Home / O resto / Sinovite articulação do tornozelo: causas e tratamento

Sinovite articulação do tornozelo: causas e tratamento

Conteúdo do artigo:

Sinovite a articulação do tornozelo é uma doença, que é acompanhada por alterações inflamatórias bainha sinovial da articulação do tornozelo e é caracterizada por excesso de acúmulo de efusão na cavidade da articulação. Sinovite pode ocorrer como no fundo já existente, doença comum, e manifestar-se, de repente, depois de uma exposição travmiruushego fatores. Dependendo da natureza do curso da doença, destacam aguda e crônica (constante) para o formulário. Mais detalhes sobre essa doença dos membros inferiores, como sinovite, e o seu tratamento pode ser encontrado no site nashinogi.ru.

É muito importante em tempo hábil para diagnosticar a doença ainda está em estágios iniciais e fazer o tratamento adequado. Afinal, quando a doença ocorre, pela primeira vez, então é de extrema formulário e facilmente tratável. Se o paciente de longa duração e não pediu ajuda ou não seguiu as recomendações do seu médico, a doença passa de aguda a crônica, e curá-lo torna-se praticamente impossível. Nesse caso, passam a tratamento sintomático. Isso tentam conseguir uma atenuação significativa de sintomas ou a sua completa extinção máximo de tempo possível.

As causas e o mecanismo de ocorrência de doença

Dependendo do grau de alteração bainha sinovial e do curso da doença, destacam aguda e crônica.

(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)

A forma Os sintomas

Aguda

Para a aguda é típico de súbito a aparência e o brilhante quadro clínico. O grau de lesão sinovial concha, geralmente é mínima, ela engrossou e otechna, e o fluxo de sangue para ela aumentado.

Crônica

Crônica em forma de escudo que renasce e é substituído por tecido cicatricial. No interior da sua superfície aparecem depósitos de fibrina, que periodicamente otslaivautsya e começam a mover-se livremente na cavidade articular da. Isso resulta em dano permanente bainha sinovial e inflamação crônica.

Também dependendo do motivo que levou ao surgimento da doença, destacam esses tipos de sinovita: asséptica, infecciosa e alérgica. Tem pessoas que são propensas a reacções alérgicas, mais frequentemente, ocorre uma sinovite tornozelo de origem alérgica. Normalmente, a doença se manifesta após o contato com o alérgeno (substância que causa a reação alérgica).

Asséptica, sinovite caracterizada pelo desenvolvimento de uma inflamação na ausência de infecção do líquido sinovial. A razão mais comum para a ocorrência deste tipo de sinovita na maioria dos casos, é uma lesão que o levou a danificar as estruturas anatômicas (ligamentos, ossos, os meniscos) a articulação do tornozelo. Esta doença também pode ocorrer em meio a doenças hormonais, distúrbios metabólicos, hemofilia.

Sinovite infecciosa tornozelo ocorre quando a derrota bainha sinovial diferentes microrganismos, acompanhado de um purulenta caráter de derrame. Eles podem penetrar na cavidade articular como com o ambiente externo, com os diferentes danos e migrar com o choque do sangue ou da linfa com outro foco de infecção. Isso pode ser zagnoivshayasya ferida, abscesso (úlcera) ou de qualquer outro foco de infecção.

É bastante característico é o surgimento de uma doença em meio a tuberculose ou sífilis, quando a infecção de corrente sanguínea muito rapidamente é para o corpo.

Sintomas da doença

Dependendo do quadro clínico e do caráter de derrame destacam as seguintes formas de sinovita:

  • aguda serosa;
  • afiado purulento;
  • crônica.

O aumento da articulação do tornozelo e tracção bainha sinovial quando sinovite

Aguda serosa sinovite a articulação do tornozelo é caracterizada por um aumento significativo no joelho em extensão e pererastyazheniem bainha sinovial. Os pacientes queixam-se de uma pequena dor e limitação da mobilidade da articulação. Durante a inspeção observa a suavização dos contornos da articulação, vermelhidão e inchaço. Durante o sentimento da articulação de determinado aumento de temperatura e aumento da dor.

