ter atenção ao estado de suas articulações – eles tornam-se mais susceptíveis a efeitos negativos, mais cedo podem se formar a idade de mudança, elas são mais nítidas e respondem à infecção.

O doente deve observar-4 regras:

  1. evitar pereohlazhdenij;

  2. aderir aos princípios de uma alimentação correcta (restrição de sal, agudos produtos, aditivos artificiais; o enriquecimento da dieta dos produtos, ricos úteis para o tecido de cartilagem substâncias – holodcom, zalivnym, marmelada);

  3. regularmente fazer ginástica para articular e liderar sedentário de vida;

  4. evitar pesados de exercício físico.