A artrose da articulação do tornozelo: sintomas e tratamento, causas, a fase de doença
Conteúdo do artigo:
- Sete razões da artrose da articulação do tornozelo
- Estágio de desenvolvimento e os sintomas de
- A tradicional e popular para o tratamento de
A artrose da articulação do tornozelo é gradualmente crescendo, crônica de uma derrota da cartilagem articular, na qual a cartilagem afina e é destruída. Em estágios posteriores da doença faz com que toda a violação da função do tornozelo.

Clique nas imagens para ampliar
No início do desenvolvimento dos sintomas da doença é menor, o não-permanente, quase não incomodam o paciente. E não as fases posteriores do mesmo pode ocorrer deficiência, quando uma pessoa não será capaz de andar.
Quando a patologia ocorre gradativamente a destruição de cartilagem da superfície da articulação de: a doença começa a partir da redução da produção de líquido sinovial, que nutre e lubrifica a cartilagem, e termina com o seu istiraniem e zarastaniem articular da cavidade. Começou a artrose de tornozelo, infelizmente, não é reversível, mas a retardar o seu desenvolvimento, para que ele nunca fez você se sentar em uma cadeira de rodas, e você conduziram completo o estilo de vida é perfeitamente possível.
Leia mais visão geral da doença: causas, os sintomas característicos da doença. Que tipo de médico ir, e o que ele pode prescrever?
Sete causas da artrose de tornozelo
As sete principais causas da doença:
-
Mudanças relacionadas à idade nas articulações e ligamentos. 80% dos pacientes que são o diagnóstico de pessoas com mais de 60 anos. Aqueles que, inicialmente, é saudável e não tem outros pré-requisitos para o desenvolvimento da artrose de tornozelo, a doença progride lentamente e raramente termina com deficiência.
-
A obesidade 2-4 grau. O excesso de peso aumenta a pressão sobre as articulações dos pés e resulta em mais precoce o seu desgaste. Se uma pessoa sofre de obesidade desde a infância, a artrose pode desenvolver-se ele já ao 20-25 anos.
-
Aumento da carga no golenostopnye articulações: profissional de esportes (corrida, futebol, patinação no gelo), o trabalho relacionado com a constante stoyaniem pés, transferência de peso e de uma longa caminhada.
-
Fraturas na região do tornozelo.
-
Pés chatos e outros tipos de inata e adquirida de deformação do pé.
-
A hereditariedade. As pessoas cujos parentes de sangue sofrem de osteoartrite de quaisquer articulações, o risco de contrair acima, do que aqueles cuja família saudável.
-
Prolongado o uso de sapatos muito de salto alto ou sapatilhas. Quase 100% das pessoas com gripe por essa razão, as mulheres com mais de 35 anos de idade. Para o comprador ortopédicos aconselham a escolher sapatos, altura do salto alto que é igual ao comprimento do pé (em cm), dividida pelo 7.
Estágio de desenvolvimento e os sintomas de
A partir dos primeiros sintomas até a fase final da doença (completa imobilidade da articulação) passa muitos anos. A quantidade que depende da inicial, o estado do organismo, do tempo de início do tratamento e a adequação realizada a terapia. No tempo que começou o tratamento é capaz de "congelar" a artrose da articulação do tornozelo em uma das fases iniciais, até a cartilagem ainda não destruída e é capaz de realizar suas funções.
Fase 1
A primeira fase da artrose não está muito preocupado doente. Os únicos sintomas é chamar a rigidez matinal nas pernas (não mais que 15 minutos), bem como dor nas articulações do tornozelo e fadiga dos pés ao passar a uma distância de mais de um quilómetro. Flexão e elevações de pé pode ser acompanhada de hrustom.
Radiografia de joelho na fase 1 da artrose não mostra alterações patológicas, mas o processo de destruição da cartilagem já está em andamento. O tratamento, desenvolvido durante este período, produz os melhores resultados.
Fase 2
Numa segunda fase, os sintomas iniciais são amplificados. A rigidez matinal dura 30 minutos e é acompanhado por hromotoj. Aparecem iniciais de dor no início da caminhada. A distância que o homem supera sem dor e cansaço nas pernas, é de menos de 1 km. Quando movimentos em golenostopah ouvir distinto de crise.
Na imagem radiográfica são definidos osteofity – proliferação óssea nas bordas da fenda articular, bem como a convergência entre as extremidades dos ossos que formam a articulação (epifizov). O tratamento sem a intervenção ainda é possível, mas ele será mais longo e dispendioso.
Fase 3
Nesta fase, a artrose da articulação do tornozelo se manifestam máximo brilhante. A dor ocorre não só com o pé, mas qualquer movimento no tornozelo, e também em repouso. Os sofredores são obrigados constantemente a tomar medicação para a dor, sem a qual não consegue dormir. Deixar-me movimento muito limitado ou que só é possível com a ajuda de muletas. As articulações marcadamente deformado e aumentadas de volume. A golenostopnomu artrozu junta-se a inflamação, os músculos da perna, gradualmente, está atrofiada.