Com o objetivo de determinar a presença de efusão na bolsa sinovial, o médico realiza um teste especial. Para isso, ele dispõe de dedos de ambas as mãos com os dois lados opostos da articulação e nadavlivaet de mão única. Se o médico se sente um impulso de segunda mão, então diz-se que a experimentação positiva, e a bolsa sinovial estar derrame. Também realizam radiografias e punção (punção e cerca de conteúdo de uma bolsa sinovial) a articulação do tornozelo. Para aguda serosa sinovita possui transparente ou translúcido líquido com uma pequena quantidade de fibrina (proteína).

A aguda gnojnom sinovite o quadro clínico predominante intoksikacionnyj a síndrome. As reclamações são principalmente dirigidas geral de manifestações, tais como o aumento da temperatura do corpo, rápida fadiga, fraqueza, calafrios. Quandoaumento significativo da temperatura do paciente pode rave. No entanto, o paciente também se preocupar com a dor na região da articulação do tornozelo de alta intensidade.

Observa vermelhidão da pele, o aumento significativo da articulação, em volume, e é quente ao toque. Qualquer movimento na articulação provoca ganho de ponto inicial da dor da síndrome. Limitado tanto passiva e ativa do movimento. O derrame purulenta natureza, densa. São enviadas para o laboratório de pesquisa e semeando para o patógeno. Identificar um determinado patógeno permite conhecer não só a causa da doença, mas para determinar a antibióticos, a que ele é mais sensível.

Sinovite crônica caracterizada por constantes dores noushego natureza. Também os pacientes apontam rápida fadiga de membros inferiores. Durante a punção é detectado turbidez do líquido com a presença de "arroz de touro" – fragmentos de fibrina.

A terapia médica

O tratamento sinovita depende da causa que levou ao surgimento da doença, e da sua corrente. Se sinovite consequência de uma lesão, o primeiro passam minucioso diagnóstico, que visa a exceção de fratura e outras resistentes a danos as estruturas anatômicas. Quando grosseiros danos não for detectado, começam o tratamento através da remoção do excesso de líquido na cavidade da articulação com o local da punção.

Quando significativo bolevom síndrome de articular a cavidade introduzem a solução de lidocaína a 1 % com glukokortikosteroidom (prednisolona, hidrocortisona). O tratamento é reduzir a dor provocada e eliminar o processo inflamatório. Para uma rápida recuperação passam a fisioterapia, que inclui a eletroforese de enzimas (lidazoj), que impedem a deposição de fibrina. Também limitam a qualquer movimento no tornozelo com o joelho ou tugogo bintovaniya. Recomendam dar um membro posição exaltada.

O tratamento purulenta sinovita direcionado para a rápida remoção de pus. Tal pode ser realizado de duas formas: realização de punção ou cirúrgica guiada a um confronto articular da cavidade. A última é realizada somente na crônica processo e a ineficiência do tratamento farmacológico. Depois de remover o pus passam a lavar a membrana sinovial do soluções de antibióticos. Também podem ser atribuídos a recepção de antibióticos de amplo espectro. Depois virão os resultados da semeadura e da sensibilidade do patógeno aos antibióticos, o médico substitui um antibiótico de amplo espectro para o mais específico e eficaz.

Sinovite crônica, que é acompanhada por violentas mudanças bainha sinovial com o fundo de fibrina, é tratada apenas prontamente. A essência da operação é de confronto entre a cavidade da articulação e issechenii sua superfície interna. Após a cirurgia, passam a fisioterapia e o tratamento medicamentoso. É prescrito para receber antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos.

Na crônica sinovite também mostrado vestindo uma cinta de joelho ou gipsovoj ataduras no período de 21 a 35 dias.