No raio-x é determinada forte estreitamento articular de fenda e nivelamento de superfícies formando seus ossos, expressa a dispersão de osteofitov, às vezes, subluxação (deslocamento epifizov ossos relação a sua posição correta). O tratamento é exclusivamente cirúrgico. Conservador terapia durante este período visa apenas o alívio do sofrimento do paciente – reduzir a dor e a retirada de inflamação.
Fase 4
Na quarta, a última fase da artrose da articulação do tornozelo, o que, inevitavelmente, se desenvolve na ausência de tratamento adequado no início da doença, os sintomasficar em silêncio. A dor passa, mas a quantidade de movimentos golenostopah diminui o suficiente para que a caminhada torna-se impossível. A cartilagem nesta fase é quase totalmente destruídos, e as superfícies articulares dos ossos emendados entre si.
Radiografia mostra parcial ou total, sobrecrescimento articular fenda. O tratamento é o mesmo, como em uma terceira fase.
A tradicional e popular para o tratamento de
Todos os métodos de terapia desta doença para:
- a suspensão degenerativno-distroficheskogo processo sustavnom hryashe;
- para restaurar a função da articulação;
- eliminação dos sintomas, que entregam o desconforto do paciente;
- reabilitação de pessoas com deficiência e dos pacientes após o tratamento cirúrgico.
Por onde começar?
Quando há suspeita de artrose da articulação do tornozelo não puxe com uma visita ao médico. Contacte o seu médico ou o paciente para um especialista – revmatologu. Ignorar os sintomas iniciais, e mais ainda de se auto-medicar antes do diagnóstico é ir por uma estrada que leva à incapacidade. Lembre-se de que formas graves da artrose nunca surgem de repente. Eles sempre são precedidos de estágio, quando o processo patológico pode parar.
Que designará o médico?
O tratamento da artrose de tornozelo é um conjunto de medidas que afetam todos os elos de um processo de doença.
- Para aliviar a dor e a inflamação doentes passam a curto cursos de terapia nesteroidnymi anti-inflamatórios, os meios – indomethacin, ibuprofeno, diklofenakom, piroksikamom, flurbiprofenom. Os medicamentos são prescritos para injeções, comprimidos e pomadas (gel). A escolha ideal medicamentosa forma, a dosagem e a duração do curso realiza o médico.
- Para normalizar a produção de líquido sinovial e melhorar as condições de tecido de cartilagem prescrevem hordroprotektory: artra, dona, struktum, elbona, hondrolon. Para atingir a intensidade de melhorar o curso da terapia repetido 2-3 vezes por ano. Ótima duração de um curso é de 90-150 dias ao tomar a droga para dentro e 12-25 dias, ao obter sua injecção. Boa efeito dá a introdução de hordroprotektorov na cavidade articular.
- Para um rápido alívio dos sintomas da inflamação e aliviar a dor passam vnutrisustavnye injeção kortikosteroidnyh de hormônios (medicamentos diprosan, gidrokorimzon, celeston, kenalog) – em média 3-5 acidentes em cada conjunto de vez em 1-2 semanas.
- Para restaurar a mobilidade golenostopov, dar epifizam ossos do correto posicionamento e resolução de atrito de superfícies articulares uns eficaz terapia manipulativa e vytyazhenie articulações em equipamentos do tipo Ormed.
- Melhorar a circulação sanguínea no membro afetado e acelerar a recuperação, o processo ajuda a fisioterapia: a irradiação do laser, o ímã, a estimulação elétrica, o impacto de ultra-som.
- Para prolongar a conservação de recursos articulações do tornozelo é muito importante cinesioterapia. Ela precisa praticar constantemente, excluindo-se os períodos de exacerbações.
- Durante a transição da artrose 3 e 4 do estágio mostrado tratamento cirúrgico – artroplastia de tornozelo composição – substituição de tecidos danificados no metálica da prótese.
Cinesioterapia
Execute este programa de exercícios diariamente, e já depois de 1-2 semanas você vai sentir um alívio.
(se a tabela é visível não totalmente – movimente-o para a direita)
A dieta ao excesso de peso
Quanto maior a massa de um corpo, mais pesado flui a artrose da articulação do tornozelo e o pior é tratável. Dietoterapia quando artroze pés visa a normalização do peso e metabolismo.
Elimine da dieta de alto teor calórico alimentos, especialmente carnes gordas, enchidos e fast-food. Em vez disso, tente comer legumes verdes, pratos de cereais, especialmente com farelo de trigo (aveia em flocos, pó de arroz), frango e ovo de codorna, aves, peixes marinhos, produtos lácteos, batatas assadas.
A ferramenta de medicina popular
Além disso, oferece ao artroze tornozelo medicina popular, melhor o efeito de dar compressas de enlatada de bile e bishofita de câmbioa partir de uma semana até um mês.
Como fazer uma compressa: impregne a gaze, dobra em 4 camadas, medicinal líquido, anexá-lo à sustavu, em cima coloque uma camada de alimentar filme e trave a bandagem. Retirar o penso através de 7-8 horas, lavar o pé com água e aplique um creme. Repita, até sentir alívio.